Uma vez salvo sempre salvo?

Pensativo

Uma das grandes polêmicas do meio evangélico é a questão da salvação oferecida a aqueles que tiveram um encontro com Cristo, e sobre a famosa frase que diz uma vez salvo, salvo para sempre.

Não estamos falando sobre quem merece ou deixou de merecer, mas sim se o cristão perde a salvação ou uma vez salvo sempre salvo.

Neste artigos, deixaremos a Palavra de Deus responder por si só, e fazer você tirar as as conclusões que quiser.

Afinal de contas, este blog tem leitores de várias denominações e cada uma delas tem um pensamento diferente, sendo que minha missão, é esclarecer usando os textos da Bíblia Sagrada. 

Então boa leitura e boa sorte!

Vejamos alguns aspectos para estudo:

SALVO PARA SEMPRE, O QUE ME GARANTE?

salvo

Veja o que diz a Palavra de Deus em Romanos 10.9: ”A saber: Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração credes que Deus ressuscitou dentre os mortos, será salvo”

”Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6.37:

Veja o artigo: “Posso entregar o dízimo em outra igreja que não seja a minha?”

Repare no primeiro texto que a condição para está ao lado do Senhor e ser salvo é confessares e credes no Senhor Jesus. Sendo assim, uma pessoa que abandona o caminho do Senhor, automaticamente negou a obra salvadora e nunca creu Nele.

Veja alguns textos que poderão ajudar na explicação:

1. Somos nascidos de Deus

”Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” I João 5.1

‘Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23

2. Temos a Vida Eterna

”E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” João 10:28 Se fosse possível perder esta vida eterna, ela deixaria de ser eterna.

3. Estamos livre do inferno

”E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 1 Tessalonicenses 1:10

4. Fomos escolhidos

”Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1:4,5

O CRENTE PERDE A SALVAÇÃO, SERÁ?

refutação de uma vez salvo salvo para sempre

Quando aceitamos o Senhor Jesus em nossos corações, automaticamente você recebe o Espírito Santo de Deus. Uma vez dentro de você, não há a possibilidade de sair mais, porque Ele não uma espécie de ”bumerangue” que vai e volta.

No caso de pessoas que passaram 40 anos na Igreja e acabaram abandonando o caminho do Senhor, isso significa que ele nunca teve um encontro verdadeiro com Cristo. Digo isso porque o Espírito Santo faz morada dentro do cristão e começa a atuar na vida dele.

Vejamos alguns texto da Palavra de Deus que nos ajudarão no contexto:

a) Fomos selados

”Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13

O Espírito Santo selou o crente, garantindo assim a sua viagem rumo ao ao Céu. O Espírito Santo nunca abandonará o crente!

b) Somos guardados

”E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.” João 17:11

Será que Deus Pai não é CAPAZ de guardar todo aquele que vem a Cristo? O Senhor Jesus os deixou sob os cuidados do Pai para que fossem guardados.

c) Temos um Advogado

”Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

Os incrédulos não tem Cristo como seu advogado

d) Somos membros do corpo

”Porque somos membros do seu corpo…” Efésios 5:30

Cada crente é membro do corpo de Cristo, Iria o Senhor Jesus perder uma parte do Seu corpo? Perder nosso lugar no corpo de Cristo seria perder a vida eterna. Sabemos que isso é improvável!

Veja o artigo: “Jovem pode ser consagrado?”

e) E por fim, estamos em Cristo

‘E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” Efésios 2:6

VEJA A LETRA DO HINO 374 DO CANTOR CRISTÃO E MEDITE NELA:

uma vez salvo sempre salvo palavra prudente

Hino 374 – Salvo

 1 – Salvo por Jesus Cristo,  tenho perfeita paz.
A comunhão com Ele toda a aflição desfaz.
Ele me deu certeza da minha salvação.   
Que de inefável gozo enche meu coração.

                           CORO:

Salvo por Jesus Cristo tenho perfeita paz.
A comunhão com Ele toda a aflição desfaz.

2 – Cristo é minha vida, fonte de doce amor.
Ele me tira a mágoa,  todo o pesar e a dor.
E se sofrer a prova, mui fácil me será.                       
Quando verter o pranto, logo Ele o enxugará.

3 – E passarei a noite com Ele sem temor.
Té que amanheça o dia de perenal fulgor.
Magnificente e santo vê-lO-ei a me fitar.
E na mansão de glória vou com Jesus reinar.

CONCLUSÃO

Bom, o mais importante é que Deus já nos justificou e nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Você foi guardado, selado e escolhido para uma tão grande salvação, e o inimigo jamais terá domínio em sua vida, enquanto a caminhada com jesus form sincera. 

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.