Reedificando os muros da sua vida

Reedificando

Você já percebeu quando os muros da sua vida está dando errado ou mesmos os inimigos das trevas tentam atrapalhar o seu projeto?

Isso porque quando o Senhor te dá uma tarefa espiritual ou social, os inimigos tentam parar nossos sonhos.

E consequentemente, com a vida de todo cristão, mas Deus sempre está ao seu lado para ajudar na vitória espiritual.

Por isso, para reedificar os muros que estão destruídos na sua vida, siga as dicas abaixo.

Vejamos alguns aspectos sobre o assunto:

EXEMPLOS DA HISTÓRIA DE NEEMIAS: OS MUROS DESTRUÍDOS

Muros

‘’Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem’’. Neemias 2:18

O cativeiro de Israel para os Babilônicos em 606 AC, 597 AC, 586 AC, para se cumprir às profecias de Isaias/Jeremias, onde Deus como castigo pela desobediência e impurezas dentro do povo resolveu entrega-los a um tratamento espiritual.

Mas sempre no controle da situação onde inclusive também já havia estabelecido o livramento iniciando-se no rei da Pérsia : Ciro, que acabara de conquistar a Babilônia.

Veja o artigo: “Um amigo de verdade”

Esdras o escriba é convocado a levar os cativos de volta para Israel onde recebe de Deus a incumbência de Reedificar o Templo (pois tanto o Templo como toda a nação de Israel inclusive seus muros haviam sido destruídos pelos Babilônicos.

Nesse período Deus usa os profetas Ageu e Zacarias). O progresso da obra tinha sido impedido por inimigos, Esdras parece não ser mais o governador de Jerusalém e o povo, voltara para seus antigos pecados.

A narrativa de Neemias, tem estas circunstâncias como pano de fundo.

A história do livro, começa perto do ano de 445 a.C., Neemias, que era copeiro do rei Ataxerxes I da Pérsia, quando ouviu a notícia sobre as cidades de Israel e que seus muros ainda estavam em ruínas.

E somente o Templo e algumas casas haviam sido reedificadas, se comoveu e clamou ao Senhor durante 4 meses. Depois disso pediu ao rei Ataxerxes que deixasse ir Reedificar os Muros…

E o fez mesmo diante de várias adversidades, (ipovos vizinhos inimigos dos Judeus, a falta de uma auto-estima entre os Judeus, problemas sociais, com nobres aproveitando-se dos pobres entre outros).

PARA RECONSTRUIR SUA VIDA, É PRECISO COLOCAR OS TIJOLOS

Colocar tijolos

A reedificação do Templo foi um marco na história de Israel pois, o próprio Deus havia dito que a Glória da segunda casa seria maior do que a primeira…

Mas não foi suficiente somente a reconstrução do templo se a cidade e seus Muros estavam destruídos.

Pois os muros das Cidades eram altos e largos…. Significando proteção contra o ataque dos inimigos. A vida é uma construção…

E ao começarmos a reconstruir os muros de nossas vidas temos que usar os tijolos certos. O muro destruído significa que estavam vulneráveis (estavam vulneráveis à ataques de inimigos, e aos animais).

Veja o artigo: “Seja motivado irmão!”

Como está o muro de nossas vidas? Vamos ver como estão os tijolos e onde precisamos reconstruir:

Será que temos edificando nossas vidas no engano, mentira, mágoas, rancor, ira, religiosidade, tijolos fáceis de serem quebrados, de darem aberturas e brechas para ataques do inimigo de nossas almas?

O muro de proteção de nossas vidas são nossos valores, nosso caráter, integridade de vida Cristã, quando Tiago diz Resisti ao diabo e ele fugirá de vós…

Não é ficar dizendo quando somos tentados e o pecado bate a porta… Eu não posso fazer, eu não posso fazer, eu não posso fazer.

Nossas palavras não terão poder nenhum mas resistir ao diabo é ter os Muros de nossos princípios de fé.

ESTEJA ATENTO, PREPARE SUA DEFESA

Pronto

Pois o povo trabalhava com uma mão e com outra segurava as lanças e as espadas….

Temos que rever nossos conceitos, e trabalhar colocando nossa fé em prática, e ao mesmo tempo seguramos nossas armas. Que também nos darão a proteção, Paulo nos dá a Lista dessas armas em Efésios 6.

Temos que empunhar o escudo dá Fé e utilizarmos a espada do Espírito A PALAVRA DE DEUS.

Neemias tem aqui a simbologia de Cristo que restaurou a nossa comunhão com Deus, e está pronto a Liderar a reedificação dos muros de nossas vidas.

A IGREJA TAMBÉM PRECISA SE PROTEGER

Se defender

O diabo tem destruído os muros de proteção da Igreja, e tem levado ou mantido cativo o povo de Deus e hoje vemos muitos púlpitos sendo usados para interesse próprio, para que homens possam conquistar um espaço na sociedade.

E deixando de lado a essência verdadeira da Palavra de Deus. Formando assim crentes fracos, e uma Igreja vulnerável, ao invés do mais sólido alicerce que é Jesus, estão se apoiando em teologias e filosofias mil.

Isso começa com Disposição Voluntária… Temos que encarar a realidade em que vivemos hoje com as bases e os muros da igreja destruídos, se diabo se aproveita de pequenas brechas, imagine só com os muros caídos…

Temos que colocar tijolos certos do conhecimento da Palavra de Deus, Amor, União, Responsabilidade, Evangelismo, Discipulado, Serviço, e Contribuição, Adoração.

Veja o artigo: “Segredos para pôr a oração em prática”

Os personagens de Sambalate e Tobias representam o diabo e seus demônios que zombam de nós, querendo nos amedrontar, e nos acusando a todo o tempo.

Nos fazendo desanimar utilizando de opressões, medo, usando de falsos profetas, usando de infiltrações de pessoas impuras que não querem um compromisso sério com Deus.

 ‘’O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel’’. Neemias 2:10

 ‘’E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus’’. Neemias 4:1

Mas quando o inimigo se levantar temos que dizer como Neemias (Ne. 2:20): Então lhes respondi:

O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.

É PRECISO REVEZAR AS RESPONSABILIDADES

Revezar

Os trabalhadores se revezavam na guarda de seus irmãos… Eles realmente estavam nas brechas uns pelos outros, devemos estar na brecha por nossos irmãos, ajudando em oração e estando juntos em comunhão.

Quando o povo edificou metade da altura do muro os inimigos ficaram sobremaneira irados

 ‘’Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.

E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo’’. Neemias 4:6,7

 O povo de Deus orava e colocava guardas contra eles dia e noite: ‘’Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles’’. Neemias 4:9

Veja o artigo: “5 principais passos para o jovem cristão vencer na vida”

 ‘’Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos’’. Neemias 4:13

E assim temos condições de edificarmos a obra de Deus. Um irmão uma vez disse a minha esposa: o seu marido não está em condições físicas de orar, mas você tem que estar na brecha por ele……. E assim me ajudou a vencer uma depressão profunda.

CONCLUSÃO

Deus dá a condição e capacidade, mas nós é que temos que colocar a mão na massa, ou melhor nos tijolos e pedras, nas ferramentas, no bolso, temos que ter pessoas intercessoras, pessoas que saibam trabalhar em comunidade.

Temos que ser Neemias para reconstruirmos as bases da Igreja Primitiva, que foi destruída por longo do tempo, e começarmos a se levantar diante das dificuldades.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.