Quando um quer todos os cargos na Igreja

atarefada

A Bíblia nos orienta a realizar diversas coisas que também contribuem para a saúde do corpo de Cristo e não estão ligadas diretamente a algum dom, e os cargos na Igreja são essenciais. 

Cargos ministeriais foram criados pelo homem para organizar algumas questões na igreja, mas não são a única coisa que se pode fazer na igreja.

Trabalhar para o Reino de Deus, realmente é um privilégio para os servos de Deus.

O problema é quando surgem irmãos que querem ocupar todos os cargos disponíveis, sem deixar que outra pessoa cope também.

isso não pode acontecer no Reino de Deus. Na Igreja exitem pessoas com dons específicos e precisa desenvolve-las o mais rápido possível.

Neste artigo iremos abordar as dificuldades e as soluções deste caso.

QUANDO COMEÇA ESSE SITUAÇÃO

função do cooperador na igreja

A situação começa na escolha da nova diretoria para o próximo ano. São expostos os cargos para trabalhar na Igreja e um pequeno grupo não concorda na escolha de determinado irmão, para ocupar aquele cargo.

Vi um comentário no site do Ramon Tessmann, que dizia o seguinte: Recentemente tivemos uma reunião para dividirmos as lideranças da igreja em 2004, já que todos querem muito trabalhar.

Bem foram divididos teatros, danças, secretaria, louvor etc… Eu fui selecionado para ser líder do grupo de dança da igreja junto de outra irmã, essa irmã sempre foi problemática.

Já veio de várias igrejas por falta de submissão e o pior sempre sai dizendo que a culpa é dos pastores, sempre acompanhada de uma outra irmã que hoje é “SECRETARIA DA IGREJA” essa quer mandar na igreja esse é o problema.

Veja o artigo: “O servo de Deus pode ouvir músicas seculares?”

A irmã está com o cargo de secretaria da igreja, mas acho que ela está confundindo as coisas, ela está tomando a frente do teatro e dança, marcando ensaios, dando broncas etc., isso sem consultar nenhum dos outros líderes, que é o pior.

Já orei ao Senhor, já conversei com meu pastor que acha que ela só tá querendo trabalhar e nada se resolve, ela está cada dia pior.

Até o cronograma do culto ela fez para o pastor, disse que o culto dele estava bagunçado de mais, por ai o senhor já percebe quem é a peça.

Querido, o que acha desta irmã ela está querendo mandar na igreja e tomar o lugar do pastor ou ela só quer realmente ajudar?

E o que acha que devo fazer? Me ajude pois amo demais a minha igreja e a obra do Senhor’’

DICAS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE CARGOS

cargos

1). Posso dizer que se há uma confusão nos limites e responsabilidades nos cargos da igreja, isso precisa ser arrumado, definido.

Nosso Deus não é Deus de confusão (1 Coríntios 14:33). Uma coisa é ser “líder do grupo de dança”, e outra coisa muito diferente é ser “secretária da igreja”.

É claro que isso depende da cultura da igreja. Mas uma pergunta que não quer calar: “Até onde a secretaria tem poder de influência sobre o grupo de dança, teatro ou música?”

Veja o artigo: “O crente pode frequentar festas seculares?”

Isso precisa ser discutido e definido claramente em sua igreja. Senão não haverá respeito entre os departamentos, e cada um vai tentar passar por cima do outro.

2). Só ocupe cargos que realmente são de acordo com seu perfil e gosto. Particularmente, não gosto da ideia que entrar em um serviço ou cargos, só porque ninguém quis ele. Isso gera confusão e desistência do cargo ocupado.

 3). Você deve continuar intercedendo (1 Ts 5:17) por este problema e também tenha bastante paciência, calma e tranquilidade.

Procure ajudar nesta situação da melhor forma possível, com muita sabedoria. (Provérbios 8:11).

Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.   

4). Se qualquer irmão só está “querendo ajudar” ou se ela está “querendo mandar na igreja”, isso o tempo dirá. Se ela está trabalhando na obra com motivação errada, em breve isso virá às claras.

Por isso, não se preocupe muito com isso… Deus está enxergando tudo, e se a obra for maligna não vai permanecer. A você cabe apenas orar, obedecer e servir, sem murmuração.

CONCLUSÃO

Continue buscado a Deus e intercedendo em orações, para o problema ser resolvido. Não podemos viver na Igreja com olhares de ira e confusão, porque Deus não se agrade disso e precisamos está em comunhão uns como os outros.

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.