Quando falta amigos na Igreja

solitário

Veja como é difícil algumas situações dentro de nossas Igrejas, existe pessoas que estão congregando a pelo menos 8 meses em determinada Igreja, mas não consegue ter amigos.

A maioria das igrejas oferece aconselhamento conjugal, e a maioria dos pastores prega sobre isso com alguma regularidade na igreja.

Mas você já notou que raramente estudamos sobre a amizade? Entre os relacionamentos mais importantes, a amizade é a menos abordada na igreja.

Como podemos explicar essa situação tão complicada? Quais as coisas desta falta de amizades e o que podemos fazer?

Neste artigo abordaremos o assunto com detalhes específicos.

Vejamos alguns aspectos sobre o assunto:

SERÁ QUE NOVOS CONVERTIDOS NÃO TEM VEZ COM AS PESSOAS?

nao tenho amigo na igreja

Veja a seguinte situação: A pessoa já está a 7 anos na igreja, e até hoje não tem amigos. Ela só tem contato com as pessoas como, por exemplo, oi, tchau, paz do Senhor e nada mais.

Não tem ninguém para conversar, nenhum amigo para poder sair, jogar uma bola. E as pessoas novas que vão chegando vão entrando dentro da panela e ele sobrando.

A mãe disse, que isto, e porque ele é muito atencioso com as pessoas, pois se as desprezasse, as pessoas passariam a correr atrás de dele.

Eu não sei mais o que eu faço. Eu não quero ser solitário, estar entre tantas pessoas e sozinho. O próprio pessoal da igreja me caçoa por eu não ter companhia.

Veja o artigo: “Em que a timidez atrapalha seu ministério?”

Pense sobre as suas maiores alegrias na vida. Elas provavelmente orbitam em torno dos seus amigos — os bons momentos passados juntos.

As grandes conversas, as risadas, o compartilhar, o prazer de se relacionar intimamente (não de fazer panelinha!) Com outra pessoa ou com um grupo de pessoas.

Agora pense nos momentos mais dolorosos da vida. Sem dúvida, doença e tragédia estão na lista. E ainda assim, frequentemente, tais dificuldades são amenizadas pelo apoio de amigos e família.

Mas quando a amizade vai mal — quando as coisas ficam constrangedoras ou quando você se sente excluído — nenhuma saúde ou prosperidade pode preencher o vazio.

Muitos coisas ruins podem se tornar maravilhosas com amigos, e quase tudo o que há de bom pode ser terrível sem eles.

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo;

mas há amigo mais chegado do que um irmão” Provérbios 18.24

É muito importante a amizade dos irmãos com uma pessoa que está chegando adora na Igreja. Ela precisa de apoio e atenção também.

QUAIS SÃO AS COUSAS DA FALTA DE AMIGOS?

como fazer amizades rapido

Pesquisadores descobriram que 59% dos jovens cristãos abandonam a igreja de forma permanente ou durante um longo período de tempo após completar 15 anos de idade.

A pesquisa foi realizada pelo Grupo Barna, revela que grande parte dos jovens vê a igreja como um lugar pouco amigável e cheio de julgamento, segundo o site Cristianos.

O estudo, que envolveu entrevistas com 1.296 jovens que são ou já foram membros de igrejas, é o resultado de um trabalho de cinco anos reunido no livro “You Lost Me:

Why Young Christians are Leaving Church and Rethinking Faith” (Por que os jovens cristãos estão abandonando a Igreja e repensando a fé, em português), escrito pelo atual presidente do Grupo Barna, David Kinnaman.

Veja o artigo: “Cansado da obra de Deus?”

Os resultados da enquete mostram também que na faixa dos 18 a 29 anos os jovens acreditam que “os Cristãos demonizam tudo que está fora da igreja”; e um terço deles simplesmente acha que “ir à igreja é chato”.

Enquanto isso, entre os entrevistados católicos, 40% dos jovens entre 18 e 29 anos acreditam que a doutrina de sua igreja em relação à sexualidade e ao controle de natalidade estão “desatualizados”.

O fato de oferecer uma experiência cristã superficial, visão antagônica à ciência, um lugar em que o sexo é tratado de maneira errada, a não valorização de outros tipos de fé e espiritualidade e a hostilidade que a igreja trata quem não crê no que ela ensina.

Segundo Kinnarman, as igrejas não estão preparadas para lidar com o ‘novo padrão’ vigente no mundo. “No entanto, o mundo está mudando de maneira significativa, como um acesso cada vez maior ao mundo e a diversas ideologias.

Em especial por conta da tecnologia, fazendo crescer seu ceticismo em relação a figuras externas de autoridade, incluindo o cristianismo e a Bíblia”, conclui.

O QUE PODEMOS FAZER PARA TERMOS AMIGOS?

amigos

Mais que sustentada por um bom sentimento, a amizade comporta uma ética e “a amizade é uma forma de amor” (Não um amor qualquer, mas um processo adulto e sofisticado, elaborado, revisado e reforçado pelas circunstâncias que a vida nos ensina.

Veja o artigo: “Cuidado com a fofoca no meio cristão”

Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana.

Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.

Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados.

Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam. Estas orientações valem para os jovens que ainda estão escolhendo o seu rumo, e também ajudam os adultos no seu caminho pela vida.

Portanto, para sermos verdadeiros amigos precisamos estar ao lado delas todo instante. Acolhermos nos momentos mais difíceis da vida e principalmente demostrar amor.

CONCLUSÃO

A verdadeira definição de um amigo de verdade vem do apóstolo Paulo: “Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:7-8).

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Essa sim é a verdadeira amizade!

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.