Qual o papel do homem cristão?

homem cristão

Vemos nos tempos atuais, dia após dia, uma distorção de valores sem igual. Com o passar dos anos, conceitos éticos e morais são mudados, e as pessoas passam a ter noções diferentes do que é certo e errado. Porém, qual o papel do homem cristão? A bíblia nunca muda. Ela é sempre a mesma, bem como tudo o que está escrito nela. Então, qual seria o papel do homem cristão em meio a tudo isso? O homem cristão é comodado?

Devido a diversas mudanças sociais, o homem cristão tem sofrido cada vez mais com as pressões e exigências da sociedade mundana. Contudo, é preciso permanecer forte até o fim para conquistar a coroa da vida. Quais as atitudes e pensamentos que o homem cristão deve nutrir para alcançar o alvo? Vamos ver a partir de agora!

QUAL O PAPEL DO HOMEM CRISTÃO COMO CRISTÃO?

homem cristão

O papel dado ao homem como cristão é de grande responsabilidade. Sendo assim, para cumprir tudo aquilo que Deus ordenou, é preciso ficar atento a cada passo e decisão tomada, para que não vacile em nada.

Em 1 Coríntios 16:14, o apóstolo Paulo diz o seguinte para os homens, ou para o homem cristão: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.” Portanto, vemos que, embora não seja fácil, o homem, primeiramente, deve permanecer firme na sua fé. Não importam as tentações, pressões e exigências feitas pela sociedade de forma geral. Tudo o que importa, no final, é permanecer na fé. Além disso, todos os seus atos devem ser feitos com amor. Qual o papel do homem cristão?

QUAL O PAPEL DO HOMEM CRISTÃO COMO MARIDO?

homem cristão

O homem cristão pode ocupar diferentes cargos de responsabilidade. A posição de marido é apenas uma delas. Referente a isso, temos algumas observações bíblicas que podem nos auxiliar a definir o papel do homem cristão. Vejamos!, qual o papel do homem cristão?

Acesse o artigo ”Sentindo-se protegida pelo marido”

No livro de Colossenses, capítulo 3, versículo 19, vemos o seguinte: Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” Portanto, não é apenas porque o homem tem a responsabilidade de ser o cabeça da casa que isso lhe dá o direito de tratar sua esposa sem nenhum tipo de respeito. É necessário que o amor esteja sempre presente e, com ele, todos os bons sentimentos que o acompanham. A amargura, como vimos, é totalmente exortada por Paulo.

Quer ser Bacharel em Teologia sem sair de casa? Acesse aqui

Ainda, em 1 Pedro 3:7, está escrito: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida para que não se interrompam as vossas orações.”

Logo, o papel do homem cristão como marido transcende a posição de cabeça da casa. Embora seja de grande responsabilidade tomar as decisões do lar, é importante estar consoante com a mulher. A consideração e o amor, acima de tudo, realizam essas tarefas. O marido deve amar a esposa assim como Jesus amou a igreja, e por ela se entregou. Grande responsabilidade, mas o homem consegue cumpri-las todas com a ajuda de Deus.

QUAL O PAPEL DO HOMEM CRISTÃO COMO PAI?

homem cristão

O homem cristão, além de tudo, apresenta grande responsabilidade como pai. Em Efésios 6:4 está escrito o seguinte: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Os pais devem servir de exemplo para conduzir os seus filhos no caminho que eles devem andar, para que cresçam e não se desviem dele.

Então, para que seus filhos não pequem irando-se, eles não devem provocar a ira. Ainda que isso não seja uma responsabilidade exclusiva do homem cristão, essa lição serve tanto para eles quanto para as mães. É importante prestar atenção nisso!

Quer estudar um curso de Bacharel em Música Gospel no conforto de sua casa? Então acesse aqui

A criação na disciplina, através de correções, também é responsabilidade tanto do pai quanto da mãe. O homem cristão não deve acreditar que a educação dos filhos é dever apenas da mãe. Antes, ele deve se portar coerentemente, a fim de demonstrar sempre seu testemunho aos filhos. Quando necessária, admoestar , exortar e corrigir seus filhos. Todavia, tudo isso seja feito no amor de Deus, pois quem ama corrige, e a correção é feita sempre na intenção do amor.

O PAPEL DO HOMEM CRISTÃO COMO SERVO:

homem cristão

Além da esposa e dos filhos, os homens cristãos também devem se portar como tais diante da responsabilidade com a Casa de Deus. Em 1 Timóteo 3:2-7 está escrito o seguinte: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.”

O homem cristão deve ser exemplar em todos os campos da sua vida, a fim de servir corretamente na casa de Deus. Além de ser bom marido e pai, não pode se dar ao vinho, ou ser violento, ou mesmo avarento. Antes, deve ser hospitaleiro, sempre repudiando as contendas. Dessa forma, o testemunho cristão formado será exemplar, e o papel do homem será cumprido em todas as áreas.

CONCLUSÃO:

É difícil definir quais seriam todos os papéis do homem cristão. Contudo, separamos essas principais informações para, se possível, tirar as principais dúvidas sobre a conduta do homem cristão. Esperamos que tudo isso tenha lhe auxiliado.

Continue sempre acompanhando nossos posts e informações separadas. Sempre buscamos trazer assuntos que sejam edificantes e tirem sempre as dúvidas sobre diversos assuntos, sempre trazendo o universo bíblico aos dias atuais. Até a próxima!

Pense nisso

Gostou deste artigo? então curta ou compartilhe no Facebook, clique aqui ou deixe um comentário sobre o assunto

1 Trackback / Pingback

  1. Quais são as 5 prioridades dos homens cristãos no lar? | REVISTA JOVEM E ADULTO CRISTÃO

Deixe um comentário...