Qual é o grande mal da humanidade?

Pecado

Muitos apontam o grande mal da humanidade como sendo a violência (incluindo o terrorismo); outros o capitalismo; outros a doença e outros, ainda a morte.

Não sabemos ao certo qual é este grande mal leva o homem a perder a direção e ir em busca de dias melhores.

O mundo passa por momentos difíceis.

Em todo lugar há planos econômicos variados, campanhas contra a violência, pelo desarmamento, pela prevenção de doenças.

Mas afinal, o que é o mal? Por que o mal continua? Como podemos evitar o mal?

HÁ DUAS DEFINIÇÕES PARA O MAL DENTRO DA TEOLOGIA:

mal

O MAL MORAL:

O mal moral é equivalente ao pecado. É não atingir um padrão conhecido, mas, antes, desvia-se do mesmo. É o estado do homem antes da regeneração, que se manifesta na forma de numerosos e perversos atos. Cristo Jesus é a cura para as manifestações pecaminosas, pois sua expiação pagou a dívida…

O mal natural é atribuído a coisas que acontecem à parte da vontade pervertida dos homens, como os desastres naturais, as inundações, os incêndios, os terremotos, as enfermidades e na opinião de muitos, a morte física.

Os Teólogos acreditam, biblicamente, que o mal natural é resultado do mal moral, da entrada do pecado no mundo.

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O MAL?
mal

A Bíblia apresenta o mal como algo real, franco e perverso. Houve um tentador não humano (poder satânico) que provocou a queda, incitando o homem contra as ordens expressas de Deus, que havia feito algumas proibições.

Veja o artigo: ”As torres gêmeas: um sinal do fim dos tempos”

Os homens já nascem pecadores e isso começou por ocasião da queda de Adão e Eva no Jardim do Éder. Os efeitos dessa queda foram transferidos para todos os seres humanos.

O MAL E O LIVRE ARBÍTRIO

mal

Os homens não seriam humanos se não tivessem livre arbítrio. Para sermos humanos, realmente, precisamos ter a capacidade de desejar, ter e fazer coisas, entre as quais alguns não serão as que Deus deseja que façamos. Assim, por exemplo, precisamos de água para viver.

Porém, a mesma água que bebemos pode, em outros momentos, entrar em nossos pulmões, cortando nosso suprimento de oxigênio e deixando-nos sufocados.

A água é necessária para manter a vida, mas também pode tirá-la. Em dose excessiva, o remédio que cura torna-se veneno que mata. O mal atinge diversos segmentos da sociedade.

Embora uma solução completa para o problema do pecado esteja além da capacidade humana, o mal pode ser um complemento necessário do plano de Deus para nos fazer plenamente humanos ou para um bem maior.

Veja o artigo: ”Alerta sobre as heresias”

Por meio de Adão, toda raça humana violou a vontade de Deus, caindo do estado de inocência em que Deus havia criado a humanidade, e ficando agora escravizada à corrupção. Assim, é provável que todos os males naturais sejam provenientes do pecado da humanidade. Portanto, o pecado é o grande mal da humanidade.

A CONTINUAÇÃO DO MAL

mal

Tem-se afirmado que o mal continua existindo no mundo para servir de lição objetiva para o homem, para servir de punição contra o pecado, para servir de testemunho do fato de que praticar o bem é melhor que praticar o mal para servir de contraste com verdade e a bondade de Deus. O pecado mostra aos homens em que consiste a santidade verdadeira.

Tragédias, desastres, violência, doenças e mortes nos ensinam que somos totalmente dependentes de Deus. Devemos depender exclusivamente de Deus para termos estabilidade, paz e bondade, pois só em Deus temos a nossa eternidade. A blasfêmia contra o Senhor, tem afastado muita gente de Deus.

Veja o artigo: ”Cuidado com certas profecias!”

Refletindo sobre os resultados do pecado, que incluem tanto o mal moral como o natural, e resultam da desordem que o pecado introduziu no universo, precisamos aprender a grande lição de que é melhor seguir a Deus que a Satanás. O pecado existente mostra-nos com clareza que o diabo nos conduz a um alvo errado.

O MAL MOSTRA A NATUREZA DO PECADO

mal

Deus é capaz de mostrar-nos como é maligna a natureza do pecado, uma lição que toda a humanidade precisa aprender. Deus mostra-nos a necessidade da redenção humana.

O mistério da sua vontade consiste em restaurar todas as coisas em Cristo Jesus, unificando-as em seu redor. A redenção leva o homem a participar da natureza (2Pe1.4), outorgando aos remidos a plena imagem de Deus, fazendo-os, assim, escolher o bem em vez do mal. O pecado é constante na humanidade.

Veja o artigo: ”Grande tribulação: Templos e sacrifícios”

Existe um hino do cantor cristão, que a letra mostra exatamente o que Deus pode fazer, para tornar justa a vida do pecador:

Hino 138 – A Lei do Senhor

  1. Sábia, justa, santa e pura, É a Lei do meu Senhor, Que corrige a vida impura. Do perdido pecador. Do Senhor o ensinamento Nela tão perfeita estás; É tão cheio de preceitos E conselhos santos dá!
  2. Do Senhor os bons conselhos Justo e benignos são; Neles vejo, quais espelhos, Quanto é mau meu coração. Mais que o sol, resplandecentes, Iluminam nossas mentes Com divino resplendor.

Cada Evangélico quer vencer as tentações e isso é um fato! Você deseja obter resultados, mas já sabendo que é necessário que passemos adversidades neste mundo.

CONCLUSÃO:

O mal sempre existir até a volta de Cristo, mas não se abale, Deus tem planos para sua vida!

Você precisa obter e receber as bênçãos do Senhor, mas você sente como se as as tentações do mundo está conspirando contra você e tentando sabotar o seu sucesso, saiba que o agir de Deus em nossas vidas é pleno e eficaz.

Pense nisso

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui ou deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.