Os tolos não conseguirão a salvação

palhaçada

Quando se reúnem cristãos das mais diversas denominações e de outras tradições, esse tema dos tolos torna-se uma discussão muito espinhosa e provoca somente divisões e nenhum crescimento na fé.

Quem, então, é bastante sábio para esse momento na história? Aquele que sempre foi sábio o bastante para bancar o louco.

Pois quando o sábio é tolo, o rico pobre e o piedoso mundano, necessitamos de uma loucura especial para subverter tal tolice, uma sagacidade especial para ensinar a verdadeira sabedoria.

John Wimber, o fundador da Igreja Vineyard, contou que antes da sua conversão ele viu um homem na rua vestindo uma placa que dizia “Eu sou um louco para Cristo – Você é um louco para quem?”

Anos depois, quando ele teve um encontro com Jesus na casa de um amigo, Wimber lembrou daquela cena:

Aqui eu estou, ajoelhado no chão da sala de estar do meu amigo, eu estou chorando e eu percebo que eu estou aparecendo um louco, e eu me lembro daquela coisa.

É isso… Eu vou ser louco por Ele! É isso! Eu determinei no meu coração naquele momento que, a partir daquele ponto, eu ia fazer a coisa tola aos olhos do mundo.

Vejamos alguns aspectos para nosso estudo:

OS TRÊS TIPOS DE TOLOS

Tolos

Na Bíblia nós vemos três tipos de louco ou tolo. O primeiro é aquela pessoa simples, que falta uma capacidade de racionamento mais profundo. Mesmo que tais tolos possam estar rejeitadas por certos segmentos da sociedade, Deus não as rejeita:

E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Isaías 35:8 

Veja o artigo: “Qual é o grande mal da humanidade?”

O segundo tolo, porém, está num lugar muito mais perigoso, porque é o tolo espiritual, aquele que não quer reconhecer a existência de Deus, assim se desculpando da obrigação de se submeter à Sua autoridade:

Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe.” – Salmo 14:1a, 53:1a

Paulo explica na sua primeira carta à igreja de Corinto que muitos dos mais inteligentes deste mundo são, na verdade, tolos espirituais, enquanto aquelas pessoas que possam aparecer loucas aos olhos desse mundo são espiritualmente sábios:

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

A TOLICE TORNA AS PESSOAS MAIS DESANIMADAS

Deus das consolações

Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. 1 Coríntios 1:26-29

É aqui que nós podemos ver o terceiro tolo, aquele que é “louco por causa de Cristo“. Mesmo que o mundo possa o confundir com o primeiro tolo, ele é o que é por escolha própria, tomando atitudes e decisões que para o mundo apareçam loucura, por causa de Cristo e o Seu Reino:

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.”

Veja o artigo: “Salvação para sempre?”

Onde está o sábio? Onde está o erudito? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana.

E nem agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação… Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 1 Coríntios 1:18-21, 25

O apóstolo Paulo, diante da acusação do Festo que “as muitas letras o está levando a loucura“, respondeu: “Não estou louco… o que estou dizendo é verdadeiro e de bom senso.” Uma estrofe de um dos mais belos hinos da Igreja:

Se o mar em tinta se tornar

E em papel o céu também

E a pena então

Sempre a correr

O amor de Deus a descrever

O descrever tão grande amor

Ao mar daria o fim

Mas onde pois

Está o livro

Em que escrever tal amor?

CONCLUSÃO

O mundo pode dizer “Quem ri por último não entendeu a piada” mas, para o terceiro tolo, o velho ditado ainda vale: “Quem ri por último ri melhor”.

É para esses que estão reservadas as palavras “Muito bem, servo bom e fiel… Venha e participe da alegria do seu senhor.”

Seja o terceiro tolo.

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.