Óleo de coco emagrece?

coco

Se tem um óleo que pode ser considerado o queridinho do momento, é o de coco extra virgem e é extraído do fruto maduro, ele virou febre entre aqueles que desejam se livrar das dobrinhas do corpo. 

Apesar da sua fama em dietas de emagrecimento e como alimento que ajuda a queimar gordura. 

Não há estudos suficientes que comprovem que o óleo de coco é eficiente na perda de peso e nem no controle de outros problemas de saúde, 

Para pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, todo esse auê é óleo de coco todo santo dia, a outra teve de engolir óleo de soja, na mesma porção.

Vejamos alguns aspectos desta questão:

COMO É POSSÍVEL EMAGRECER COM ESSE ÓLEO?

óleo

Em 45 dias, o resultado agradou: apesar de o óleo proveniente da fruta ser cheio de gordura saturada e calorias, ele ajudou a reduzir o índice de massa corporal, o volume de gordura e a circunferência na cintura de quem o incorporou à dieta.

Além disso, contribuiu para o aumento de massa magra, ou seja, músculo puro. “Há o caso de um paciente que perdeu cerca de 7 quilos”, revela a nutricionista Christine Erika Vogel, uma das responsáveis pela investigação.

De acordo com a especialista, o óleo auxiliaria no emagrecimento porque carrega um tipo de gordura conhecido como triglicerídeo de cadeia média, com destaque para o ácido láurico.

E esse tal de ácido láurico gera energia na célula de forma acelerada. “As outras versões precisam de uma enzima para realizar esse processo, acumulando-se mais facilmente na forma de gordura corporal”, explica.

Na prática, o óleo de coco turbinaria o gasto energético, favorecendo, assim, a degola dos pneus.

As qualidades desse derivado do coco não se resumem à sua capacidade de botar lenha no metabolismo. “Assim como outros óleos e gorduras, o produto derivado da fruta retarda o tempo de esvaziamento gástrico.

Veja o artigo: “7 dicas para o cristão perder peso de forma saudável”

Proporcionando maior sensação de saciedade”, diz a nutricionista Andréia Naves, que é diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Dessa forma, a quantidade de comida que vai ao prato ao longo do dia tende a ser menor seria o fim dos ataques desenfreados de gula sem tanto sacrifício.

“Aliado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física, esse efeito auxiliaria no emagrecimento”, avalia Andréia.

NÃO BASTA APENAS CONSUMIR O ÓLEO DE COCO, É PRECISO TER UMA DIETA BALANCEADA

oleo de côco emagrece mito ou verdade

Para Ana Carolina Gagliardi, nutricionista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, o Incor, não há dúvidas sobre o poder das gorduras em deixar a barriga empanturrada.

“Ainda assim, o papel do óleo de coco no processo de perda de peso é muito controverso”, pondera. “É que as pessoas que o consumiram durante os estudos também seguiram uma dieta com restrição de calorias.

Por si só, isso já torna o emagrecimento presumível. ”

“Realmente, não adianta ingerir o óleo de coco e exagerar nos salgados, nas frituras e nos doces. Não há milagres. Para emagrecer, é preciso mudar o estilo de vida”, concorda Christine, pesquisadora da UFRJ.

Veja o artigo: “Doenças que causam a fadiga”

Só para constar, cada grama de óleo de coco reúne 9 calorias. Portanto, incorporá-lo à dieta sem providenciar mudanças no restante do cardápio não fará com que o ponteiro da balança tombe.

“A recomendação é que 25 a 30% de nossa alimentação seja composta de gorduras, sendo que no máximo 7% devem vir das saturadas, como os presentes no óleo de coco.

Então, quem usar o ingrediente precisa investir em alterações na rotina, como preferir carne magra e tomar leite desnatado”, avisa a nutricionista Ana Carolina.

CONCLUSÃO

Acima de tudo, pratique esportes, faça uma alimentação saudável e viva feliz do lado de quem gosta.

Fazendo isso, as chances de viver por muitos anos, aumenta muito mais.

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.