O que significa louvar a Deus?

louvar

Uma das coisas que mais fazemos quando nos apresentamos no altar do Senhor (dentro do Templo) é louvar e engrandecer o nome do Senhor.

Mas você sabe o significado de louvar ao Senhor? Podemos tirar essa dúvida agora com todos.

O livro de salmos nos apresenta diversas formas de como louvar ao Senhor.

Mas, antes de comentar alguma dessas formas, faço-lhe a seguinte pergunta: O que é LOUVAR a Deus?

Vamos analisar alguns aspectos para nosso estudo

LOUVAR A DEUS

louvar

Talvez, você diga: por que costumam sempre fazer esse tipo de pergunta? Se olharmos o Dicionário, veremos a seguinte menção da palavra louvar.

Louvar é: EXALTAR, ELOGIAR, GLORIFICAR ou GLORIFICAÇÃO. Então, podemos definir com maior clareza, o que é realmente louvar a Deus.

Louvar a Deus, não é cantar, não é dançar, é simplesmente exaltar – TORNÁ-LO ALTO, SUBLIME, GRANDIOSO; Elogiar – APROVÁ-LO, ADMIRÁ-LO; e por fim, glorificá-lo – HONRÁ-LO e HOMENAGIÁ-LO. Viu qual o verdadeiro conceito de LOUVAR? Espero que você tenha guardado em seu coração esse conceito.

No livro do profeta Habacuque, por exemplo, podemos ver esse conceito sendo usado por ele quando diz: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força , e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas ( Hb 3:17-19 ). Glória a Deus por isso!!! Precisamos tomar a vida deste profeta como exemplo.

Veja o artigo: “O verdadeiro adorador | características de um verdadeiro adorador”

Habacuque, em sua oração ao Senhor, lhe dirige palavras de admiração, de reconhecimento pela sua grandeza e poderio. Ainda que faltasse tudo em sua vida ou que tivesse que passar por isso, ele não desfaleceria, continuaria a exaltá-lo, elogiá-lo e a glorificá-lo.

No Salmo 33:3, o salmista nos mostra algumas formas de louvar a Deus. Vejamos algumas: Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com arte.

O Salmista nos mostra, neste versículo, duas formas de louvar a Deus. 1º entoando um cântico novo – testemunhando, em forma de canto, aquilo que Deus tem feito por nós; 2º aperfeiçoando-se – não era à toa que Davi tinha um grande número de músicos profissionais trabalhando no louvor em tempo integral.

Certamente, o coral do templo era o melhor da sua época, e assim também os instrumentistas o deveriam ser.

COREOGRAFIAS

louvar

Devemos, então, dar o melhor de nós para Deus. Outra forma que encontramos na Bíblia é a dança. A dança é uma arte, pela qual, expressa o seu sentimento acompanhado ao som e compasso da música.

Davi pôde expressar o que estava sentindo quando dançou na presença do Senhor, registrado em II Samuel 6:14, quando diz: E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava o mesmo cingido dum efode de linho ( estola Sacerdotal ).

Que maravilha, irmãos!!! O homem segundo o coração de Deus dançando. Há algum pecado nisto? Não.

Veja o artigo: “O Reino de Deus e Sua arte”

Ele estava apenas, comemorando a sua vitória, saltando na presença do Senhor, cantando, dançando, expressando seu sentimento através dessas formas mencionadas.

CONCLUSÃO

Que você também siga este exemplo. Não deixe de exaltá-lo. Não deixe de elogiá-lo. Não deixe de glorificá-lo. Por que dEle é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém ( Mateus 6:13c )

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.