O que sabemos sobre os anjos?

Muitas coisas acontecem a uma pessoa que entrega sua vida para Jesus, e uma delas é a dúvida sobre quais passos tomar, depois da experiência salvadora do sangue de Cristo e também sobre anjos.

Esse novo decidido quer respostas imediatas para suas questões pessoais e espirituais, baseadas na Palavra de Deus.

Neste artigo, gostaria de compartilhar com vocês, um estudo simples e muito fácil de entender, sobre o que sabemos sobre os anjos?. Esses seres tão mencionados nas Sagradas Escrituras, que muitos cristãos se confundem sobre a real funcionalidade deles.

Anjos são seres espirituais, que têm inteligência, emoções e vontade. Tanto para anjos bons quanto para anjos do mal. Eles são de uma ordem completamente diferente da dos humanos.

Os seres humanos não se tornam anjos após a morte. Eles nunca se tornam e nunca foram seres humanos. Deus criou os anjos da mesma forma que criou a humanidade.

O QUE É ANGELOLOGIA?

o que são os anjos?

A Angelologia é o estudo dos anjos. A doutrina dos anjos, é fundamentalmente o estudo dos ministros da providência de Deus ( são os agentes especiais de Deus ).  Eles não existem desde a eternidade, eles foram criados por Deus no momento de sua criação.

QUAL CÉU ELES VIVEM?

o que são os anjos?

  • Céu dos pássaros
  • Céu das estrelas
  • Céu de Deus

PRIMEIRO CÉU: DOS PÁSSAROS (Gn 1: 6- 8)

Deus criou três céus, mas o primeiro é visível e está ao nosso alcance, ou seja, até aonde nossa visão humana pode alcançar e se chama Firmamento:

‘’E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.’’
Gênesis 1:7,8

O primeiro céu, Deus fez para toda a humanidade, para crente ou não crente e todos têm acesso a este céu.

SEGUNDO CÉU: AS REGIÕES CELESTES (Ef. 6: 10-12)

As regiões celestes, mais conhecidas como o segundo céu, não podem ser vistas com olhos carnais.

‘’Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.’’ 1 Coríntios 2:9

Nas regiões celestes é onde Satanás e seus demônios planejam as suas estratégias para derrubar os crentes e destruir igrejas inteiras.

TERCEIRO CÉU: O CÉU DOS CÉUS – O PARAÍSO (II Co. 12:1- 4)

O terceiro céu, o Céu dos Céus é o lugar que Deus fez para a sua habitação, o lugar que Deus escolheu para colocar o seu Trono.

‘’O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.’’ Salmos 11:4

Um lugar que, com certeza, um dia iremos morar, porque Jesus foi preparar um lugar para nós, conforme diz João 14.1-3.

TEXTOS QUE FALA SOBRE ANJOS

o que são os anjos?

Salmos 8:5: Pois pouco menor o fizeste do que o anjo, e de glória e de honra o coroaste.

Mateus 25:41: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Marcos 1:13: E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

Hebreus 1:4: Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Apocalipse 12:7-9: E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Gênesis 19:1: E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;

Gênesis 19:15: E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.

Gênesis 32:1: Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encon­tro dele. 

Jó 1:6: Certo dia os anjos (os filhos de Deus) vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. 

Jó 2:1: Num outro dia os anjos (os filhos de Deus) vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles para apresentar-se. 

Salmos 91:11: Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;

Daniel 4:17: “A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o mais simples dos ho­mens”. 

Daniel 8:13: Então ouvi dois anjos conversando, e um deles perguntou ao outro: “Quan­to tempo durarão os acontecimentos anunciados por esta visão? Até quando será suprimido o sacrifício diário e a rebelião devastadora prevalecerá? Até quando o santuário e o exército ficarão entregues ao poder do chifre e serão pisotea­dos?” 

Daniel 12:5: Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá. 

Mateus 13:41: O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal.

Mateus 13:49: Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos 

Mateus 16:27: Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. 

Mateus 18:10: “Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. 

Mateus 22:30: Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu. 

Mateus 26:53: Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

Lucas 2:15: Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”. 

João 20:12: e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. 

Colossenses 2:18: Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. 

2 Tessalonicenses 1:7: e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

A ORIGEM DOS ANJOS:

o que são os anjos?

A palavra Anjo é derivada do latim, angelus, e do grego, angelos, com o significado de mensageiro. A palavra Anjo, no sentido que empregamos atualmente, era chamado de Daimones pelos gregos (gênio, anjo, ser sobrenatural), que foi adequadamente corrompido para “demônios” pelos autores canônicos. Veja o artigo: ”Curiosidades sobre o céu”

1º Os Anjos não são eternos, foram criados.

Colossenses 1:16: Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Provavelmente eles foram criados junto com a terra

Jó 38:4-7: Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?

Referencia aos anjos:

  • Antigo Testamento: 108 vezes
  • Novo Testamento: 175 vezes
  • Apocalipse: 72 vezes

A NATUREZA DOS ANJOS:

o que são os anjos?

1º Não são seres humanos glorificados 

Mateus 22:30: Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

1 Coríntios 6:3: Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

Hebreus 12:22-23: Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

2º São numerosos  

Mateus 26:53: Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
1 legião de anjos, aproximadamente de 3 a 6 mil anjos (linguagem romana) 

3º São um batalhão e não uma raça

Hebreus 12:22 : Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

Eles não se casam. Deus perdoa nossos pecados pela solidariedade da raça (Adão)

Os anjos pecaram individualmente

Hebreus 2:16: Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão

O que a Bíblia diz sobre os filhos de Deus?

Gênesis 6:1-2: E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Não são anjos, são a linhagem de Set, mistura de descendente de caim

4º São incorpóreos (não quer dizer que assumam um corpo)

Hebreus 1.14: Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Lucas 24:37-39 : E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

5º São mais fortes que os homens, apesar de não serem onipotentes 

Salmos 8:4-5: Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Isaías 37:36: Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.

Hebreus 2:5-7: Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;

Hebreus 11:28: Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

6º Excedem o homem em conhecimento, apesar de não serem oniscientes

Luvas 3.9-12

9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.

10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo:

11 Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

12 Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.

I Pedro 1.12: A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes são anunciadas por meio daqueles que pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado dos céus; coisas que até os anjos anseiam observar.

7º São velozes

Daniel 9.21: enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.

CONCLUSÃO:

Bom pessoal, iremos dar uma pausa por aqui, para darmos continuidade ao estudo no próximo artigo. Sabemos que eles são seres celestiais e são de utilidade no Reino de Deus.

Que Deus possa nos dar sabedoria para entendermos o plano do Senhor em nossas vidas, através destes seres angelicais.

Continuaremos no próximo artigo.

Pense nisso

Se você gostou deste artigo, curta no facebook ou compartilhe, clique aqui ou deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.