O que sabemos sobre os anjos 2ª parte

o que sabemos sobre os anjos?

Dando continuidade ao estudo dos anjos (Angelologia), mostraremos a classificação desses seres celestiais, tão mencionados nas Sagradas Escrituras.

Inda que você seja leigo no assunto sobre os anjos, entenderá perfeitamente o significado de cada tópico apresentado.

Neste artigo, estudaremos a classificação dos anjos bons e dos anjos maus. Assim com os arcanjos, Querubins e Serafins, e suas responsabilidades dentro do contexto teológico.

Meditaremos os anjos que estão preços no abismo e os libertos, explanando os textos da Palavra de Deus. Durante o estudo, aprenderemos sobre os principais nomes que o nosso inimigo é chamado.

Espero que este estudo ajude a compreender melhor o estudo dos anjos.

A CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS

o que são os anjos?

1º Anjos bons:

Os seres humanos são da mesma espécie, já os anjos não são da mesma espécie.

A) Anjos: é um ofício

     Vem do Latim ‘’ANJELUS’’

     Vem do Grego ‘’ANGELOS’’

     Vem do Hebraico ‘’MA’LAK

Anjo: Mensageiro/ enviado, mandado por alguém

Gabriel: Deus é forte ou herói de Deus

Alguns personagens também são chamados de anjos:

O Sacerdote da Igreja era considerado o mensageiro de Deus:

Malaquias 2:7: Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.

O Reis também era considerado os anjos, mas natural. O líder da Igreja também era chamado de anjo.

Apocalipse 2.12: “Ao anjo da igreja em Pérgamo, escreva:

B) Querubins: Cobri ou guardar:

A 1ª referência a Querubins está em Gênesis 3.24.

São guardiões do Trono de Deus

2  Reis 19.15: E Ezequias orou ao Senhor: “Senhor, Deus de Israel, que reinas em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.

Os querubins habitam abaixo do Trono de Deus. Satanás era um querubim ungido

A Arca da aliança de Deus simbolizava a presença de Deus e lá tinha querubins.

C) Serafins: Vem do Hebraico saraph (ardente):

Tem a missão de conduzir os céus em adoração e são como responsáveis pela purificação de nossas vidas (a boca)

Alguns Serafins habitam acima do trono, são anjos de purificação.

A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras  Sagradas fica no livro de Isaías (Is 6.1-2):

1. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

2. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

D) Arcanjo: vem do grego arkhaggelos:

Quer dizer Chefe ou poderoso (anjo de guerra). O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras.

I Ts 4.16: Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Judas 9: Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda!“

Miguel (quem é como Deus). O próprio arcanjo anunciará a volta de Cristo Its 4.16.

Tem a responsabilidade de proteger a Israel

Daniel 12.1: “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. (ou seja, ele vem livrar o povo de Israel).

Tem a responsabilidade de expulsar a Satanás das regiões celestiais

o que são os anjos?

APOCALIPSE 12.7-10: (Havia outra batalha no céu)

Apocalipse 12:7-10: E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

E) Tronos: do grego THRONEI:

Tem haver com poder

Colossenses 1.16: pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

F) Dominações ou soberanias:

Efésios 1.20-21: Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

G) Poder ou virtude:

Efésios 1.20-21:  Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

1 Pedro 3.22: que subiu aos céus e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

H) Principados e potestades: São anjos bons

1 Pedro 3:22: O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

Colossenses 1:16: Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Efésios 3:8-10: A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

CUIDADO: Colossenses 1.16

Referem-se a Principados e Potestades do bem, ou seja, anjos bons.

Colossenses 1:16: Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

CUIDADO: Efésios 1.20-21

Referem-se a Principados e Potestades do bem e do mal, ou seja, anjos bons e maus.

Efésios 1:20-21: Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

CUIDADO: Rm 8.38-39, Efésios 6.12 e Col 2.13-15

Referem-se a anjos mal

Romanos 8:38-39; Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Efésios 6:12; Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Colossenses 2:13-15: E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

2º Anjos maus

o que são os anjos?a) Anjos que estão preços: Tártaro (grego), lugar de escuridão:

2 Pedro 2:4; Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

Judas 1:6; E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

b) Anjos que estão em liberdade:

Romanos 8:38-39: Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Efésios 6:12: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

c) Demônios: possessão não é a única atividade demoníaca:

Mateus 8:30-32: E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.

Porque os demônios gostam de possuir corpos?

Porque um dos castigos que eles levam, é o fato de perderem seu corpo. Veja o 1º artigo sobre o tema aqui

d) Satanás: (Adversário) no Velho testamento, é mencionado apenas nestas passagens.

Gênesis 3:15: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

1 Crônicas 21:1: Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

Jó 1:6-7: E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

Jó 2:1-2: E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.

Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

Nomes do inimigo:

o que são os anjos?

Satanás: quer dizer adversário:

Mateus 4:10: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Diabo: do grego diabolo e quer dizer acusador ou caluniador

Mateus 13:39: O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.

Dragão: quer dizer inimigo do povo de Deus

Apocalipse 12:3: E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

Serpente: quer dizer desonestidade e falsidade

2 Coríntios 11:3: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

Apocalipse 20:2: Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

Belzebu: quer dizer senhor do esterco, das moscas ou senhor da casa

Mateus 10:25: Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?

Belial: quer dizer indigno

2 Coríntios 6:14-15: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

Maligno: quer dizer cruel e malvado

1 João 5:19: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

Tentador: quer dizer aquele que tenta

Mateus 4:3: E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

1 Tessalonicenses 3:5: Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.

CONCLUSÃO:

Bom irmãos, terminamos o 2º estudo sobre ao anjos e espero que este estudo tenha proporcionado um melhor entendimento das questões teológicas.

Que Deus possa nos dar sabedoria para entendermos o plano do Senhor em nossas vidas, através destes seres angelicais.

Continuaremos no próximo artigo a 3ª parte do estudo

Pense nisso

Se você gostou deste artigo, curta no facebook ou compartilhe, clique aqui ou deixe um comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.