O que fazer quando não tem experiência?

assinatura

Às vezes o mercado de trabalho utiliza critérios contraditórios ou difíceis de conciliar e o mais comum deles é quando as empresas desejam funcionários com experiência profissional.

Pode acreditar que, mesmo que você nunca tenha trabalhado, há muita coisa a dizer sobre você.

Desde aquele curso de italiano até a monitoria das crianças no buffet da sua tia que você fazia aos sábados quando ainda estava no Ensino Médio.

Se essas empresas não derem oportunidades aos jovens, principalmente aos estudantes ou recém-formados, como eles irão adquirir experiências profissionais?

A falta de experiência sem dúvida é uma das grandes preocupações para aquele jovem que quer entrar no mercado de trabalho, mas não sabe como fazer isso.

Para quem não tem experiência no mercado de trabalho, o ponto central do currículo é mesmo a formação

Confira o que fazer quando não tem experiência

O QUE AS EMPRESAS DEVERIAM PERCEBER NO SEM EXPERIÊNCIA?

experiência

As empresas de vanguarda já perceberam que há inúmeras vantagens em dar oportunidades aos inexperientes:

1) Eles não possuem “vícios profissionais” que alguns outros já dispõem.

2) Trazem novas formas de pensar e de agir para aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias no atendimento e em vendas.

3) As empresas podem identificar profissionais talentosos e prepará-los para assumirem funções e cargos de maior complexidade.

Veja o artigo: “Principais dicas para entrar no mercado de trabalho”

Essas empresas criativas e que estão em franco crescimento, utilizam mentores profissionais para auxiliarem os jovens a desenvolverem as suas habilidades e competências. Essa parceria favorece a aprendizagem recíproca.

O que fazer quando a empresa exige experiência profissional?

Busque estágios nas empresas, divulgando os seus trabalhos realizados na escola, faculdade ou universidade.

Realize trabalhos voluntários dentro e fora da sua área profissional. Com isso você ganhará experiência e será um diferencial para o seu currículo. Aprendemos muito quando ajudamos outras pessoas.

Veja o artigo: “Os 3 erros mais comuns que deixam seu currículo menos eficiente”

Busque ajuda de profissionais experientes (parentes, amigos, vizinhos, facebook) e crie com o auxílio deles, projetos específicos para as empresas onde você está concorrendo a uma vaga ou deseja trabalhar.

Normalmente, as empresas têm dificuldades em melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.

CONCLUSÃO

Pense com a cabeça do consumidor do cliente da empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, analise de que forma poderá contribuir para que a empresa alcance sucesso junto a esse cliente.

Para fazer isso é preciso uma boa dose de motivação, persistência, criatividade e trabalho em equipe. Vá em frente e sucesso!

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.