O que é louvor e adoração?

Louvor e adoração

Quando falamos em louvor e adoração, a primeira ideia que vem em nossas mentes é de estarmos cantando um hino ou um cântico na igreja.

É normal pensarmos assim, pois, cantar é a maneira mais comum utilizada por nós, para expressarmos o nosso louvor e a nossa adoração a Deus.

Temos o hábito de chamar o ministério de música como “Ministério de Louvor e Adoração”. Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras, como que sendo um nome e um sobrenome.

E neste artigo, abordaremos os principais significados do louvor e adoração.

Raramente paramos para pensar nas diferenças complementares entre elas. Assim, vejamos as definições:

DEFINIÇÕES DE LOUVOR E ADORAÇÃO

Louvor e adoração

Louvar – lit. “Barulho” – elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

Heb. “halal” – 160 vezes no Antigo Testamento – fonte de “hallellujah”, que pode ser traduzido por “Louvado seja Yah” (Yah como abreviação de Yaweh – aquele que faz as coisas serem”)

‘’Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel.

E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao Senhor, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao Senhor, pela fundação da casa do Senhor.’’ Esdras 3:10,11. O louvor e adoração é algo que aparece no interior do cristão verdadeiro.

Adorar – lit. “Prostrar-se” – reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.

Heb. “shachac” – 170 vezes no Antigo Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; José X feixes…) É usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adoração

‘’Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.’’ Jeremias 7:2

Gr. “proskuneo” – pros (na direção de) + kuneo (beijar)

Veja as passagens bíblicas que falam de adoração:

‘’E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.’’ Gênesis 22:5

‘’Então inclinou-se aquele homem e adorou ao Senhor.’’ Gênesis 24:26

‘’E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.’’ Êxodo 4:31

‘’Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.’’ Êxodo 12:27

‘’E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? ‘’Josué 5:14

‘’E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram.

Veja o artigo: “Posso tocar no meio secular? – músico cristão pode tocar no mundo?”

Então o rei Ezequias e os príncipes disseram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E o louvaram com alegria e se inclinaram e adoraram.’’ 2 Crônicas 29:29,30

‘’E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.’’ Neemias 8:6

‘’Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.’’ Salmos 95:6

‘’Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.’’ Salmos 132:7

‘’Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.’’ Mateus 2:2

‘’E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.’’ Marcos 15:19

‘’Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.’’ Filipenses 3:3

‘’E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.’’ Apocalipse 5:14

‘’E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus.’’ Apocalipse 7:11

‘’E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus.’’ Apocalipse 11:16

‘’Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.’’ Apocalipse 14:7

‘’Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.’’ Apocalipse 15:4

‘’E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!’’ Apocalipse 19:4

VEJA UM PARALELO ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO

Louvor e adoração

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor;

ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor;

LOUVOR: Pode ser comunitário;

ADORAÇÃO: É individual;

LOUVOR: Brota das emoções;

ADORAÇÃO: Brota da devoção;

LOUVOR: Pelos feitos de Deus;

ADORAÇÃO: Pelo que Deus é;

LOUVOR: Pelos presentes de Deus;

ADORAÇÃO: Pela presença de Deus;

LOUVOR: É uma expressão de vida;

ADORAÇÃO: É um estilo de vida;

LOUVOR: É circunstancial;

ADORAÇÃO: É incondicional;

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus;

ADORAÇÃO: Vive para Deus;

LOUVOR: Pode ser distante;

ADORAÇÃO: Só ocorre na presença.

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras

ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio

Veja o artigo: “O Rock é do diabo? / porque dizem que rock é do diabo?”

Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvor e adoração como expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

OUTRAS FORMAS DE LOUVOR E ADORAÇÃO

Louvor e adoração

Veja abaixo mais referências bíblicas:

Com mãos levantadas

‘’Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.’’ Salmos 63:4

‘’No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.’’ Salmos 77:2

‘’Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor.’’ Salmos 134:2

‘’Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.’’ Salmos 141:2

‘’Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.’’ 1 Timóteo 2:8

‘’Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados.’’ Hebreus 12:12

Com júbilo

‘’Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.’’ Salmos 27:6

‘’Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.’’ Salmos 35:27

‘’Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo.’’ Salmos 47:1

‘’Exultai a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó.

Veja o artigo: “Porque o ministério de louvor parou no tempo?”

Tomai um salmo, e trazei junto o tamborim, a harpa suave e o saltério. ‘’ Salmos 81:1,2

‘’Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face.’’ Salmos 89:15

‘’Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação.’’ Salmos 95:1

‘’Exultai no Senhor toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores.’’ Salmos 98:4

‘’E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo.’’ Salmos 107:22

‘’Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.’’ Salmos 118:15

‘’Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.’’ Salmos 132:16

‘’Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.’’ 1 Samuel 1.8-6

‘’E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.’’ Êxodo 15:21

‘’E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.’’ Neemias 12:43

Prostrando-se

‘’Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:

Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações.’’ Gênesis 17:3,4

‘’E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.’’ Ezequiel 43:3

‘’Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:’’ Apocalipse 4:10

‘’Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.’’ Levítico 9:24

Veja o artigo: “Porque é tão difícil usar o cantor cristão ou hinário na igreja?”

‘’E prostrei-me perante o Senhor; aqueles quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor dissera que vos queria destruir.’’ Deuteronômio 9:25

‘’Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.’’ Salmos 95:6

‘’Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo.’’ Salmos 99:9

‘’E toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas; tudo isto até o holocausto se acabar.’’ 2 Crônicas 29:28

CONCLUSÃO

Não importa o exterior, sejam mãos levantadas, prostrando-se ou com júbilo. Deus olha o coração, e o louvor e adoração que precisa sair de sua boca, precisa ser sincero, pois diz que um coração contrito não desprezará

Espero que este artigo tenha abençoado sua vida e que Deus esteja em ministério de louvor e adoração que você estiver

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.