O papel do homem e da mulher no casamento cristão

casamento cristão

O casamento é uma das instituições criadas por Deus e,  o papel principal é amar e por isso é totalmente sagrado e essa aliança é estabelecida por um homem e uma mulher cristãos. 

Tudo isso quando estes decidem que querem passar o resto de suas vidas juntos.

Tal decisão, por sua vez, é estabelecida pelo elo mais forte de todos: o amor.

Assim como lemos no livro de Cantares 8:7: “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo, ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.”

O amor, então, pode ser a chave para entender tanto o papel do homem quanto da mulher no casamento cristão.

QUAL O PAPEL DO HOMEM NO CASAMENTO CRISTÃO?

o papel

É fundamental que tanto o homem quanto a mulher entendam seu papel no casamento cristão. É preciso analisar cada uma das funções, tendo sempre como base a bíblia.

A Palavra serve para aconselhar em todo e qualquer assunto. Por isso, sempre tiramos como base esses versículos.

E para saber o papel do homem e da mulher no casamento cristão, é necessário entendimento bíblico.

Primeiramente, podemos avaliar a palavra em Efésios 5:25: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela […]”.

Portanto, como podemos ver, o papel do marido é muita responsabilidade.

Como lemos, o marido deve amar sua esposa assim como Jesus amou a igreja. Ora, o Senhor tanto amou a nós – que somos a igreja – que morreu – e morte de cruz!

Além disso, vemos ainda em Efésios 5, porém do versículo 28 ao 31, o seguinte: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.

Além de amar acima de tudo a sua esposa, é papel do marido cuidar dela, da mesma forma que Cristo cuida de nós por sermos parte de seu corpo. Essa responsabilidade é grande, mas possível, se houver amor.

Artigo recomendado: ”Romantismo é bom e todos gostam”

O marido, por fim, deve assumir sua posição de cabeça, como também lemos em Efésio 5:23: “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.”

O homem, no casamento cristão, deve procurar tomar à frente, de acordo com a responsabilidade e maturidade que seu papel lhe impõe.

QUAL O PAPEL DA MULHER NO CASAMENTO CRISTÃO?

o papel

O papel da mulher no casamento cristão não perde de forma alguma para o homem.

Muitas mulheres e até mesmo homens costumam entrar em discordância sobre os direitos e deveres da mulher no matrimônio.

Veja também: ”Submissão é válido hoje?”

Em contrapartida, alguns versículos bíblicos podem contrastar com algumas dessas versões.

A independência e crescimento da voz da mulher no casamento são muito importantes, mas não podemos deixar de lado o que a bíblia diz sobre isso. Vamos ver!

Antes de tudo, em Provérbios 14:1, vemos que: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Sendo assim, a sabedoria é destacada como uma característica fundamental para sustentar sua casa e, consequentemente, seu casamento.

Dê uma olhadinha no artigo: ”Porque os casais não se entendem?”

Além disso, vemos também no livro de Efésios 5, versículos 22 e 24, respectivamente, o seguinte:

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; […]” e “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”

CONCLUSÃO:

Como vimos, a conciliação no casamento não é fácil. Tanto o homem quanto a mulher devem saber seus respectivos papéis no matrimônio.

Cada um deve analisar a si mesmo e decidir a hora de impor suas vontades, mas também a hora de ceder e atender aos anseios do outro.

A compreensão, amor e respeito são decisivos para um casamento duradouro e feliz.

Acima de tudo, a oração e consulta à Palavra devem sempre estar presentes, Como está escrito em Mateus 19:6:

“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

Então, em qualquer momento de dificuldade, basta pensar que Deus os uniu. Logo, nada os separará.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Coríntios 13:7).

Procure sempre agradar seu marido ou esposa, e viva feliz com seu casamento cristão.

Pense nisso

Gostou deste artigo? então curta ou compartilhe no Facebook, clique aqui ou deixe um comentário sobre o assunto

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.