O crente pode frequentar festas seculares?

festas mundanas

No decorrer dos anos, dentro da igreja, é sempre possível observar discussões a respeito de alguns assuntos, que geralmente se relacionam a tatuagens, piercings, músicas e, finalmente, festas seculares.

Existe sempre uma dúvida sobre o que o crente pode ou não pode fazer ou, seguindo melhor a palavra de Paulo, o que lhe convém ou não fazer.

Diante disso, é comum surgir dúvida quanto ao crente frequentar ou não festas seculares.

Afinal, não é sempre certo que todos os seus amigos serão sempre crentes.

Então, para não ficarmos totalmente isolados do mundo, será que seria realmente errado frequentar festas seculares de nossos amigos?

POR QUE VOCÊ QUER IR A FESTAS SECULARES?

festas seculares

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é o que te leva a querer frequentar festas seculares sendo que a sua realidade deve ser a cristã.

Tendo isso em vista, destacamos a palavra de Paulo em 2 Timóteo 2:22, que diz:

“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor”.

Sabemos que existem muitas festas cristãs, mas precisamos também, nos preocuparmos com isso.

De acordo com essa palavra do apóstolo Paulo, entendemos que o seu conselho – e não mandamento! – é de que aqueles que entregam sua vida a Deus devem sempre procurar fugir. 

E distanciar-se, evitar a todo custo as paixões da mocidade, a fim de que não sejamos contaminados pelos desejos do mundo.

Ou seja, o conselho de Paulo é que os que seguem a Cristo procurem estar com os seus, para que deixem de lado as paixões da mocidade e não saiam do caminho reto.

Agora, por que é tão importante estar junto àqueles que invocam o nome do Senhor? Por que o crente deve fugir das paixões da mocidade?

Veja o artigo: ‘’Tribulações internas na Igreja’’

Para isso, é necessário lembrar-se do que Davi disse no Salmo 1:1-2:

“Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Sendo assim, é muito importante ao crente ter prazer na lei do Senhor e não se juntar aos escarnecedores, para que seja bem aventurado.

É PECADO IR A FESTAS ‘’DO MUNDO’’?

festas seculares

Para responder se algo que fazemos é pecado ou não, as únicas opções sensatas que temos é buscar a resposta na bíblia e em oração.

Mas a bíblia é a melhor maneira de obter respostas sábias e cristãs, e todas as palavras nos servem a algum propósito.

Dessa forma, retomamos a pergunta: é pecado ir a festas seculares?

O livro de Eclesiastes fala muito sobre aspectos da diversão e ações que muitos tomam enquanto jovens.

No capítulo 11, versículo 9, deste livro, o rei Salomão diz o seguinte:

“Alegra-te, jovem, na ta juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos.

Ele não nos força a nada, não nos obriga a nada, mas nos aconselha e orienta através de sua palavra como a um pai que almeja o melhor a seu filho.

Neste capítulo de Eclesiastes, vemos que o jovem, ou pessoas de qualquer idade, podem seguir o caminho que acharem melhor, tendo sempre em mente que Deus nos pedirá contas de todas as nossas ações.

Então, talvez a grande questão não seja o simplesmente ir e frequentar festas seculares, mas sim qual seu objetivo ao fazê-lo.

A bíblia também diz em Mateus 6:21: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

Interpretando esse versículo, entendemos que pode não haver problema em frequentar festas seculares, contanto que o seu coração, ou seja, os prazeres e diversões da tua mocidade, não estejam nisso.

Veja o artigo: ‘’Me alegrei diante do Senhor, e daí?’’

Mas quando isso se torna uma rotina em nossas vidas ou quando é a parte de nossa vida que mais gostamos.

Então estamos depositando nosso coração nisso, deixando os caminhos do Senhor e sentando à roda dos escarnecedores.

ENTÃO O CRISTÃO NÃO DEVE FREQUENTAR FESTAS SECULARES?

festas seculares

Para concluir este nosso debate, gostaríamos de deixar a mensagem de Dani no Salmo 119, versículo 11: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

As festas religiosas ou festas bíblicas, sempre foram tomadas de grande alegria, após uma vitória específica.

E não podemos permitir que festa pagã tome conta das comunidades cristã.

Que venhamos sempre guardar no coração as palavras e ensinamentos do Senhor, para que não pequemos contra ele.

Como Davi diz, também, em seu Salmo 1, seremos bem-aventurados aos não cedermos aos conselhos dos ímpios e se tivermos prazer na lei do Senhor, meditando nela de dia e de noite.

CONCLUSÃO

Ao fazermos isso, frequentar ou não festas seculares se tornará algo totalmente irrelevante em nossas vidas e, mesmo indo a festas “comuns” de vez em quando, saberemos que essa não é a nossa realidade.

Nosso prazer não está nisso e, ainda, que nosso tesouro maior está no céu, e nosso galardão será conquistado ao renunciarmos a esse mundo e abraçarmos ao Senhor.

Pense nisso

Se você gostou deste artigo, curta no Facebook ou compartilhe, clique aqui ou deixe um comentário.

1 Trackback / Pingback

  1. Você está inconformado com este mundo? | REVISTA JOVEM E ADULTO CRISTÃO

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.