O Batismo no Espírito Santo

batismo com espírito santo e fogo

O batismo no Espírito Santo tem dado muitas dores de cabeça, e, fica a dúvida: a conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa; ou uma experiência poderosa com o Espírito Santo?

O Senhor Jesus mandou que seus discípulos esperassem “na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). A grande tarefa da evangelização mundial não poderia ser feita.

Nem mesmo por estes homens que tinham sido discipulados pelo próprio Senhor Jesus – sem a capacitação do Espírito Santo:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” – Atos 1:8

Vejamos alguns aspectos para nosso estudo:

CONTEXTO DA HISTÓRIA DO BATISMO

estudo sobre batismo com espirito santo

No dia de Pentecoste, depois de dez dias esperando pela “promessa do Pai”, os cento e vinte seguidores de Jesus ficaram cheios do Espírito Santo.

Além das manifestações sobrenaturais daquele dia – incluindo a manifestação do dom de línguas, permitindo que os discípulos proclamassem as obras de Deus nos idiomas natalícios dos visitantes estrangeiros que estavam na cidade.

Pedro – que poucas semanas antes tinha negado diante de uma menina que ele conhecesse Jesus – agora pregou com unção e ousadia para uma multidão de pelo menos três mil pessoas.

No seu discurso, Pedro explicou que essa promessa do Espírito Santo estava disponível para os seus ouvintes e seus filhos:

“Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.

Veja o artigo: “Tribulações internas na Igreja”

A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” – Atos 2:38-39

A promessa do batismo, do enchimento, do Espírito Santo foi predita por João Batista e confirmada pelo próprio Senhor Jesus:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” – Mateus 3:11

“E, certa ocasião, estando comendo com eles, ordenou-lhes: Não vos ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” – Atos 1:4-5

Em Atos 2:38 Pedro explicou como nós podemos receber o batismo, a promessa, do Espírito Santo:

OS TRÊS PASSOS ESSENCIAIS PARA O BATISMO

Batismo

a)“Arrependei-vos”

O arrependimento – uma mudança em nossa forma de pensar que traga uma mudança em nossa forma de viver – é o primeiro passo para que nos tornemos filhos adotados na família de Deus. O Senhor Jesus Cristo começou Seu ministério pregando o arrependimento:

“Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” – Marcos 1:14-15

“Mas a todos os que o receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus – filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” – João 1:12-13

b)“E cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados”

O batismo nas águas é uma identificação pública com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, uma confissão de nossa fé nele, e o “sepultamento” de nossa vida velha.

Veja o artigo: “Tirando lições com recursos da natureza”

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” – Romanos 6:3-4

c)“E recebereis o dom do Espírito Santo”

O terceiro passo é de receber o dom do Espírito Santo, mas SABENDO QUE QUANDO ACEITAMOS O SENHOR JESUS COMO NOSSO SALVADOR, ATRAVÉS DA CONVERSÃO, RECEBEMOS O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO. (Deixemos bem claro isso)

CONCLUSÃO

As promessas de Deus são feitas na vida do cristão, quando nos comprometemos a buscar a Tua face. Nada podemos fazer, sem a autoridade do nome de Jesus, e se você quer realmente a manifestação do Espírito Santo, creia em Cristo e busque a eternidade, relatada na Palavra de Deus

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.