Não deva nada a ninguém

A Palavra de Deus ensina que enquanto depender de nós, tratemos para você ser digno e não deva nada a ninguém, este é o ideal do Senhor para seus filhos.

Uma das poucas vezes que se justifica um crédito, é por exemplo, para comprar uma casa e sair do aluguel, que é uma maneira de reciclar dinheiro, ao invés de estar pagando por algo que nunca vai te pertencer, começamos a pagar uma parcela por algo que no futuro será nosso.

Por que a Bíblia descreve o “amor recíproco” como um mandamento, como uma “dívida”? Porque a natureza essencial do amor é a postura da doação.

Em mais de um contexto Cristo Jesus associa a atividade de amar com o cumprimento dos desígnios divinos. “Se Me amardes, obedecereis os meus mandamentos”

‘’O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta’’. Provérbios 22:7

 Então quais os critérios para se pegar emprestado então?

NÃO DEVA O QUE VOCÊ NÃO PODE PAGAR: SE PROGRAME

não deva

Eu decido me endividar e não termino me endividando, é assim dizer, eu tenho a capacidade de escolher que tipo de crédito e em que entidade financeira decido obter esse dinheiro, e se não me satisfazer nenhuma das alternativas, posso desistir de solicita-lo.

Veja o artigo: “Os perigos dos pequenos gastos”

Eu tenho a capacidade de planejar e achar uma saída. Não deva mesmo e fazendo a coisa certa no momento certo. Tudo que for bem planejado, tem maiores chances de dar certo.

Não se esqueça que para sair de uma dívida ou qualquer situação adversa na vida, primeiro precisamos pensar, escolher e colocar em prática o que planejou.

PARCELAS ACESSÍVEIS

romanos 13:8 nviIsso significa que posso pagar tranquilo, é dizer, sim posso pagar uma parcela de trezentos reais assumirei uma de duzentos, os outros cem não utilizarei em outra coisa, vou poupa-lo para que eu possa pagar o crédito o quanto antes.

Veja o artigo: “Princípios da bíblia sobre finanças na família”

Todas as parcelas precisam ser de acordo com o seu salário. Nada pode fugir do seu controlo, caso contrário, as dívidas subirão de uma maneira incontrolável e sem avisos.

Olhe e pense, caso tenha alguma reserva na poupança. Esse dinheiro em reserva, precisa ser em casos de emergências, não sendo gasto com coisas desnecessárias.    

AJUDA DE UM ADVOGADO

não tomaras emprestado

Um advogado. Ainda que o crédito seja bancário, é necessário que você tenha um advogado que defenda os interesses e supervise se o que estás assinando é correto e que está tudo em ordem. Poupar isso pode terminar saindo mais caro.

Veja o artigo: “Como vencer a crise financeira?”

Quando a situação está descontrolado, precisamos buscar a ajuda de um especialista na área, no caso, um advogado

Lamento que muitos cristãos fazem pouco caso de profissionais em diversas área, por exemplo: a pessoa quebra a perna e não quer fazer fisioterapia, porque alguns líderes religiosos falaram que o crente não precisa deste tipo de ajuda, porque Deus cura com a oração. Concordo que Deus é capaz de curar qualquer pessoa, mas Deus usa os meios naturais para operar Suas maravilhas.

CASO NÃO TENHA COMO PAGAR, FALE!

versiculos sobre dívidas

É assim dizer, busco um refinanciamento ou tempo para vender a propriedade, mas dando a cara e não me escondendo de minhas responsabilidades porque isso sempre piora a situação.

Veja o artigo: “Saiba como restaurar suas finanças”

Esses fundamentos te ajudaram a estar melhor posicionado diante de uma situação de desvantagem como a de ser devedor, havendo tomado todas as precauções diante dos efeitos negativos e sempre buscando a quitação do crédito antes.

Eu abençoo a sua vida para que possa ser prudente na utilização do crédito e esta seja uma ferramenta a seu serviço, não que você e sua família esteja ao serviço desses instrumentos financeiros que beneficiem a outros. 

CONCLUSÃO

Não deva nada a ninguém a não ser o amor. Cumpra com seus compromissos e seja um cristão autentico e verdadeiro.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.