As crianças sabem o que é ser luz no mundo?

luz

A bíblia nos ensina que devemos ser sal na terra e luz no mundo, mas será que é uma tarefa fácil para colocarmos em prática? E as crianças, sabem o significado de ser luz no mundo?

Durante o ministério de Jesus, a presença de crianças pode ser notada, embora no contexto social elas estivessem em desvantagem

Pode não ser fácil, mas é possível! e ser luz no mundo para as crianças, adolescentes e jovens deve ser aprioridade, mas os adultos principalmente, porque são eles que ensinam aos demais.

Se para nós é difícil, imagine as crianças, ou adolescentes. Por isso devemos ensiná-las desde de pequenas.

Segue abaixo algumas dicas para trabalhar com as crianças.

FAÇA ESSA ILUSTRAÇÃO

versiculos sobre inocencia

Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe.  

Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura.  Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco.  

Cole cartolina preta no sexto coração.  Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição.  

A luz representa o Senhor Jesus Cristo (João 9;5) mas Ele quem brilhar através de todos os que creem n’Ele.  (Mateus 5:16)

Lição:
As vezes, a luz do crente fica distorcida, porque o seu testemunho não é claro.  (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo).  Esse coração nos lembra os medrosos.  

Veja o artigo: “Filhos de pais separados tendem a abandonar a fé?”

O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para não ser zombada por eles.  Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.

Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste.  

Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado.  Este tipo de crente murmura e reclama de tudo.  Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria.  

Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.

(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida cheia de ciúmes.  E o tipo de crente que fica “verde” de inveja. 

O próximo coração é o vermelho e ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva.  Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros.  

COMO ALGUÉM PODE SER LUZ NO MUNDO NESTE TEMPO?

luz no mundo

O coração seguinte é o branco.  Este é o crente sincero e transparente.  Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa.  

As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).

Que tipo de pessoa é você?  Talvez você se assemelhe a este último.  (Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta).  

Nem um luz brilha em você.  Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo.  O pecado domina o seu coração.  Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário.  

Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:12).  Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.

Você é a luz do mundo!  

TEXTO: “Você é a luz do mundo…” Mt 5:14
ASSUNTO: Testemunhando
SINOPSE: Filipe conheceu um homem etíope e lhe falou sobre Jesus.  Este homem se tornou um crente.  (Atos 8:26-40)

Perguntas chaves:
1-
Você alguma vez falou de Jesus a outra pessoa? 

2- O que você pensa entende quando ouve a palavra “testemunhando?”
3- Os adultos são as únicas pessoas que podem falar da salvação em Jesus? 
4- Como você ouviu falar de Jesus pela primeira vez?

Hoje, eu quero lhe contar uma história da Bíblia que é sobre você.  Um dia um homem estava passando na carruagem dele. Este homem era do país chamado Etiópia.  

Veja o artigo: “O que faz você afastar os filhos da Igreja e de Cristo?”

Esse país localiza-se na África.  Ele era um homem importante, era o responsável por todo o dinheiro do Candace, a Rainha da Etiópia.  Ele estava lendo a Bíblia na carruagem.  

Ele estava lendo o livro de Isaías.  Mas este homem teve um problema.  Ele não entendeu o que estava lendo.  Ele precisou de alguém para lhe ajudar a entender.  

UM SERVIÇO COMEÇA COM UM ÓTIMO MATERIAL

sermão aniversário infantil

Material Necessário:
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina Modo de Preparar Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm.  Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila.

Mensagem Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.

Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma.  Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz.

As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada.  Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis.

Veja o artigo: “Falando de sexo para os filhos: como fazê-lo?”

O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa.  Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia. 

Este velho lampião provê luz barata quando não há energia.  Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.

REFLEXÃO A luz foi criada para brilhar. De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”.  

Você pode fazer a diferença onde estiver.  O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar.  É assim que podemos brilhar por Jesus.  

CONCLUSÃO

Devemos ensinar as crianças a buscar ser luz no mundo, por isso, esteja sempre em oração e dedicação da Palavra de Deus, buscando a Tua face e repassando os ensinamentos Bíblicos para as crianças

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.