O que será um levita?

Trbalhando

Hoje não é incomum ouvir pastores, irmãozinhos de igreja, donos de gravadoras e premiações especulativas usando a palavra levita, se referindo exclusivamente aos cantores de música contemporânea cristã. 

Ser músico cristão não significa ser Levita e nem todo músico é Levita, mas todo Levita deve ser um bom músico.

Veja o Salmos 134:

’Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites.

Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor.

O Senhor que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião’’. Salmos 134:1-3

 Vejamos o real sentido de ser um Levita no passado e o que devemos ser no presente:

O QUE É SER UM LEVITA?

Levita

A Igreja primitiva era cheios de vida, sinceridade, amor, cheios da manifestação da Glória de DEUS, conversão de almas, milagres e prodígios, e principalmente a PRESENÇA DE DEUS.

Você pode achar estranho eu falar que havia a presença de DEUS, mas a Igreja Primitiva e os Verdadeiros Adoradores prezam a PRESENÇA DELE, pois o culto é para ELE.

Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze(12) tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a partir deste momento, esta família teve real importância na vida e no culto Israel.

Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma missão de maior responsabilidade: cuidarem do Tabernáculo

‘’Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;

Mas tu pões os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.

E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.

Veja o artigo: “Quando perdemos a adoração, o inimigo se aproveita?”

E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos.

Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho.

Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim o fizeram’’. Números 1:49-54

Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto. O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia no culto!!!

ENTÃO LEVITA É….

Levita trabalha

 

Podemos, então, entender que Levita é alguém:

  • Que sabe SERVIR;
  • Que entende o seu papel e sua missão no culto

‘’E respondeu Ezequias, dizendo: Agora vos consagrastes a vós mesmos ao Senhor; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de louvor à casa do Senhor. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de louvor, e todos os dispostos de coração trouxeram holocaustos’’. 2 Crônicas 29:31

‘’Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente’’. (Selá.) Salmos 84:4

  • Tem vocação:

‘’E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores’’. Efésios 4:11

Vocação é muito mais que simples aptidão ou dom natural. Ter talento para determinada função na vida e principalmente na Igreja, não representa, necessariamente, que isso seja vocação.

Veja o artigo: “Geração de extravagantes”

Na verdade, hoje enfrentamos uma certa crise no min. de louvor como um todo. Identificar realmente quem é vocacionado ao min. Levítico é um grande desafio. Vocacionado é ser separado por Deus a exercer determinada função.

DEUS CAPACITA SEUS LEVITAS

Capacita

Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita aos Seus vocacionados

‘’Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.

E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,

E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,

E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.

Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã.

Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções’’. Êxodo 35:30-35

Veja o artigo: “Expressões físicas: isso pode?”

A Bíblia nos admoesta que é pecado alguém exercer o min. de Levita e Sacerdote que não tenha sido vocacionado a esta função

‘’Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.

E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra’’. 1 Reis 13:33,34

Não existe Vocação sem antes uma genuína Transformação e Regeneração do Espírito Santos em nossas vidas. É necessário Nascer de Novo;

Jesus nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais.

CONCLUSÃO

Nossa missão é sermos discípulos do Bom Mestre. A adoração é consequência de uma vida de comunhão com o Mestre Jesus. Adorar é aprender com o Senhor no caminho, a isso, eu chamo de Vocação;

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.