Jovem que permanece firme

jovem

O jovem é forte e ao estudarmos todo o contexto de I João 2:14: “Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno”. Poderemos observar que a Palavra nos ensina sobre três níveis de maturidade espiritual: filhinhos, jovens e pais

Grande parte da primeira carta de João é direcionada aos filhinhos, com o objetivo de lhes fortalecer a fé, exortar a respeito do mundo e de seus prazeres, e lhes estimular a respeito da e do amor

Há também uma declaração sobre os pais, eles conhecem a Deus, não só de ouvir falar, mas de andar com Ele.  São maduros espirituais e emocionalmente. 

Mas há também uma forte declaração sobre os jovens.  E deles se diz que são fortes, tem a Palavra de Deus permanente em si e têm vencido o maligno

Mas, será que nós jovens, nos encaixamos nesta palavra?  Seja sincero!  Você se considera um jovem forte no Senhor? Vejamos alguns aspectos para nosso estudo:

O JOVEM CRISTÃO PRECISA SER FORTE SEMPRE

jovem

A Palavra de Deus está sempre presente em todas as circunstâncias da sua vida?  O diabo passa um ‘cortado’ com você ou é você quem passa um ‘cortado’ com ele? 

Quero compartilhar com você está palavra, que tem despertado o coração de muitos jovens entre nós.

A primeira afirmação é que nós jovens, somos fortes.  É certo que a força descrita aqui não se trata da força humana, carnal, mas sim de uma força divina, espiritual. 

E ninguém nasce com força, isto é algo que deve ser adquirido.  Observe um halterofilista, quantos quilos ele não pode erguer com sua força?!  Mas lembre-se, ele não nasceu assim, teve que exercitar muito, gastar muito tempo na academia. 

Assim também nós, no dia em que recebemos a Jesus, recebemos uma porção de força, e agora compete a nós desenvolvermos esta força.

Veja o artigo: “Jovens segundo o coração de Deus”

Você tem força, mas creia, ela tem um limite.  Se o Senhor tem proporcionado situações e circunstâncias para você, situações e circunstâncias que você não se sente forte o bastante para suportar, creia que Ele estará com você. 

Enfrente a situação e você perceberá força sendo gerada, força sendo desenvolvida; Ele te dará uma porção maior de força.  Esta é a academia de Deus, e assim nossas forças serão desenvolvidas plenamente. 

Mas tenha clareza de algo, ser forte no Senhor, não significa nunca cair.  Mas ser forte no Senhor significa permanecer lutando.

TEMOS A PALAVRA DE DEUS

jovem

A segunda afirmação é que nós jovens, temos a Palavra de Deus permanente em nós.  O Verbo de Deus, ou, a Palavra de Deus, é Jesus Cristo.  Ele é o Verbo vivo, a Palavra viva. 

Muitos dizem que estão cheios da Palavra porque leram um ou dois capítulos da Bíblia, e isso não está errado, mas o fato é que em tempos de provação e lutas, estes capítulos terão de funcionar, e da prova, terão que sair aprovados, e da luta, vencedores. 

Muitas vezes não é isso que acontece.  Porque tomamos a Palavra apenas como ‘Bíblia’, e não como Palavra viva de Deus, Palavra revelada, alimento para nosso espírito. 

Veja o artigo: “Não quero ser super-herói”

Creia, todos os jovens que tomam a Palavra de Deus desta forma, a terão permanente em si.  Na prova, sairão aprovados, na luta, saíram triunfantes. 

Pois Jesus, a Palavra viva, foi tomado como vida e alimento para dentro de seu espírito, tornando-se assim a Palavra de Deus permanente em si.  Porém, a permanência da Palavra em nós, dependerá de nossa permanência, constância e perseverança nela.

JOVENS VENCE O MALIGNO

jovem

A terceira afirmação é que nós jovens, já vencemos o maligno.  Talvez não esteja sendo esta sua experiência – vencendo o maligno.  E pode até ser, que você esteja sendo vencido por ele. 

Vencer o maligno, fala de confronto, de guerra espiritual, de combate.  Não combatemos o maligno sentados no sofá de casa, assistindo BBB e comendo pipoca, “mó down”. Todo jovem cristão precisa de uma forma para vencer o maligno.

Este com certeza, tem experimentado derrota.  O Senhor Jesus venceu o maligno na cruz.  Adivinha?!  Nós só podemos vencer o maligno tendo uma vida de cruz. 

Veja o artigo: “Jovens felizes”

E a maneira mais prática para se viver vida de cruz, é nos relacionando.  Afinal, cruz é preferir o outro em honra, é não visar seus próprios interesses, é sofrer o dano, e amar sem fingimento quem quer que seja. 

Queremos vencer o maligno?  Então vamos tomar nossa cruz e seguir as pisadas daquele que nos fez mais que vencedores – Jesus Cristo, nosso Senhor.

CONCLUSÃO

Os jovens são a força que a Igreja precisa, com base na palavra de Deus. Enquanto nos firmamos na santidade e oração, venceremos qualquer inimigo, ainda que pareça impossível

Que Deus abençoe sua vida!

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.