Jovem pode ser consagrado?

Hoje em dia é mais comum vermos pessoas sendo consagradas na presença de Deus e muitos apóstolos, diáconos, pastores e pastoras, mas o jovem pode ser consagrado?

Porém, quando pensamos nessas pessoas, formamos uma imagem em nossas mentes de pessoas de meia idade, com a vida já resolvida, talvez já casados, com filhos e até talvez netos.

Jovem pode ser consagrado? Nunca pensamos primeiramente em jovens, não é?

Durante muito tempo disseminou-se a ideia de que jovens podem ser muito imaturos, não sabem direito o que querem da vida, querem buscar aquilo que lhes dá diversão a todo o momento.

E acima de tudo, querem perseguir incessantemente todos os seus sonhos, sem pensar direito nas conseqüências de seus atos. Será que tudo isso é verdade?

Por causa dessas características e idéias formadas pela sociedade, surge a dúvida geral: será que jovens podem, de fato, serem consagrados?

A partir desse post tentaremos trabalhar essa questão da melhor maneira possível, considerando o que está escrito na Palavra de Deus sobre estas coisas, a fim de chegar à interpretação e conhecimentos verdadeiros. Então, vamos lá!

SAMUEL, CHAMADO POR DEUS AINDA JOVEM:

consagrado

O primeiro exemplo que temos na Bíblia que nos mostra que os jovens podem sim ser consagrados é o de Samuel.

Sua mãe, Ana, era uma serva de Deus, porém não conseguia gerar filhos.

Dessa forma, ela pediu com toda fé que Deus lhe concedesse um filho, e fez um voto:

se Ele a agraciasse, atendendo a sua súplica, ela não tardaria a consagrar o menino em Sua casa.

Podemos ler as palavras de Ana no texto de 1Samuel 1:11, que diz:

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva.

E de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” 

Veja o artigo: “Desafios do jovem cristão no tempo atual”

Portanto, Samuel já estava consagrado antes mesmo de ser concebido!

Existe alguém mais jovem consagrado na história? Acho que não!

Seguindo com a história, Ana concebe a Samuel, e depois dá a luz a ele.

Depois de desmamado, ela o leva para ser apresentado ao Senhor e lá ficar para sempre.

Então, a partir desse momento, Samuel foi literalmente separado para Deus para viver a vida em sua presença.

Diz a Bíblia, em 1 Samuel 2:18, que “Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho.”

Compreendemos que Samuel buscava e se consagrava continuamente ao Senhor, tendo morado sempre sob a tutela de Eli.

Porém, o verdadeiro encontro de Samuel com Deus se passa em 1 Samuel 3: 1-14.

O CONSAGRADO DAVI, O FILHO MAIS JOVEM DE JESSÉ:

consagrado

Outro grande exemplo de jovem consagrado é o de Davi.

Quando Samuel chegou a presença de Jessé pediu para ver todos os seus filhos, a fim de tornar um deles o rei de Israel.

Havendo Samuel visto todos os filhos providos de tantas habilidades, disse, em 1 Samuel: 16: 11-13: “Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu:

Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé:

Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.

Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar.

Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência.

Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.

Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos;

e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.”

Como pudemos observar, Davi era negligenciado por sua própria família, e mais tarde por todo um exército por ser jovem demais para ser consagrado rei e, posteriormente, lutar contra o gigante.

Primeiramente, nem o consideraram como possibilidade de ser rei, até que Samuel –

que foi consagrado desde o ventre e escutou a voz de Deus ainda menino – perguntou a Jessé sobre o filho mais moço.

Então, Deus falou que era ele o seu escolhido, e então foi ungido e consagrado.

Depois de ser apresentado diante da presença de Deus, Davi lutou contra um gigante sem armadura ou espada, mas apenas com cinco pedras, uma espécie de estilingue.

E acima de tudo, sua fé de que o Senhor dos Exércitos lhe concederia a vitória.

Ou seja, só depois de ser consagrado Davi derrotou o gigante, confiando em Deus que teria vitória, mesmo sem ter as mesmas armas que o inimigo.

E ONDE NÓS ESTAMOS NESSA HISTÓRIA?

consagrado

Portanto, para nos consagrarmos e sermos abençoados por Deus precisamos nos dispor a seguir seus caminhos, seus mandamentos, e principalmente confiar que Ele nos trará a vitória no momento certo.

Não importa se não temos armas para atacar o inimigo, que nos dias de hoje pode ser visto como todas as tentações e aflições que essa vida nos traz, principalmente quando somos ainda jovens.

Se escolhermos servir a Deus e nos consagrar a Ele desde jovens, ele certamente será fiel a nós e grande será o nosso galardão por escolher a boa porção.

CONCLUSÃO:

Vamos pensar na seguinte mensagem em Mateus 22:14: “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.”

Deus nos chama a todo momento, Ele procura trabalhadores para sua seara, e consagra aqueles que se dispõe a estar em Sua presença.

Basta dizer “Eis-me aqui, Senhor!” e então Ele nos consagrará e usará da forma devida para trazer o crescimento do Seu Reino.

E mais, que a cada dia de nossas vidas venhamos ser mais como Maria, na passagem em que ela e sua irmã, Marta, recebem Jesus em sua casa.

Enquanto Marta fica atarefada, arrumando a casa e todo o resto, Maria fica apenas aos pés de Cristo.

Muitas vezes somos muito como Marta que, apesar de amar muito ao Senhor, se ocupou com afazeres que,

mesmo sendo importantes, não deveriam ser feitos naquele momento, pois Jesus estava em sua casa!

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.