Qual a idade certa para um cristão iniciar um namoro?

namoro cristão

A grande pergunta que muitos cristãos, líderes de jovens e principalmente os pais fazem (sobre namoro), é sobre a idade certa para iniciar um namoro.

Não é fácil responder essa pergunta, em se tratando do mundo em que vivemos hoje.

Alguns pais dizem que os filhos não podem namorar com a idade de 15 anos.

Isso porque eles precisam pensar nos estudos e também não há um propósito de casamento no momento.

Se não há um propósito de casamento com essa idade, eles entendem que as tentações do mundo, poderiam entrar na vida destas ‘’crianças’’ adolescentes”.

Então qual é a idade certa para iniciar um namoro?

Vejamos a seguir:

DEFININDO O NAMORO

iniciar um namoro

Antes de entrarmos na questão de qual seja a idade certa sobre um cristão iniciar um namoro, vamos entender o que que é o namoro e como a Palavra de Deus trata desse assunto.

Primeiramente, na Bíblia não existe nenhuma passagem referente ao namoro, muito menos qual a idade certa para namorar.

A Bíblia apenas menciona os compromissos pré-nupciais, que é equivalente ao noivado e os pós-nupciais, que estão relacionados com casamento e sexo.

Um exemplo de relacionamento pré-nupcial é o de Maria e José, os pais de Jesus:

“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, ia se casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo.” Mateus 1:18 (veja também Lucas 1:27).

E na antiguidade, os casamentos aconteciam cedo. Uma vez, escutei um pregador dizendo que Maria tinha aproximadamente treze anos quando se casou com José.

Veja o artigo: “(VÍDEO) Ficar é errado?”

Em algumas situações na Bíblia, em que os noivos só se conheceram no casamento, como no caso de Isaque e Rebeca:

“Então Isaque levou Rebeca para a barraca onde Sara, sua mãe, havia morado, e ela se tornou sua mulher. Isaque amou Rebeca e assim foi consolado depois da morte de sua mãe.” Gênesis 24:67

Nesse caso, Isaque e Rebeca não se conheciam pessoalmente. E no momento em que se viram, Isaque a tomou por esposa e o casamento foi consumado por meio do ato sexual.

A palavra namoro, de acordo com o site significados, significa “a relação entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências.

É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo marital perante a lei civil ou religiosa”.

O TEMPO CERTO PARA INICIAR UM NAMORO

iniciar um namoro

O que podemos perceber é que o adolescente tem pressa de começar a namorar, porque já tem outros colegas que namoram e a pessoa pensa que vai acabar ficando sozinha.

Em qual época se deve iniciar um namoro?

Além do mais, hoje em dia é muito comum ver crianças de dez, onze anos dizendo que já deram o primeiro beijo e fazer outros tipos de comentários.

Só que a Palavra de Deus em Eclesiastes 3:1 nos diz o seguinte: “Para tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.”

Veja o artigo: ”(VÍDEO) Mas se ficar é errado, como vou conhecer alguém?”

Por essa razão, podemos dizer que até mesmo o namoro tem tempo certo para começar e o tempo certo é o que o Senhor determinou para a sua vida.

O tempo certo é quando a pessoa se entregou completamente ao Senhor e está esperando pacientemente, como diz o salmista Davi nos Salmos 40:1.

Quando a pessoa está na ansiedade para encontrar um namorado ou namorada, tende a entregar o coração para qualquer um.

E nem sempre quem está na igreja serve realmente ao Senhor.

Por esse motivo, buscar a Deus acima de todas as coisas é essencial para não se deixar enganar.

Pois o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9).

Vários fatores devem ser levados em consideração, e as condições culturais e socioeconômicas devem ser levadas em consideração, pois no casamento elas aparecerão em níveis bem acentuados.

E se o seu relacionamento não foi submetido a Deus desde o início, a chance do casamento falhar é muito grande.

Ou como namorar alguém, se você não tem nem dinheiro para levar o namorado ou a namorada para comer um lanche?

O namoro é seu, portanto a responsabilidade financeira também é.

O QUE AS IGREJAS ACONSELHAM SOBRE A IDADE CERTA PARA O NAMORO?

iniciar um namoro

Por essas e outras razões que algumas igrejas permitem o namoro somente a partir dos dezoito anos, pois nessa idade a pessoa já tem planos mais maturidade para tomar decisões, além da maioridade legal.

Obviamente, não é uma via de regra. O tempo de Deus na vida de cada um ocorre de uma maneira, em tempos distintos.

Veja o artigo: “(VÍDEO) Depois de um ano de namoro devo casar?”

Por isso, mais uma vez, busque orientação do Senhor.

E lembre-se: namoro cristão deve ocorrer em santidade. Em I Cor. 7:9, Paulo nos diz que é melhor casar do que abrasar, sendo assim, ao iniciar um namoro considere o tempo até o casamento.

Namoro muito longo pode fazer com que ambos caiam em tentação.

É preferível casar mais cedo do que cair no pecado e trazer grandes marcas na alma.

CONCLUSÃO:

Finalizando: o tempo certo é o que o Senhor estabeleceu para cada um.

Ele conhece as suas necessidades e cuidará de cada desejo do seu coração. Confie Nele.
Pense nisso

Se você gostou deste artigo, curta no Facebook ou compartilhe, clique aqui ou deixe um comentário.

Be the first to comment

Deixe um comentário...