Formas de ensino na Igreja primitiva

ENSINO

Você sabe como era o ensino na Igreja primitiva? Talvez não saiba a resposta, mas neste artigo veremos algumas coisas muito interessantes relacionados ao estudo, dedicação e costume de aprender sobre o seu criador, que muitos não imaginavam que seria desta forma.

Nos dias atuais, os ensino religioso tem sofrido um queda significativa em nossas Igreja, mesmo com toda tecnologia, facilidade de pesquisar na internet, procuras por materiais de apoio teológico, dicionários em grego, hebraico e aramaico etc.

Existem até mesmo os cursos online, onde estuda Teologia em casa, e com muita facilidade. Nesta estudo, analisaremos as formas de ensino na Igreja antigamente.  

Vejamos alguns aspectos para nossa meditação

PORQUE SE TORNOU IMPORTANTE O ENSINO NA IGREJA PRIMITIVA?

igreja

  • Para educar as pessoas para o novo caminho;
  • Porque a Igreja estava crescendo. 

Como não havia literatura escrita sobre educação neste período, quais eram as bases usadas para se obter informações?

  • Contexto da pregação;
  • Atividade missionária;
  • Crescimento e exposição da Igreja;
  • Produção literária.

MÉTODO DE EDUCAÇÃO USADOS PELA IGREJA PRIMITIVA

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1º Método: O Contexto – Vida diária dos cristãos

Como era viver diário naqueles dias?

  • Os cristãos se levantavam ao raiar do dia para orar;
  • Geralmente não comiam pela manhã;
  • Gastavam pouco tempo com higiene pessoal;
  • Não mudavam de roupa para as atividades do dia;
  • Roupas e calçados eram simples;
  • Os homens não se adornavam, pois consideravam isso uma ofensa à sua aparência;
  • Não frequentavam os lugares de divertimento da época (teatro, cinema, arena);
  • Usavam banhos públicos (lugares de má reputação moral), porém com muita discrição pessoal. Para as mulheres significava limpeza e purificação e para os homens, apenas limpeza;
  • O Banho não poderia ser visto como fonte de prazer;
  • Eles dormiam num sofá simples e não em camas macias;
  • Havia muitas profissões nas quais não trabalhavam, poe causa do testemunho pessoal;
  • Oravam pelo menos três vezes por dia, à terceira, sexta e nona hora.

Refletindo sobre o contexto da vida diária dos cristãos primitivos

  • Como sabiam os cristãos que deveriam agir de modo diferente?
  • Como sabiam quais diferenças que deveriam demostrar?
  • Como sabiam os princípios que deveriam marcar a diferença entre eles e seus vizinhos judeus, gregos ou romanos?
  • Como entendiam a mudança que sentiam em suas vidas?
  • Como vestir-se, como agir, o que comer, o que sentir?

Resposta

  • ELES FORAM ENSINADOS A VIVER NO CAMINHO!!

2º Método: A educação através da comunidade cristã

  • Não havia prédios importantes;
  • Não havia hierarquia;
  • Não havia Seminários Teológicos ou Faculdades cristãs;
  • Não havia escola bíblica dominical;
  • Não havia corais;
  • Não havia equipe de louvor;
  • Nem sistema de som;
  • Nem mesmo o NOVO TESTAMENTO eles tinham (estava sendo escrito);
  • Relembravam as histórias e os ensinos de JESUS;
  • Encontravam-se nas casas;
  • Comiam juntos: 

”E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. Atos 2:42

  • Tudo que eles tinham era a vida em comunidade

”Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas.” Atos 20:20

  • Encontravam-se diariamente para orar no Templo e de casa em casa.

3º Método: A educação através da literatura

Fontes literárias de ensino

  • As cartas do Apóstolo paulo;
  • Aos Romanos;
  • Aos Cotíntios;
  • Aos Gálatas;
  • Aos Efésios;
  • Aos Filipenses;
  • Aos Colossenses;
  • Aos Tessalonicenses;
  • A Timóteo a Tito e a Filemon.

OBSERVANDO OS TEMAS GERAIS NAS CARTAS DE PAULO A TIMÓTEO

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1º O ensino é essencial para manejar corretamente a Palavra Inspirada (2 Tm 2.14, 15; 3. 16,17.

2º O ensino é necessário para a firmeza na fé ( 1 Tm 4.6, 11,16; 6.3-5; 2 Tm 4.3).

3º O ensino é útil para o estabelecimento de lares harmoniosos (1 Tm 6.1,2).

4º A Capacidade para ensinar é um dos requisitos para Pastores e outros líderes espirituais (1 Tm 3.2; 2 Tm 2.24).

5º o Ensino é corolário essencial da leitura bíblica, da exortação e da pregação (1 Tm 4.13; 2 Tm 4.2)

6º O ensino [e apresentado por Paulo como sendo indispensável à perpetuação da fé ( 2 Tm 2.2).

Fontes literárias de ensino – O DIDACHÉ

A obra apresenta linguagem clara e concisa e impulsiona o discípulo à prática.

Divide-se em três partes:

Parte I – Cap. 1-6:

É um tratado moral para catecúmenos. O Conteúdo ético desta primeira parte é de origem judaica, orientando-se no esquema dos dois caminhos:

Cap. 1-4 trata do caminho da vida;

Cap. 5 trata do caminho da morte;

Cap. 6 faz uma síntese.

A base do caminho da vida é o mandamento do amor a Deus e ao próximo, com muitas outras sérias advertências.

Parte II – Cap. 7-10:

Cap. 7: É um antigo ritual litúrgico, contendo ilustrações sobre a administração do batismo;

Cap. 8: Jejum e a oração;

Cap. 9 e 10: A celebração eucarística.

Parte III – Cap. 11-15:

São instruções relativas à vida comunitária. Trata-se da hospitalidade para com os apóstolos, ou seja, os pregadores itinerantes (girovagos), dos profetas e dos peregrinos em geral. recomendando bondade e prudência; da santificação e das qualidades requeridas do bispo e do diácono e sua eleição.

Veja o artigo: ”Curiosidades sobre os Levitas”

Conclusão da DIDACHÉ:

O Cap 16: Mandar guardar a vinda do SENHOR!

CONCLUSÃO

Os nossos antepassados deixaram o exemplo de dedicação e fé na obra de Deus. Mesmo com poucos recursos, eles acreditaram e tiveram a confiança em Cristo Jesus, numa salvação baseada nos ensinos de Jesus e dos apóstolos.

Que Deus possa luminar nossas mentes e corações, para recebermos melhor a obra de Deus neste tempo presente.

Pense nisso e siga em frente

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