Fadiga no trabalho: As doenças relacionadas a fadiga

tipos de fadiga no trabalho

Dada a diversidade de definições existentes sobre a fadiga no trabalho, será bastante complexo encontrar uma definição que seja globalmente aceite.

Em contexto de trabalho, a fadiga é um estado de esgotamento mental e/ou físico que reduz a capacidade do individuo para realizar a sua atividade de forma segura.

Cansaço e desânimo costumam estar relacionados à rotina de quem passa horas presa no trânsito todos os dias ou tem de dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, culminando em esgotamento físico e mental.

Mas, se você se sente exausta logo depois de acordar, observe-se. Isso pode significar doença à vista.

“Esgotamento persistente, sono agitado e ronco indicam apneia.

cansaço, irritação e choro sem motivo podem caracterizar depressão”, aponta Cláudio Rufinom, clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Confira os principais males que podem estar por trás da fadiga e despeça-se deles.

PRINCIPAIS MALES QUE A FADIGA NO TRABALHO CAUSAM

fadiga no trabalho

1. Anemia

Falta de ferro no organismo causa sono, desânimo, queda de cabelo e falta de ar. Nas mulheres, isso ocorre com mais frequência durante a menstruação, por causa da perda de sangue.

2. Apneia

Como o ronco provoca despertares breves durante a noite, a qualidade do sono diminui drasticamente, deixando qualquer um mais “devagar” durante o dia.

3. Depressão

Apesar da origem psíquica, a doença causa indisposição, sim. E a culpa é do processo inflamatório que ocorre dentro dos neurônios, atrapalhando seu funcionamento.

4. Diabetes

Altos níveis de açúcar no sangue fazem a pessoa urinar mais, emagrecer e perder massa magra, provocando cansaço muscular.

5. Distúrbios da tireoide

Tanto o hipertireoidismo (quando a glândula trabalha demais) quanto o hipotireoidismo (quando ela fica lenta) fazem o coração bater mais rápido, causando cansaço extremo.

6. Doença cardíaca

Coração problemático não bombeia o sangue direito para todos os órgãos, que tendem a entrar em falência, desencadeando uma baita fadiga.

7. Fibromialgia

As dores constantes levam à debilitação física, além de comprometer a qualidade do sono.

8. Infecções

Concentrar todas as forças na luta contra o agente infeccioso pode provocar esgotamento físico. Além da febre, portanto, nota-se uma diminuição da vitalidade da pessoa.

DICAS PARA MELHORAR ESSE QUADRO

fadiga no trabalhoPratique exercícios:

Melhorando a circulação do oxigênio no organismo, o coração, o pulmão e os músculos conseguem transformá-lo em mais energia.

Existem pessoas que se dedicam a ter uma vida de atividades físicas intensas, em busca do corpo perfeito, mas não é essa a nossa intenção, publicando este artigo.

Alimente-se regularmente:

Comer a cada três horas afasta a fadiga e evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, que provoca a falta de energia. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e ômega-3 devem fazer parte do cardápio diário.

Quando comemos as chamadas ”besteiras”, a probabilidade de nosso organismo sofrer os efeitos colaterais delas, são muito grande. 

Durma bem:

Descansar pelo menos oito horas por noite aumenta a disposição. Quer dormir bem? Vá para a cama sempre no mesmo horário. E nada de ver TV, usar o computador ou se exercitar até três horas antes de se deitar. Evite também as refeições pesadas e o álcool ou bebidas à base de cafeína.

Não seja mais uma no meio da multidão, que não faz nada para melhorar

Faça atividades que dão prazer:

Diminuir o estresse é fundamental para acabar com o cansaço. E não há forma melhor de estimular o corpo e o cérebro do que se dedicar a uma atividade prazerosa. Qual é a sua?

Veja o artigo: “Alerta: consumo de gordura aumenta o risco de depressão”

Talvez você deva assistir uma partida de futebol, ou quem sabe ir a um passeio ou assistir um bom filme. Todas essas atividades, ajudam a baixar o stress do trabalho ou estudos, mesmo que não tenha tempo, se esforce para conseguir realizar-las.

Seja uma pessoa do lazer e da felicidade pessoal. 

Beba água mesmo sem sentir sede:

Manter o corpo hidratado é uma excelente maneira de diminuir o cansaço, já que as células precisam se dar ao trabalho de extrair a água da circulação.

A água também tem o poder de limpar o organismo, caso tenha comido algo pesado. Beba bastante água neste caso, para ela fazer o seu serviço de desintoxicação do organismos.

PROCURAR UM MÉDICO É O INÍCIO DA CURA

prevenção da fadiga no trabalho

Se a fadiga não vai embora, consulte um especialista. Ele poderá pedir um check-up (conjunto de exames, como hemograma e teste de glicemia), que ajudará a identificar o que está prejudicando a sua disposição.

Veja o artigo: “7 dicas para o cristão perder peso de forma saudável”

Não temos o costume de procurar um médico, achando que isso é besteira. Só procuramos um especialista, quando as coisas pioram ou saem do controle.

Consulte um médico para poder atende-lo da melhor forma, e combater a fadiga no trabalho

CONCLUSÃO

Espero que essas dicas te ajudem a evitar a fadiga no trabalho, e tenham uma boa utilidade. Sabemos que a saúde é primordial para sua produtividade e também para a empresa que trabalha.

Que Deus te ajude a continuar na jornada de trabalho, com saúde, perseverança e muita fé

Pense nisso e siga em frente

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6 Comentários

  1. Muito interessante o blog. Mas minha reclamação são minhas dores. Quando sofri uma crise de dores de cabeça, o médico me falou desse travesseiro nasa terapêutico . Alguém aqui conhece? Parece que melhora até insonia.

  2. Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando enfrentei uma crise de dor lombar, o médico me falou desse colchão magnético . Alguém daqui já usou? Falaram que cuida até insonia.

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