Como tornar o estudo bíblico dos jovens mais dinâmicos?

estudo bíblico

Sabemos que a grande dificuldade das Igrejas evangélicas em geral, é a frequência dos alunos no estudo bíblico da Escola dominical.

A impaciência é uma das características da vida moderna. As pessoas, a cada dia, estão mais ansiosas, o que contribui para o aumento das dissensões e do desinteresse em estudar a Palavra de Deus. 

O Fato é que a falta de um bom professor e de estudos mais dinâmicos, tem sido a causa do afastamento dos irmãos.

Mas neste artigo, gostaria de dar algumas dicas para tornamos o estudo dos jovens mais dinâmicos.

Vejamos alguns aspectos para o nosso estudo de hoje:

SEJA PRÁTICO NO ESTUDO BÍBLICO

estudo bíblico

1.Assegure-se que o conteúdo é realmente bíblico. O estilo não é tão importante como o conteúdo. É por essa razão que devemos nos assegurar que o conteúdo é verdadeiro.

2.Utilize situações atuais para ilustrar os estudos. Tenha uma assinatura de um jornal local ou alguma revista de notícia é uma boa ideia.

3. Lembre-se que existem vários estilos de aprendizagem. Existem jovens em nosso grupo que aprendem de diferentes maneiras. Informe-se sobre os diferentes estilos de aprendizagem e utilize-os em seus ensinamentos.

4.Utilize uma variedade de maneiras para comunicar. Os dramas, diálogos, mesas redondas, debates, estudos de caso, jogos e qualquer outra ideia criativa são excelentes maneiras de dar estudos bíblicos produtivos.

5. Assegure-se de ter estudado o contexto da passagem bíblica. Existe um grande perigo de tirar uma passagem bíblica de seu contexto com o desejo de dizer algo. 

6.Converta-se em um facilitador. Os estudos bíblicos são muito mais efetivos, se permitimos que todos participem. Somente fique atento em não permanecer na opinião de cada pessoa.

Veja o artigo: “45 princípios básicos que todo cristão deve saber”

É importante levar as pessoas até o verdadeiro ensinamento da passagem. Hoje em dia escutamos muito: O que você pensa dessa passagem? Está muito bem que eles deem sua opinião, mas não podemos deixar que eles permaneçam ali. Temos que ir mais além e chegar a verdadeira lição da passagem.

7.Considere seriamente os grupos pequenos. Está claro que o dialogo acontece melhor em um grupo pequeno, do que em um grupo grande. Se o estudo bíblico demanda um diálogo mais pessoal é sugerido que os meninos tenham seu próprio grupo e as meninas tenham os delas.

8.Até onde for possível, permita que seja os jovens que comparta o estudo. É incrível a diferença que faz, que seja um do mesmo grupo de jovens que ensine ou facilite o estudo bíblico.

CONCLUSÃO

Não deixe de estudar o conteúdo a ser aplicado e sempre revise a matéria. Lembre-se que através do seu estudo, muitas pessoas poderão crescer espiritualmente e até mesmo chegar ao conhecimento do Senhor Jesus.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.