Como ter esperança em tempos tenebrosos?

Esperança em Deus

Vivemos em um mundo que diariamente nos traz mais perguntas do que respostas. Muita violência, enfermidades, falta de esperança, degradação dos valores cristãos e familiares, crise financeira e corrupção. Onde iremos parar?

Parece que todas as coisas nas quais depositamos nossa confiança estão desmoronando a cada dia que passa.

E uma pergunta fica em nossas mentes: como podemos ter esperança em tempos tão tenebrosos?

Esse é o assunto deste artigo e espero que você abra a sua mente para a aplicação deste estudo:

PARA TERMOS ESPERANÇA É PRECISO CLAMAR AO SENHOR

Esperança em Deus

No Salmos 46.1-7 fala de algo crucial para a raça humana nestes dias de perplexidade e caos:

‘’Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.’’

A Palavra de Deus diz que Ele é o nosso socorro bem presente na angústia. Isso significa que Deus que chamar a atenção da humanidade para o fato de que ainda que todas as coisas sejam abaladas, Ele continua sentado no Seu Trono de autoridade, domínio e governo e que tudo está em Seu controle. A principal esperança do cristão, é saber que Deus sempre estará conosco.

A Terra continua suspensa no espaço pelo Seu grandioso poder, o sol não deixa de cumprir o seu percurso até que, ao fim de cada dia, ele se retira cedendo seu lugar a lua para que ela ilumine a noite.

TENHA UMA VISÃO DE ESPERANÇA SEMPRE

Esperança em Deus

Quando Deus lhe dar uma visão, mantenha-a diante de você em todo tempo e corra na direção dela.

A Bíblia diz: ‘’ Pois a visão é ainda para todo tempo determinado…espere-o, porque certamente o verá’’ (Habacuque 2.2)

Você pode não saber como vai conseguir sair da posição onde está agora para chegar aonde sua visão por fim o levará – mas Deus sabe. Portanto peça a Ele para revelar a você qual é o próximo passo. Tenha realmente uma visão de esperança, para alcançar bons resultados na sua vida.

Onde quer que você esteja hoje, seja na prisão como José, em uma cozinha comunitária para os pobres no interior da cidade ou em casa cuidando das crianças pequenas, Deus cumprirá a visão que Ele plantou no seu coração.

Veja o artigo: ”Tragédias não representam o fim”

Quanto mais você conseguir enxergar a si próprio á frente de um conselho administrativo, abrindo o seu próprio negocio, servindo no ministério, escrevendo seu primeiro livro, ou ajudando as pessoas através dos seus dons, mais cedo ou mais tarde isso se tornará realidade.

Antes que uma visão se torne clara, Deus sempre nos enche de esperança e vitórias. Portanto agarre sua visão e corra para a esperança com o Senhor. Deixe Cristo  te motivar gradativamente.

Acredite em Deus e muda a sua visão atual para um agente ativador da esperança, chamado Cristo Jesus.

NÃO SEJA ANSIOSO, MAS GUARDE A SUA FÉ

Esperança em Deus

Existem coisas dentro de você que precisam ser tratadas antes que você possa seguir em frente. Toda sua experiência desde o nascimento até  esse momento ajudou a moldar a esperança que há dentro de você.

Tudo de bom ou ruim que acontece com você, serve para determinar como agirá e reagirá pelo resto da vida.

O Apóstolo Paulo fala sobre ‘’esquecendo o passado e aguardando ansiosamente o que está por vir’’ (Filipenses 3.13).

Diante desta afirmação de Paulo, você pergunta: ‘’O que Paulo tinha para esquecer? Muita coisa! Sob as ordens de Paulo, Estêvão, o primeiro mártir cristão, foi apedrejado até à morte enquanto ele apenas observava.

Antes de encontrar Cristo na estrada para Damasco, Paulo aprisionava os cristãos e os condenava à morte. O fato é que se ele não tivesse superado seu passado, nunca teria escrito a metade do Novo Testamento e nem ajudado a estabelecer uma Igreja que durariam dois milênios.

A pergunta é a seguinte: Paulo era perfeito? Nem de longe! É por isso que ele disse ‘’… continuo trabalhando para aquele dia, quando finalmente terei tudo aquilo para que Cristo me salvou e Ele quer que eu seja.. não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: esquecendo o passado e aguardando esperançoso  aquilo que está à frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em virtude do que Cristo Jesus fez por nós’’ ( Filipenses 3.12-14),

Portanto irmão (a) guarda sua fé, controle a ansiedade porque Deus quer renovar sua esperança, para um patamar superior.

ESPERANÇA EM DIAS MELHORES GERA ALEGRIA

Esperança em Deus

Confiar em Deus é muito mais simples do que não confiar Nele. Quando você duvida de Deus, da Sua Palavra e das Suas promessas, você só poderá contar com seus próprios planos e pensamentos para resolver seus problemas.

O resultado é o stresse. Tire um instante e leia os três versículos a seguir, e depois pense com atenção no que eles querem dizer: ‘’Mas a mensagem que eles ouviram de nada lhe valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram. Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso’’ (Hebreus 4.2-3)

Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas’’. (Hebreu 4.10)

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)

Veja o artigo: ”Seguindo em frente quando a vida lhe der um tombo”

Como você deve se aproximar de Deus? Com fé! A Bíblia diz: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Então que dizer que quando você se aproxima de Deus, você é responsável por crer. E quando faz isso, você recebe a Sua alegria e paz.

Essa duas coisas são parte da vontade de Deus para você, elas foram compradas e pagas na cruz. A obra de Cristo já está consumada, a sua parte é crer. Ao fazer isso, Deus responde e abençoa você sempre!

NÃO TENHA VERGONHA DE PEDIR AJUDA A ALGUÉM

Esperança em Deus

Deus colocou pessoas ao seu alcance que estão dispostos a ajuda-lo. Se você não aceitar a ajuda delas, ficará frustrado e elas não ficarão realizadas porque não estão usando os seus dons. Para sua esperança aumentar, Deus não chamou você para fazer tudo, para todo mundo, todo tempo. 

Não há nada de errado em precisar de pessoas e pedir ajuda, na verdade, é errado precisar de ajuda e ser orgulhoso demais para pedir. Pelo fato de os filhos de Israel contarem com Moisés para tudo, ele tentava ser ‘’tudo para todos’’. E quando ele chegou ele chegou a ponto de ruptura.

Então seu sogro sugeriu que ele delegasse parte da sua autoridade e deixasse que outros tomassem as decisões menos importantes enquanto ele tomava as mais importantes.

Deus certo! Moisés fez o que Jetro sugeriu e isso permitiu que ele tivesse êxito na sua missão. Além disso, os que estavam sobre a sua liderança puderam ter uma sensação de realização também. Precisamos de palavras de esperança

Foi uma situação onde todos ganharam, e o trabalho foi feito corretamente!. A pergunta que faço é o seguinte: Você está reclamando porque as pessoas estão colocando exigências demais sobre você?, e tem muita coisa para fazer? 

Cuidado! A Bíblia adverte quanto a desenvolver uma ‘’opinião exagerada sobre a sua própria importância’’ (Rm 12.3).

Peça ajuda. Você durará mais e desfrutará mais a vida se fizer isso! Também precisamos de palavras de fé e esperança e esperar em Deus.

Não se preocupe, porque Deus vem me socorrer sempre!

NÃO DESISTA – SIGA EM FRENTE

Esperança em Deus

Quando o Rei Davi e seus homens retornaram depois de uma batalha, descobriram que os Amalequitas haviam queimado suas casas e levado suas famílias como prisioneiros. Eles ficaram arrasados. Choraram até suas lágrimas secarem. Então Deus falou com eles e disse: Persiga… alcancem…e recuperem tudo’’. 

Então não importa o quanto a sua situação pareça ruim agora, não desista. Chore se for preciso, depois enxugue as lágrimas e mova-se na força de Deus.

Avance para recuperar o que o inimigo roubou de você. Se necessário, faça isso aos poucos, um centímetro de cada vez, recorrendo a força à força Dele e não a sua. Sua esperança dependerá de como você reage as dificuldades da vida.

Veja o artigo: ”Remédio infalível para prevenir a preocupação

Paulo escreveu: ‘’Não desanimemos nem fiquemos cansados e nem deixemos de agir nobremente e de fazer o que é certo, porque no devido tempo e na hora certa colheremos, se não relaxarmos e perdemos a coragem e desmaiarmos’’ (Gl 6.9). Nenhuma esperança morre quando acreditamos em Deus!

Deus não vai desistir  de você, portanto não desista Dele! Ele prometeu na Sua Palavra: ‘’Quando você atravessar as águas, eu estarei com você, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. 

Não desista, vá em frente! É fácil desistir, mas é preciso ter fé para avançar e reconquistar. Quando a sua fé honra a Deus, Ele honra a sua fé! E com seu lado você pode sair dessa situação mais forte do que quando entrou.

CONCLUSÃO:

Depois de entender os fatos presentes, você pode seguir em frente com confiança. Se você é um Cristão que precisava de um pontapé inicial com Esperança, então este artigo definitivamente foi o pontapé inicial para que isso aconteça.

Independentemente de como você estar hoje, não basta sentar-se e esquecê-lo. Coloque-o em bom uso para que você possa obter o sucesso. Creditar em Deus, que é realmente o que cada Cristãos quer, certo? Claro!

Pense nisso!

Se você gostou deste artigo, curta no Facebook ou compartilhe, clique aqui ou deixe um comentário.

Be the first to comment

Deixe um comentário...