Equipe de louvor e adoração afinado

BANDA

FALTAM ALGUNS MINUTOS PARA O INÍCIO do culto e a equipe de louvor e adoração está a postos. Ouvimos o som das cordas do violão sendo afinadas.

São seis cordas, cada uma com um som diferente — mi, si, sol, ré, lá e mi (mizinho) —, mas quando afinadas corretamente soam bem, como se fossem uma coisa só.

E na equipe de louvor, as pessoas estão afinadas? A palavra pessoa vem do latim persona, que dá o sentido de ´o som de cada um´. Pessoas têm som. Cada pessoa, um som diferente.

Cada som é importante, único e bom. Quando colocamos todos estes sons juntos eles precisam estar afinados ou o resultado nunca será música, mas sim barulho. Como fazer para afinar pessoas?

Vejamos alguns aspectos para o nosso estudo de hoje:

COMO FAZER PARA AFINAR A EQUIPE DE LOUVOR E ADORAÇÃO?

Equipe de louvor e adoração

PRECISAMOS DE UM DIAPASÃO. O diapasão é um instrumento que nos oferece uma referência para afinação. 

Nosso modelo é Jesus. O padrão que o membro de uma equipe de louvor precisa espelhar é o mesmo de todo cristão.

Amar como Jesus amou, perdoar como Jesus perdoou e servir como Jesus serviu. Uma equipe de louvor e adoração é antes de tudo uma equipe de discípulos de Jesus, 

PRECISAMOS DE OUVIDOS. Para afinar o violão precisamos ouvir o diapasão e ouvir o som da corda.

Para afinar pessoas precisamos ouvir as pessoas e precisamos ouvir o Espírito Santo — lembre-se que nosso diapasão é uma Trindade.

Na prática, isso significa interessar-se verdadeiramente pelas pessoas. Significa também interessar-se por aquilo que Deus está fazendo na vida daquela pessoa e colaborar com isso.

Veja o artigo: “O Reino de Deus e Sua arte”

PRECISAMOS AFINAR UM DE CADA VEZ. Assim como no violão, cada corda é afinada de uma vez. Pessoas devem ser consideradas individualmente.

Músicos geralmente não são tratados por quem são, mas pelo que fazem ou podem produzir. Por trás do instrumento existem adolescentes, jovens, homens e mulheres casados ou solteiros, pessoas que têm sonhos, decepções, alegrias, tristezas, necessidades, história, vida etc. 

PRECISAMOS DE DUAS MÃOS. No caso do violão, uma das mãos faz as cordas soarem e a outra aperta ou afrouxa as tarraxas para encontrar a afinação ideal.

Para afinar pessoas também precisamos de duas mãos: a humana e a divina. Alguém precisa se voluntariar para cuidar das pessoas da equipe de louvor.

Veja o artigo: “O que será da adoração no futuro?”

No entanto, a obra de formar — ou transformar — vidas não se realiza através de esforço humano. Precisamos encorajar, confiar, esperar e celebrar a obra do Espírito Santo na vida de cada um.

PRECISAMOS DE UMA CORDA PARA AFINAR A OUTRA. Ao afinar o violão, uma corda colabora na afinação da outra. Pessoas precisam de pessoas. O relacionamento dentro da equipe é fundamental. Precisamos fazer deste grupo uma família cristã e não apenas numa banda.

PRECISAMOS DE TENSÃO. As cordas do violão são afinadas pela pressão. Pessoas também. Quando olhamos para os membros de uma equipe com pessoalidade, quando ouvimos seu coração e quando deixamos Deus nos usar.

CONCLUSÃO

Tudo isso só acontece no contexto da comunidade cristã. Ter uma equipe afinada tem mais a ver com pastoreamento que com técnicas motivacionais ou dinâmicas de grupo. Que o som das pessoas da nossa equipe de louvor seja um doce para Deus.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.