Em que a timidez atrapalha seu ministério?

Timidez

Uma das coisas que mais atrapalham no ministério de várias pessoas na Igreja, é a timidez em encarar um desafio pela frente.

Quantas pessoas tremem quando vão ministrar um louvor, ou suas mãos ficam trêmulas só em pegar no microfone, ou quem sabe, convocado para dirigir o culto.

A timidez atrapalha não só no aspecto ministerial, como pessoal e profissional.

Bom sabemos que existe o problema, mas não conseguimos esconder a preocupação diante de tão grande responsabilidade.

Então qual a solução para este caso, existe saída lógica para nos mantermos firmes?

COMO AGE UM CRISTÃO TÍMIDO?
Timidez

  • Age negativamente: O Cristão tímido sempre está acanhado e com dedo de ser julgado.
  • Esconde seus sentimentos: Não sabermos se ela está com raiva, feliz ou deprimida.
  • Difícil olhar no olho dos outros: Ele sempre está olhando para baixo ou para os lados, enquanto conversam ou estão diante de uma tarefa.
  • Nervosismo: Nunca está relaxado, sempre apreensivo, porque a qualquer momento pode ser chamado para um serviço na Igreja
  • E sempre se esconde dos outros: O Cristão tímido não quer aparecer ou fica escondido nos últimos bancos.

QUAIS AS SUPOSTAS CAUSAS DA TIMIDEZ?
Causas da timidez

Causa número 1: A própria vergonha dos seres humanos. Devemos entender que o nosso foco é Cristo Jesus em nossas vidas, portanto, imaginar o que os outros irão pensar caso cometemos alguma falha na fala, é uma atitude timidez e abatimento no ministério e que devemos ajudar uns aos outros.

Causa número 2: Palavras negativas no passado. Há pessoas que chegam perto de você e disparam o seguinte comentário: ‘’ Olha, já vi outros irmãos cantarem esse hino com mais inspiração que você’’. Palavras com essa finalidade, deixam qualquer um desanimado, não é? Tudo isso torna-se um trauma para o jovem que está começando na Igreja, ou até mesmo com anos de ministério.

Causa número 3: Ver os irmãos fazendo a obra com excelência. Imagine a pressão que causa em você, ver um irmão ministrando um louvor, dirigindo um culto ou até mesmo aplicando um estudo, com excelência e perfeição, e saber que o próximo será você. Bom não estamos na Igreja para competir, mas entendemos que essa situação, dependendo do estado emocional da pessoa, causa um desconforto e timidez na pessoa.

O QUE ACONTECE ENTÃO?

Cabeça do tímido

É quase impossível depois passar por essa situação, o irmão se sentir confiante, confortável e otimista, uma vez que ele é tímido. Temos vontade de fugir do púlpito ou altar e nunca mais subir lá ou ver tantas pessoas olhando para nós ‘esperando’ que façamos algo.

Sabemos que sempre temos um friozinho na barriga, pois a responsabilidade é enorme e o privilégio também, e disto nós não devemos nos esquecer nunca.

Então temos que estar preparados musicalmente e espiritualmente, e fazermos TUDO o que nos é possível, o nosso MELHOR e nada menos do que isso, e crer em Deus.

DICAS E CONSELHO PARA VENCER A TIMIDEZ
Tratamento

1º Sempre mostre um sorriso diante do Altar:

Quando sorrimos para as pessoas, libera em nós um sentimento de satisfação constante, liberando adrenalina e automaticamente confiança naquilo que estamos fazendo.

2º Pensamento em Deus e não nos homens:

Devemos agradar ao Senhor, e não a homens como diz a Palavra de Deus em Provérbios 29.25: “O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro” e também está escrito em Gálatas 1.10: “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? 

Você está baseado na Palavra de Deus, não temas a reação do homem, mas sim o temor do SENHOR!

3º Acredite mais em você:

Na vida temos que fazer escolhas conscientes, para vencer o desafio interior que obstrui a nossa personalidade.

Talvez você tenha medo de conversar com novas pessoas, fazer novas amizades, ter a iniciativa, etc. É difícil no início, mas é somente com confiança que vencemos nossos medos.

Veja o artigo: “Cansado da obra de Deus?”

Quando alguém olha para você, você abaixa os olhos ou vira a cabeça? Essa é uma atitude típica dos tímidos. Pare de fugir. É óbvio que confiar em si mesmo é um enorme passo para vencer a timidez. O problema é quando você mesmo se acha uma pessoa desinteressante. Nesse caso, vá à luta!

4º Orar ao Senhor para que cure o passado crítico das pessoas sobre você:

Alguns traumas e experiências sempre acontecem, mas precisamos que tudo isto seja cicatrizado. Isso vai nos ajudar ministrar de um lugar de autoridade e restauração no Senhor, por termos vivido isto nós mesmos.

Grandes são os desafios que enfrentamos a cada dia. Eles levam o cristão a refletir sobre as estratégias que deve adotar para vencê-los. Porém, às vezes, eles são tantos que o desânimo e a falta de coragem levam o crente a pensar em desistir. Mas é necessário confiar em Jesus e saber que com Ele a vitória sobre todos os desafios é certa

Veja o texto da Palavra de Deus que está em Provérbios 27.12:

‘’Há muitas coisas que achamos que são normais, mas elas são grandes barreiras à ação de Deus em sua vida. Sem ajuda do Senhor, sua fé em Jesus irá enfraquecer’’

 5º Timidez não é defeito:

Todas as pessoas possuem um grau de timidez. Umas mais do que outras. A timidez é um jeito mais retraído de ser e de lidar com as outras pessoas em diferentes situações.

Então aceitar não quer dizer se acomodar e se isolar. É não se sentir na obrigação de ter que acabar de vez com a timidez e se transformar em uma pessoa extrovertida. Você não precisa fazer isto! É melhor ser uma pessoa naturalmente tímida do que uma pessoa com comportamento extrovertido falso. As outras pessoas percebem quando somos falsos. Não tenha medo dos outros perceberem que você é tímido!

6º Enfrente situações temidas!

 Se você é muito tímido para expor os seus pensamentos numa roda de amigos, dê um palpite curto sobre um assunto um dia; treine, outras vezes, iniciar conversas curtas só de cumprimento, falando “olá, como está, boa noite, bom dia”. Treine várias vezes. 

A pessoa tímida tem a tendência de prestar muita atenção a ela própria nas situações nas quais ela se encontra insegura. Faça um esforço para prestar atenção ao que está a acontecer ao seu redor, em vez de prestar atenção aos seus pensamentos.

7º Pare de esperar o pior

Os pensamentos negativos fazem com que o tímido se sinta derrotado antes mesmo da situação acontecer, e isso leva-o a isolar-se mais ainda. Tente lembrar-se das vezes que o “pior” que você imaginou não foi tão ruim assim.

Busque o auxílio de Deus para os seus contatos sociais. Deus prometeu a vários filhos Seus que lhes colocaria na boca o que eles deveriam dizer, na hora certa!

CONCLUSÃO

Acima de tudo, guarde sempre seu coração. Tanto do temor de homens, timidez e frustrações passadas, quanto do outro extremo, que é nunca sentir o peso da responsabilidade que é ministrar diante do Senhor.

O temor dos homens não deve existir dentro de nós, mas o temor do Senhor deve sempre estar presente em nossos corações. Fique com esse versículo da Palavra de Deus:

‘’Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me. Salmos 18:35’’

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Be the first to comment

Deixe um comentário...