É Bíblico ordenar Pastora?

pregadora

Uma das grandes dúvidas no meio evangélico, é sobre a autoridade da mulher para ser consagrada a Pastora e este é um tema complexo, mas tentaremos achar uma luz para este caso.

A ordenação de mulheres ao pastorado (bem como, ao diaconato e presbiterado) não é uma unanimidade entre as igrejas evangélicas.

Em algumas denominações há sérias restrições quanto ao ministério feminino, proibindo-as de exercerem cargos de liderança. É uma visão que destoa dos princípios bíblico.

Iremos abordar esse assunto a luz da Palavra de Deus, para que não aja nenhum constrangimento com as mulheres e o ministério da Igreja em si.

Vejamos alguns aspectos para estudo:

É ANTIBÍBLICO A ORDENAÇÃO DA MULHER A PASTORA

Pastora

É fato que o Apóstolo Paulo em sua epístola, faz algumas restrições às manifestações das mulheres na igreja, mas, antes de generalizarmos estas recomendações Paulina é preciso que façamos uma análise da situação feminina diante da cultura oriental.

Ainda hoje, as mulheres são vistas como um ser inferior sem voz ativa, eram comercializadas, proibidas de estudarem, saírem às ruas ou mesmo se mostrarem, nem se fala a ordenação a Pastora!

Veja o artigo: “Veja como é a oração de uma esposa”

Esta visão cultural justifica por completo a ação do Apostolo, a igreja carecia de credibilidade diante da sociedade constituída por gentios, a instituição de mulheres como líderes não seria uma atitude sábia à obra missionária.

Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividades eclesiais, por exemplo: Servindo na igreja (diaconisas), evangelistas, profetisas, pregadoras, obreiras, etc.

Mas em nenhum momento a Palavra de Deus menciona a mulher para exercer o ministério Pastoral. A Palavra de Deus deve ser obedecida em todos os requisitos, sem restrições mesmo.

ENTÃO QUAIS SÃO AS ATIVIDADE EXERCIDAS PELA MULHER?

ordenação pastoral feminina

1- Serviram ao Senhor e a Sua igreja:

Maria

“ Então o anjo continuou: —Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus.  LC 1.30-38

Febe

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,

Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.

Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Romanos 16:1-6

Duas irmãs

‘’E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.’’ Filipenses 4:3

A mulher Sunamita

‘’E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. 2 Reis 4:9,10

2- Profetizas:

Miriã: Ex 15.20 “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão…” Débora: Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa…” Hulda: 2 Rs 22.14

3- Juíza Instituída por Deus em Israel: Débora: Jz 4.4 “…Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”

4- Obreiras: Priscila: At 18.26 “Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus.” Rm 16.3

Veja o artigo: “O poder da mulher cristã no tempo presente”

“Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus.”

5- Diaconisa: Febe: Rm 16.1,2 “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.”

ATENÇÃO: Pastor é um dom: Ef 4.11 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.” O texto não menciona Pastor no feminino

CONCLUSÃO

Precisamos cumprir os preceitos da Palavra de Deus, e não infligir o que Deus determinou. O oficio de Pastora não existe, mas a responsabilidade de pregar a Palavra de Deus é de todos, independentemente do sexo.

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.