Doenças que causam a fadiga

afadigado

Cansaço e desânimo costumam estar relacionados à fadiga ou rotina de quem passa horas presa no trânsito todos os dias ou tem de dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo.

Culminando em esgotamento físico e mental, mas se você se sente exausta logo depois de acordar, observe-se.

Isso pode significar doença à vista.

“Esgotamento persistente, sono agitado e ronco indicam apneia. Já cansaço, irritação e choro sem motivo podem caracterizar depressão”, aponta Cláudio Rufinom, clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Confira os principais males que podem estar por trás da fadiga e despeça-se deles.

Vejamos alguns aspectos para nosso estudo

LISTA DE MALES QUE CAUSAM A FADIGA

fadiga

1. Anemia

Falta de ferro no organismo causa sono, desânimo, queda de cabelo e falta de ar. Nas mulheres, isso ocorre com mais frequência durante a menstruação, por causa da perda de sangue.

2. Apneia

Como o ronco provoca despertares breves durante a noite, a qualidade do sono diminui drasticamente, deixando qualquer um mais “devagar” durante o dia.

3. Depressão

Apesar da origem psíquica, a doença causa indisposição, sim. E a culpa é do processo inflamatório que ocorre dentro dos neurônios, atrapalhando seu funcionamento.

4. Diabetes

Altos níveis de açúcar no sangue fazem a pessoa urinar mais, emagrecer e perder massa magra, provocando cansaço muscular.

Veja o artigo: “Óleo de coco emagrece?”

5. Distúrbios da tireoide

Tanto o hipertireoidismo (quando a glândula trabalha demais) quanto o hipotireoidismo (quando ela fica lenta) fazem o coração bater mais rápido, causando cansaço extremo.

6. Doença cardíaca

Coração problemático não bombeia o sangue direito para todos os órgãos, que tendem a entrar em falência, desencadeando uma baita fadiga.

7. Fibromialgia

As dores constantes levam à debilitação física, além de comprometer a qualidade do sono.

8. Infecções

Concentrar todas as forças na luta contra o agente infeccioso pode provocar esgotamento físico. Além da febre, portanto, nota-se uma diminuição da vitalidade da pessoa.

  • Pratique exercícios

Melhorando a circulação do oxigênio no organismo, o coração, o pulmão e os músculos conseguem transformá-lo em mais energia.

  • Alimente-se regularmente

Comer a cada três horas afasta a fadiga e evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, que provoca a falta de energia. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e ômega-3 devem fazer parte do cardápio diário.

  • Durma bem

Descansar pelo menos oito horas por noite aumenta a disposição. Quer dormir bem? Vá para a cama sempre no mesmo horário. 

  • Faça atividades que dão prazer

Diminuir o estresse é fundamental para acabar com o cansaço. E não há forma melhor de estimular o corpo e o cérebro do que se dedicar a uma atividade prazerosa. Qual é a sua?

CONCLUSÃO

Previna esse mal na sua vida, siga as dicas que foram mencionados e seja feliz, em nome de Jesus.

Pense nisso e siga em frente

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2 Comentários

  1. Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando tive uma crise de dor lombar, o médico me indicou desse colchão ortopédico. Alguém daqui já usou? Parece que diminui até insonia.

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