Curiosidade sobre Levitas

Levitas do Senhor

Hoje se fala muito de levitas, infelizmente há muitos que não sabem o que é ser um levita, porém mesmo assim se autodenominam como tal.

Hoje levitas para alguns são as pessoas que estão no louvor. Para outros são as que estão ligadas à arte e para outros são todas as que se envolvem no trabalho da igreja.

O Levita foi constituído para estar próximo a Deus.

Para oferecer-se ao Senhor o tempo todo. O levita de hoje, deve entender o seu real significado

Vejamos agora alguns aspetos para a nossa meditação

O REAL MOTIVOS DOS LEVITAS

Levitas

Os levitas são os descendentes de Levi, uma das tribos de Israel, os filhos de Jacó (Gênesis 29:34).

O termo geralmente é usado, a partir da perspectiva da Bíblia, para identificar a parte da tribo que foi separada para os deveres secundários do serviço do santuário (1 Reis 8: 4).

Como auxiliares dos sacerdotes , Que também eram levitas. Embora todos os sacerdotes fossem levitas, nem todos os levitas eram sacerdotes.

O Tabernáculo Antes do Êxodo, quando os israelitas escaparam da escravidão do Faraó do Egito (veja Quem era o Êxodo Faraó?).

O antigo caminho de adoração ainda foi observado, com o filho primogênito de cada família herdando o escritório do sacerdote. Isso foi mudado no Sinai quando um sacerdócio hereditário da família de Aarão foi estabelecido (Êxodo 28: 1).

Os levitas foram formalmente separados depois do agora infame incidente com o ídolo dourado de ossos que os israelitas fizeram enquanto Moisés estava ausente recebendo os Dez Mandamentos do Senhor (Êxodo capítulo 32).

Os levitas não participaram da idolatria e, na verdade, mataram 3.000 daqueles que estavam correndo selvagens, conforme ordenado por Moisés (Êxodo 32: 25-29).

OS LEVITAS ERAM PARA REALIZAREM TAREFAS IRMÃO!

trabalho dos levitas

Depois que o incidente terminou, Moisés disse dos levitas: “Hoje você se ordenou para o serviço do Senhor, cada um a custo de seu filho e de seu irmão, para que ele possa lhe dar uma benção neste dia”. (Êxodo 32:29).

Os levitas eram aliados naturais de Moisés porque o próprio Moisés era da tribo de Levi (Êxodo 2: 1-2,10).

Levi teve 3 filhos – Gershon, Kohath e Merari. A partir desses ramos da família, os levitas foram organizados em 3 níveis de serviço:

O primeiro nível era composto por Aaron e sua prole, que eram descendentes do filho de Levi, Kohath. Eles formaram o sacerdócio.

Veja o artigo: ”Curiosidades sobre a harpa”

O segundo nível era composto de todos os outros descendentes de Kohath que não eram descendentes de Aaron. Eles foram responsáveis ​​pelas partes mais sagradas do Tabernáculo (Números 3: 27-32, 4: 4-15, 7: 9).

O terceiro nível consistiu em todos os descendentes de Gershon e Merari, que receberam tarefas menores (Números 3: 21-26,33-37).

Os levitas serviram no Tabernáculo de 30 a 50 anos (Números 4: 3,23,30). Eles não foram contados para o serviço militar nos exércitos de Israel, mas foram separados para servir a Deus (Números 1: 45-50, 2:33, 26:62).

Os levitas tinham a guarda do Tabernáculo (como ilustrado acima, veja também o que aconteceu com o Tabernáculo?) (Números 1:51, 18: 22-24).

Os gersonitas acamparam ao oeste do Tabernáculo (Números 3:23), os coatitas ao sul (Números 3:29), os meraritas ao norte (Números 3:35) e os sacerdotes ao oriente (Números 3: 38).

OS LEVITAS RECEBERAM SUA HERANÇA

Levitas hoje

Com a sua consagração ao serviço do Senhor, os levitas não receberam nenhuma herança territorial na Divisão da Terra; Deus era sua herança (Números 18:20, 26:62, Deuteronômio 10: 9).

Uma vez estabelecidos na Terra Prometida, foram apoiados, na economia agrícola da época, pelos dízimos do produto da terra paga pelo Senhor pelas outras tribos.

Veja o artigo: “Quem Deus quer para seu louvor?”

Os levitas receberam cidades para viver da herança das outras tribos – quarenta e oito cidades, treze das quais eram para os sacerdotes juntamente com os outros habitantes (Números 35: 2-5).

Nove dessas cidades estavam em Judá, três na Neftali e quatro em cada uma das outras tribos (capítulo 21 de Joshua).

Seis das cidades levíticas foram designadas como Cities Of Refuge

CONCLUSÃO

Há muitos mais detalhes relacionados com o serviço levítico que traz lições interessantes para todos os crentes hoje exercitados ou interessados no serviço para o Senhor.

Todos esses pontos lançam muito mais luz sobre o serviço cristão hoje – seus desafios e encargos, bem como a sua nobreza, recompensa e razão de ser.

 E você, qual o seu papel no Ministério de Cristo, será que você é um verdadeiro Levita

 Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui ou deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.