Curiosidade sobre a Harpa

Harpa

A harpa juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos e teria se originado dos arcos de caça que faziam um barulho ao roçarem na corda.

Ela é sempre triangular, lembrando um arco e caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existem há séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia.

Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C.

Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa.

Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento.

O QUE SIGNIFICAVA A HARPA NOS TEMPOS BÍBLICOS

Harpa

No Velho Testamento a palavra mais usada traduzida como harpa é “kinnôwr” ( kinnor ) da raiz do verbo dedilhar , percutir uma corda . ( Strongs Exhaustive Concordance ).

Esse termo é usado em Gênesis 4:21 quando referindo-se a Jubal, pai de todos os que tocam harpa e flauta, ou órgão

‘’E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão’’. Gênesis 4:21

O próximo texto na Palavra que cita uma harpa é quando Jacó se despede rapidamente de Labão e este lamenta não ter tocado tamboril e harpas na sua despedida! (Gn.31:27 ).

Veja o artigo: “Curiosidade sobre Levitas”

‘’Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa?’’ Gênesis 31:27

 Esse instrumento era certamente usado em comemorações e festas como esta de despedida !

O grupo de profetas que foi de encontro a Saul quando este profetizou no meio deles tinha quatro tipos de instrumentos “…saltérios ,tambores, flautas e harpas e profetizarão…” I Sm. 10: 5

A kinnôwr ( kinnor ) era um instrumento de madeira, sendo que a de David seria feita de madeira de cipreste ( faia ).

‘’E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos’’. 2 Samuel 6:5

Os instrumentos que Salomão mandou fazer para o templo provavelmente eram feitos de Sândalo ( almugue).

‘’E desta madeira de almugue fez o rei balaústres para a casa do Senhor, e para a casa do rei, como também harpas e alaúdes para os cantores; nunca veio tal madeira de almugue, nem se viu até o dia de hoje’’. 1 Reis 10:12

O REI DAVI GOSTAVA DA HARPA

Rei Davi

Ninguém vem mais à mente prontamente que o rei bíblico David quando a palavra “harpa” é mencionada. Mesmo assim o instrumento kinnor traduzido como “harpa” na versão bíblica King James, não era uma harpa mas uma lira.

O outro instrumento de cordas que David tocava, o nevelim seria traduzido como saltério pela King James, talvez não fosse também um saltério

De acordo com Josephus (1º. século A.D.) o kinnor teve dez cordas, o nevel doze. O kinnor antigamente formava uma caixa de ressonância retangular ou trapezoidal e dois braços curvos de comprimento desigual unidos por uma barra transversal.

Foi tocado com os dedos ou com um plectro… O kinnorot e o nevelim (termos plurais), com suas cordas da estrutura clara e da tensão elevada, produziram bastante volume para competir com os chifres, as trombetas e címbalos, e eram usadas em música secular e sacra, acompanhando solistas assim como canções e danças...

As melodias vocais e o acompanhamento instrumental Eram conduzidos naquele tempo em geral usando gestos das mãos e dos dedos.

As Escrituras foram cantadas aparentemente com melodias conduzidas por um sistema gestural, pois transcrições de tais gestos são encontradas ainda no texto massorético hebreu. …

Baseado no último trabalho de Suzanne Haik-Vantoura sobre a notação bíblica, eu sugeriria que o kinnor eo nevel poderiam ser afinados na seguinte base de escalas, com o Mi ( E) como a tônica do modo básico:

A B C D (E) F G A B C D E ( nevel )

A B C D ( E) F G A B C ( kinnor )

David e outros provavelmente tocavam notas separadas, intervalos simples, e acordes arpegiados para acompanhar o canto, assim como as melodias eram bem “claras” assim como “harmônicas” na sua estrutura. 

 A HARPA SERVIA PARA ADORAÇÃO AO SENHOR?

Adoração a Deus

Não temos certeza nem mesmo do tipo de harpa que Davi usava. No entanto, é digno de nota que os israelitas inventaram vários instrumentos, tais como raras e preciosas harpas de madeira.

Mas uma coisa é certa. A música tinha um papel importante na vida dos hebreus, especialmente na sua adoração a Deus. Era tocada em coroações, cerimônias religiosas e tinha seu lugar nas guerras.

Também animava a corte real, dava vida a casamentos e reuniões familiares, e criava um ambiente alegre durante as festividades da colheita das uvas e dos cereais.

Infelizmente, a música também estava associada a lugares de má reputação. E, quando morria alguém, ela era usada para aliviar a dor dos enlutados.

Veja o artigo: “Curiosidade sobre o céu”

Em Israel, a música tinha ainda outras funções. Era conhecida por ajudar as pessoas a meditar em coisas importantes e por fazer com que os profetas ficassem espiritualmente receptivos.

Foi ao som de um instrumento de cordas que Eliseu encontrou inspiração divina. (2 Reis 3:15) A música também era usada para comunicar eventos anuais.

As luas novas e as festividades eram anunciadas pelo som de duas trombetas de prata. No dia do Jubileu, o som de buzina proclamava liberdade aos escravos e a devolução de terras e casas aos seus donos.

Com certeza, as pessoas pobres se sentiam muito alegres ao ouvir a música anunciar que estavam livres ou que teriam suas propriedades de volta! — Levítico 25:9; Números 10:10.

Alguns israelitas deviam ser músicos ou cantores extraordinários. De fato, de acordo com um baixo-relevo assírio, o Rei Senaqueribe pediu ao Rei Ezequias cantores e cantoras como tributo.

Pelo visto, eram artistas de alto gabarito. Mas entre todos esses virtuosos, quem se destacava era Davi.

ADORAÇÃO AO SENHOR

Adorar ao Senhor

Um décimo da Bíblia é composto de salmos como esses, e o livro dos Salmos incentiva todos os humanos a entoar louvores.

(Salmo 150) A música tem o poder de nos fazer esquecer as preocupações da vida, e cantar pode ser como um bálsamo para as feridas do coração.

Mas a Bíblia também recomenda que aqueles que estão animados cantem salmos. — Tiago 5:13.

Cantar é uma maneira de expressar nossa fé e amor a Deus. Na noite antes da execução de Jesus, ele e os apóstolos terminaram sua refeição com cânticos.

(Mateus 26:30) Que voz o Filho de Davi devia ter — ele que havia visto o canto glorioso da corte celestial de Deus! É provável que tenham cantado o Halel, os Salmos 113 ao 118.

Nesse caso, junto com os apóstolos, que não sabiam todos os detalhes do que estava para acontecer, Jesus deve ter cantado bem alto: “Deveras amo, porque Jeová ouve a minha voz, os meus rogos. . . . Cercaram-me as cordas da morte e acharam-me as próprias circunstâncias aflitivas do Seol. . . . ‘Ai! Jeová, põe deveras a minha alma a salvo!’” — Salmo 116:1-4.

Não foi o homem que inventou a música. A Bíblia fala de música e canto nos próprios céus, onde criaturas espirituais tocam harpas figurativas e cantam louvores ao redor do trono de Jeová.

(Revelação [Apocalipse] 5:9; 14:3; 15:2,3) Jeová deu a música aos humanos, colocando no coração deles uma sensibilidade musical e um desejo irreprimível de expressar seus sentimentos por tocar um instrumento ou cantar.

Para o homem de fé, a música é acima de tudo um presente de Deus. — Tiago 1:17.

CONCLUSÃO

Independentemente de ser harpa, violão, bateria, teclado ou outro instrumento, Deus tem um propósito para você no seu ministério.

Devemos ter um coração de adorador e uma mente de Cristo, só assim poderemos enfrentar as dificuldades da vida. Creia em Deus porque Ele sabe o que você necessita

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.