Crente tocando em ambiente mundano, pode isso?

Lugar mundano

Sabemos que essa é uma questão que incomoda muitos músicos evangélicos por causa de promessas de boas vantagens financeiras, fama, viagens, e a Bíblia não cita que não podemos tocar em ambiente mundano, mas…

Ninguém está isento de receber esse tipo de convite. Acredito que existam pelo menos dois fatores possíveis para que uma proposta como essas se torne atrativa para qualquer cristão.

O ambiente mundano sempre mostrará situações para afastar o crente do caminho do Senhor, mas neste artigo, veremos o que é certo e errado na questão. Boa leitura.

Vejamos quais fatores são esses:

FAMA

Fama

Oportunidade de se aventurar pelos corredores da fama, estourar nas paradas de sucesso e se expor à luz dos holofotes, uma vez que na igreja, não encontrou o reconhecimento, o apoio e a valorização desejada e esperada.

O sucesso e a fama no meio religioso têm servido de âncora e farol para a idiossincrasia de muita gente.

É muito mais atrativo pregar um “evangelho” que vá ao encontro das necessidades de conforto e riqueza humanos do que o legítimo Evangelho.

A carroça à frente dos bois. Nos últimos dias do cárcere do apóstolo Paulo em Roma, isto ficou patente.

Paulo morreu sozinho, abandonado e desprezado. Por que? Porque o evangelho que pregava era “diferente” dos novos “senhores” da Igreja. Segundo eles, Paulo era um fracassado, um home sem fé, um pastor que não prosperou!

O projeto de Deus para o homem é que ele não ante em ambiente mundano e fosse um sucesso pleno, não haveria morte, pecado, doenças e tudo mais. Na sua natureza, o homem tem toda intimidade com o sucesso.

Veja o artigo: “Você realmente é o cara?”

O que faz está deturpação dele querer ocupar o lugar de Deus, é sua natureza pecaminosa, é um vício neste projeto. É como se fosse um vírus no seu computador e seu programa.

A prosperidade é um grande perigo; não estou dizendo que é um grande pecado, mas que é um grande perigo!

Dificilmente alguém se afasta de Deus por está no ambiente mundano é grande, mas a prosperidade pode causar orgulho, soberba, espírito de superioridade, autossuficiência e autoconfiança.

O sucesso é um grande perigo. Davi caiu em pecado de adultério no momento de maior prosperidade e sucesso de seu reinado!

DINHEIRO

Ambiente mundano

Por ser um meio de se conseguir um dinheirinho extra ou até mesmo, o suficiente para garantir o sustento com todas as regalias e conforto que o dinheiro pode proporcionar.

‘’Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos’’.  (1 Timóteo 6:9-10)

De donde vêm as bênçãos materiais? A Bíblia diz em Deuterenomio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”

Veja o artigo: “Como vencer a crise financeira?”

É possível que o dinheiro nos faça esquecer coisas mais importantes? As riquezas podem -se tornar o centro da nossa vida e tomar o lugar de Deus.

A Bíblia diz em Jeremias 9:23-24 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO AMBIENTE MUNDANO?

Bíblia

1ª Questão: ‘’Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores’’. Salmos 1:1

Quem anda, tem a chance de se deter e, consequentemente, de se assentar. Portanto, se você não quer se assentar, não ande.

2ª Questão: ‘Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa’’. Deuteronômio 18:14

Guardadas as devidas proporções, tocar na noite, em bares ou boates, músicas mundanas e participar de grupos que as tocam, no meu caso pessoal, o Senhor meu Deus não me permite tal coisa

Veja o artigo: “Posso tocar no meio secular? – músico cristão pode tocar no mundo?”

A questão é saber se o Senhor te permite ou não. Você já fez essa pergunta para Deus? Ouça o que Ele tem a dizer a respeito.

3ª Questão: ‘’Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo’’. Efésios 1:11,12

Fomos criados para louvor da sua glória e não para o mundo.

4ª Questão: Alguém já disse que “mente vazia é oficina do diabo”. Portanto, meus irmãos, em Filipenses 4:8 temos uma boa receita para não sermos iludidos com essas armadilhas do diabo.

5ª Questão: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Se o atrativo financeiro por trás de uma proposta dessas, estiver a ponto de te seduzir, lembre-se desse versículo.

Quando a Bíblia diz que “nada me faltará”, É NADA MESMO, ou seja, terei todas as minhas necessidades supridas em Deus. Em contrapartida, se você não vê que isso está se cumprindo em sua vida, ou o Senhor não é o pastor da sua vida.

Ou você deu brecha para o seu inimigo agir e, a principal delas é a infidelidade nos dízimos e ofertas. (Leia Malaquias 3). Levita também é dizimista.

CONCLUSÃO

Diante de tudo isso, meu conselho aos músicos evangélicos é para não se enveredarem por esses caminhos para que não se contaminem. “…Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?

Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim com sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”. I Coríntios 5:6 e 7.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.