Como ser jovem na velhice?

malhar

Para que se obtenha qualidade de vida na velhice, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, entre outros. 

O envelhecimento começa logo que o ser humano para de crescer. Iniciam-se mudanças no corpo e já não se consegue fazer tudo como antes.

Mas velhice não é, necessariamente, sinônimo de doença, tristeza e inatividade. É possível manter até o fim uma boa qualidade de vida.

Saiba como prevenir as principais doenças da terceira idade, o que acontece quando se envelhece e como cuidar da memória nessa fase da vida. Sendo assim, saiba como ser jovem mesmo na velhice.

Vejamos as dicas para melhor entendimento do artigo:

QUANDO SE COMEÇA A ENVELHECER E COMO PREVENIR A VELHICE?

velhice

O envelhecimento começa assim que o ser humano para de crescer – no final da adolescência, quando os processos normais de reparação do organismo assumem um ritmo mais lento.

O corpo vai mudando devagarinho, sem que a pessoa se dê conta. De repente, já não se consegue fazer algo que era tão fácil.

O homem, porém, descobriu que a velhice não é sinônimo de doença, tristeza e inatividade. Assim, essa etapa pode ser plena em saúde, disposição e alegria.

Veja o artigo: “Doenças que causam a fadiga”

O primeiro e mais importante passo é compreender e aceitar o processo. Sabendo como será, é possível mudar hábitos de forma planejada, fazer projetos para o futuro, tomar os devidos cuidados para prevenir doenças e ter uma excelente qualidade de vida durante a chamada terceira idade.

Quem deseja estar bem aos 80 deve começar a se cuidar desde já, quer esteja agora com 20, 30 ou 40 anos. Afinal, cuidados como boa alimentação, abandono do fumo e do álcool e diminuição do estresse melhoram o dia de hoje, mas só garantem a saúde na velhice se adotados bem antes de ela acontecer.

17 DICAS PARA SE MANTER JOVEM

qualidade de vida dos idosos nos dias atuais

1. Ao sair da cama, não se levante rapidamente. Sente-se, espreguice, respire e, aí sim, inicie o seu dia.

2. Tome o seu café da manhã lembrando que essa é a refeição mais importante do dia. Frutas e sucos, queijo e pães, café com moderação. Separe pelo menos um litro de água, e beba-o até o final da tarde.

3. Atualize-se, leia o jornal ou ouça as notícias no rádio ou na televisão.

4.Vista uma roupa leve, calce tênis e convide alguém para fazer uma atividade física em conjunto. Ao menor sinal de cansaço ou desconforto, pare.

5. Evite o sol entre 10 e 16 horas.

6. Tome um banho de chuveiro caprichado. Faça uma rigorosa higiene da boca, use o fio dental, escove a língua, o céu da boca e a prótese.

7. Vista-se com capricho.

8. Ocupe seu tempo, trabalhe, estude, seja produtivo e necessário para alguém. Isso encurta o dia e dá sentido à vida.

9. Faça visitas, telefone para parentes e amigos. Escreva aos que estão longe. Adote um passatempo.

10. O almoço deve ser leve, rico em fibras (legumes, frutas e verduras). Dê preferência às carnes magras. Se você mora sozinho, não simplifique as refeições, pois pode acabar mal nutrido. Experimente receitas novas ou novos restaurantes.

11. No meio da manhã e da tarde, faça um lanche: coma uma fruta, um iogurte ou uma gelatina.

12. O jantar deve ser leve e nutritivo.

13. Encerre o dia com a leitura de um bom livro, um bom filme ou seu programa de televisão preferido.

14. Não fique sentado por longos períodos de tempo. Levante-se de vez em quando.

15. Quando sentado, descanse as pernas em um banquinho.

16. Não vá para a cama se não estiver com sono e evite deitar-se muito cedo. Se você tem dificuldade para dormir, gaste o máximo de energia durante o dia em longas caminhadas.

17. Comece agora a cuidar da memória

Veja o artigo: “7 dicas para o cristão perder peso de forma saudável”

CONCLUSÃO

Siga todas esses dicas, e permaneça nelas, porque isso determinará que tipo de saúde (ou velhice) teremos.

 Pense nisso e siga em frente

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