Características de uma liderança eficaz

Líder

Bíblia não nos fornece um conceito de liderança,  a literatura atual sobre liderança revela duas vertentes. Uma delas afirma que “uma definição explícita de liderança não é necessária”

Outra reúne dezenas de autores, cada um sugerindo seu próprio significado

Os líderes que possuem perspectiva entendem que quando a sua preocupação for focada em seus empregados do que em seu próprio negócio, o resultado será sempre, maiores benefício e pessoas mais felizes.

Na Igreja, os fatores para uma liderança, precisa ser baseada nos princípios bíblicos.

O texto da Palavra de Deus é claro: “…Olhai para mim, e fazei como eu fizer…” (Juízes 7:17)

Vejamos alguns aspectos para o nosso estudo de hoje:

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS PARA A LIDERANÇA?

Liderança

(1) Facilitadores de Tarefas

(a) Ninguém pode ser aquilo que deveria ser, até que o demonstre fazendo.

(b) A forma de alcançar suas próprias metas é ajudando aos demais a conseguir a suas.

(2) São Corteses

Nunca olham a ninguém por cima do ombro, ou falam com desprezo de outros. Não possuem padrão de pessoas “importantes” ou “insignificante”. Para esses líderes, todos têm o mesmo valor porque reconhecem um potencial de Deus individual e fazem com que tais qualidades se destaquem.

(3) São decisivos

Olhe o desafio de Josué: “…escolhei hoje a quem sirvais;… porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15) Isso não é brincadeira (não são só palavras). As pessoas precisam de direção, firmeza.

Veja o artigo: “A importância do trabalho em equipe”

Lembre-se de duas coisas: Os problemas que já causou por ser indeciso e também aqueles que se resolveram por uma direção clara. E para que isso aconteça as vezes é necessário estar só, porque é daí que vem o fruto.

Eis aqui uma oração para uma liderança eficaz:

“Senhor não é fácil estar em um ponto de mira. É um lugar solitário, assustador, e o último lugar que eu queria estar. Esta tarefa é tão grande que o único que posso fazer é lançar-me em teus braços. Ajude-me a exercer a minha autoridade com graça.

Mantenha-me forte, encoraja-me e me dê sabedoria para poder dirigir bem todas as coisas. Meu coração quer ser como o teu… Dai-me o amor que necessito para liderar bem. Amém”

CONCLUSÃO

E você, pronto para exercer sua liderança? Caso esteja a frente de algum grupo, saiba de uma coisa: antes de ser o líder, Deus é quem controla sua vida, portanto, não despreze os ensinamentos do Senhor.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.