Cansado da obra de Deus?

Jovem desanimado

É impressionante como temos a facilidade de estarmos cansado da obra de Deus e inverter nossas prioridades sem nos atentarmos e ainda por cima dando justificativas coerentes e aceitáveis para a nossa corrida ministerial.

Está muito cansado do serviço da Igreja  e acha que o que tem feito não está surgindo o efeito que deveria?

Na Igreja, parece que muitas vezes que estamos andando em círculos, sem obter respostas para nossos problemas, mas neste estudo, vamos ver realmente o que faz o cristão desanimar da obra de Deus e ficarmos cansados de trabalhar na obra do Senhor.

Vejamos algumas considerações sobre o assunto:

O CANSAÇO NA OBRA DE DEUS PODE DESTRUIR SEU MINISTÉRIO

Obra de Deus

O texto da Palavra de Deus em 1Ts 5:14, diz:

 “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. ”

Quando nos entregamos ao cansaço e ao desânimo, saímos da guerra e quem sai da guerra caí!. Mas uma tarefa é importante para os Jovens de Adultos cristãos, que é consolar os desanimados na fé.

O diabo quer nos trazer o desânimo e o cansaço na obra de Deus, pois sabe que se conseguir trazer tais coisas ele nos mata! Mata nossa vontade de empreender o reino, de nos dedicar nas coisas do Reino de Deus.

A pergunta é: Você vai ouvi-lo? Vai dar créditos ao diabo?, ele quer destruir seu ministério, e a obra de Deus, quando os jovens e adultos cristãos se deixam levar pelo desanimo, abre-se brechas para o inimigo.

Veja o artigo: “Em que a timidez atrapalha seu ministério?”

“Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor. ” (1Cr 28:20)

Fica claro a sabedoria de Davi. Ele sabia que toda vez que Deus nos chamar para empreender algo em prol do Reino de Deus, sempre existirá um convite do inferno para que saiamos deste projeto por meios das mesmas coisas de sempre: desânimo, medo, cansaço e insegurança.

O CANSAÇO NOS TIRA DA LUTA PELA VITÓRIA

Vitorioso

Você sabe porque os 300 de Gideão são tão reconhecidos até hoje? Vamos ler um versículo:

“Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, CANSADOS MAS AINDA PERSEGUINDO.” (Jz 8:4)

O desânimo e o cansaço sempre tentarão nos tirar das batalhas, das guerras, do campo de confronto com as trevas.

Ou seja, abandonamos a obra de Deus, enterramos dons, cavamos problemas para justificar nossas ausências, mas a verdade é que optamos não estar no campo de batalha, optamos ficar na varanda descansando em nossas redes.

O descanso é algo maravilhoso, bíblico e fundamental, entretanto tenho visto pessoas extremamente ociosas choramingando sempre por estarem muito cansadas! 

Tenho certeza que a obra de Deus é em primeiro lugar e você conhece pessoas assim. Ou seja, “chorando de barriga cheia”.

Como pastor há tantos anos, posso dizer que tenho observado que todas as pessoas que por algum motivo estão vivendo algum tipo de ociosidade eles “piram”.

O jovem se envolve com drogas, ou prostituição (seja virtual, ou real), o cônjuge se abre para o adultério, o cristão se enche de argumento com a Igreja, a ociosidade é uma lástima espiritual!

Davi sabia disto quando falou com seu filho Salomão, pois com ele foi assim, a estratégia do diabo era tirá-lo do lugar onde ele foi chamado para viver e servir a Deus: Líder do Exército de Israel nas batalhas.

Mas em certa guerra, ele se sentiu cansado, sobrecarregado e decidiu ficar no seu palácio. Pediu para Joabe assumir o comando do exército, mas não era isso que Deus queria. Resultado… Encontrou o pecado!

Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.

Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. ” (2Sm 11:1-5)

Muitos cristãos não entendem essa verdade, mas a Igreja não é lugar para ser servido, lá é lugar para servir! Quando entramos na Igreja, não entramos como agentes passivos e sim como membros ativos do Reino de Deus! Quem para, para!.

QUANDO NOS SENTIMOS CANSADOS, DEUS NOS FORTALECE

O Senhor nos fortalece

São nos momentos de fraqueza e cansaço que podemos ver o poder de Deus agindo em nós. Enquanto estivermos “fortes”, fazendo tudo da nossa maneira, na nossa força, Deus não poderá agir, pois Ele não invade a nossa vida.

Mas, no momento em que nos sentirmos sem vigor, se pedirmos a Deus para que Ele nos fortaleça, então o Seu

poder multiplicará as nossas forças e nos fará prosseguir – Onde você tem buscado a força para viver? Você tem confiado na força do seu próprio braço e tem visto que não está alcançando o resultado que espera alcançar?

‘’Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos’’. Neemias 6:9

‘’Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte’’. 2 Coríntios 12:10

 Deus nos ama e se compadece de nós. Ele mesmo está sempre pronto a renovar as nossas forças quando nos sentimos enfraquecidos, abatidos e derrotados.

“Esperar no Senhor” é aguardar pela provisão que Ele tem para nós, mas também significa colocar n’Ele toda a nossa esperança – Em quem você tem colocado a sua esperança?

Nos políticos, na economia, no seu próprio braço, em uma estátua de gesso? Somente Deus pode nos dar esperança e renovar as nossas forças

‘’Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia’’. Salmos 25:5

‘’Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor’’. Salmos 27:14

NOSSA CONFIANÇA ESTÁ EM DEUS, E NÃO NOS PROBLEMAS

Confiança em Deus

Diz assim a Palavra de Deus:

‘’Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’’. Mateus 11:28-30

 ‘’Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo’’. Isaías 41:13

Quando Deus nos diz que “subiremos com asas”, está querendo nos ensinar uma nova maneira de olharmos para as situações: de cima, passando sobre nossos desafios!

Muitas vezes colocamos nossa atenção demasiadamente nos problemas e nos esquecemos de subir ao nível d’Aquele que pode nos ajudar e nos sustentar que é Jesus – Você tem colocado a obra de Deus e seu foco nas situações ou em Deus.

Se precisar, mude o seu foco hoje. Não fique com o seu olhar preso nos problemas e nas dificuldades, mas olhe para Jesus, pois Ele lhe estenderá a mão para lhe ajudar

O que muda quando colocamos a nossa esperança apenas em Deus é que, mesmo com tantas preocupações e atividades, por piores que sejam, conseguiremos enfrentá-las sem nos cansarmos ou nos atemorizarmos.

Pois uma convicção haverá em nossos corações: de que a obra de Deus está sempre conosco, nos guardando, nos livrando do pior e nos conduzindo por caminhos de bênçãos.

DEUS NOS GUIA PELO CAMINHO DELE

Caminho para a salvação

‘’Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar’’. Isaías 48:17

‘’Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam’’. Salmos 23:4

Em Mateus 6.26 somos ensinados que Deus cuida de nós e considera que temos muito mais valor do que a criação de modo geral.

Esse cuidado diuturno devotado a nós pelo Senhor Deus deveria ser mais bem valorizado. Esse cuidado deve ser um fator motivador para a vida humana, e fundamental para derrotar a ansiedade.

Em outras palavras, a ansiedade é desnecessária por causa do nosso Pai.

O profeta Isaías afirma(58.11): “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”.

Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida é como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.

O próprio Deus, na pessoa de Cristo nos diz em João 15.15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”.

Alegre-se, pois, além de suprir nossas necessidades, nos conduzir e nos proteger, DEUS QUER MANTER CONOSCO UMA RELAÇÃO DE AMIZADE.

Portanto jovem cristão, deixe Deus te guiar, porque Ele tem o melhor para todos nós.

DEUS AGE COM BONDADE E MISERICÓRDIA 

Adoração

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Em Marcos 5.19, há o registro de um destes momentos em que a misericórdia de Deus se manifesta na vida de um homem:

“Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti”.

Regozije-se, pois DEUS SE IMPORTA COM SEUS FILHOS. DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)

Misericórdia é, por exemplo, um juiz chegando a decisão de que você é culpado, resolver impedir, conter qualquer castigo.

Graça é receber algo que você nunca poderia imaginar. Um presente inexplicável. É como se o mesmo juiz, após descobrir sua culpa, lhe desse um prêmio de USD 1,000.000,00!

No grego, como no inglês, misericórdia também pode significar pena ou compaixão. (A versão e João Ferreira de Almeida, freqüentemente traduz a palavra amor como caridade ou misericórdia).

Miquéias 6:8: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?”

“Tudo posso” significa que “aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura” [Filipenses 4.12].

Caso interpretássemos o “tudo posso” da maneira tradicional: “posso conseguir tudo o que quero”, não teríamos como explicar porque o mesmo Paulo, apóstolo, não conseguiu se livrar de seu “espinho na carne”.

CONCLUSÃO

“Jesus disse: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei’. Ele tem uma resposta para nossa necessidade de renovo, mas só pode atuar quando tomamos a atitude de buscá-lo.

Você quer colocar sua vida nas mãos de Jesus, recebendo-o como seu Senhor e Salvador?”.

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

2 Comentários

  1. Agradeço a Deus pela oportunidade de estudar mais sobre Ele, e sobre como servi-lo; Agradeço também por Ele despertar pessoas a dividir seus conhecimentos. Obrigado, muito edificante esse estudo, voltarei para ver os outros temas. Deus continue te abençoando.

    • Marcinha

      Muito obrigado pelas palavras! Pode acreditar que servirão de inspiração para continuar com este trabalho.

      Fico feliz que tenha gostado e espero que os demais artigos, proporcione a mesma mensagem: Edificar e instruir na Palavra de Deus

      att

Deixe um comentário...