Beleza é essencial?

Dizem que beleza não se põe em mesa e que o importante é o interior da pessoa, mas como a Bíblia trata o assunto da beleza?

Será que ela é essencial para a vida do ser humano e principalmente das mulheres?

Bom, neste artigo, responderemos essa pergunta e mostraremos que nem tudo é o que parece. 

Neste artigo veremos o que a mulher pode fazer para ficar mais bela e se a Bíblia aprova o universo da beleza.

O EXEMPLO DE BELEZA DA RAINHA ESTER

Beleza

A beleza é um dos triunfos da mulher.  Querer ser bela é inerente à feminilidade.  Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança. 

A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2).

A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo.  Foram doze meses de embelezamento. 

Um novo ano começou e com ele o desafio de doze meses para um tratamento de beleza que nos coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis.  Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação.  

TRATAMENTO BÍBLICO PARA A BELEZA EXTERIOR E INTERIOR

Mulher virtuosa

LIMPEZA INTERIOR – Do coração procedem as fontes da vida

 ‘’Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.

Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.

Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!

Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal’’. Provérbios 4:20-27

Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma.  Jesus adverte que o mal vem de dentro:

‘’Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,

Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem’’. Marcos 7:21-23

 E Jeremias fala dos enganos do coração: ‘’Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? ’’ Jeremias 17:9

Veja o artigo: “O que toda mulher deveria ser?”

Por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão.

ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO – A mente exerce um Grande poder sobre nós.  Somos, realmente, aquilo que pensamos – belas ou feias, novas ou velhas.

Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2): ‘’E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.’’Romanos 12:2

 E preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15): ‘’E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. ’’ Colossenses 3:15. Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.

 ÓLEO PARA A CABEÇA – O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133): ‘’Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre’’

O TRATAMENTO DE BELEZA ESPIRITUAL PRECISA SER CONTÍNUO

Buscar a Deus

BATOM PARA OS LÁBIOS – É o louvor.  Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente: ‘’Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca’’

 MAQUIAGEM – Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria.  “O coração alegre aformoseia o rosto…” (Pv 15.13).

 BRILHO – O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida.  Que o diga Moisés (Ex 34.29): ‘’E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele’’

“Para ser bela para um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de Deus” – FONTE: Michel Quoist.

 CREME PARA AS MÃOS – Mãos adornadas com o serviço ao próximo.  Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.

‘’Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma’’. Eclesiastes 9:10

 CALÇADOS PARA OS PÉS –  Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ): ‘’Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!’’

Veja o artigo: “O poder da mulher cristã no tempo presente”

 Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.  TRAJE – Alta costura do Atelier do Senhor – apresenta o traje do espírito manso e suave.  E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

 ‘’O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;

Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus’’. 1 Pedro 3:3,4

PERFUME – Mais precioso que o “Chanel 5 “, pois é da “grife” do Senhor – (2 Co 2.14-15): ‘’E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

O perfume de Cristo.  É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma.

ETIQUETA SOCIAL – Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado.  Define-se apenas numa palavra AMOR.  Sem ele nada tem valor.  E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente.

CONCLUSÃO

Todos precisamos de uma orientação bíblica para cada assunto da vida. Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.