Bebida é pecado de verdade?

bebida

Apesar do sentido pejorativo, o termo “drogas” vem do grego pharmakeia, e significa farmácia, ou drogaria e a bebida está associada a ela.  

Na Bíblia, a palavra está sempre associada à feitiçaria ou às atividades demoníacas. 

Há nas Escrituras várias referências que condenam os vícios e seus funestos resultados. Deus condena terminantemente todo tipo de vício, inclusive as drogas. 

Por isso, ela jamais será aceita no meio evangélico porque nos baseamos na Palavra de Deus, a nossa única regra de fé e prática.

Vejamos algumas dicas para não entrarmos em uma fria:

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A BEBIDA?

bebida

I – Princípios bíblicos contra o uso:

‘’O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.’’ Provérbios 20:1

‘’Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte.’’ Provérbios 31:4

‘’Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte.’’ Isaías 5:22

‘’Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.’’ Isaías 28:7

‘’E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.’’ Efésios 5:18

1. Bebidas alcoólicas em geral. A Bíblia é categórica e irredutível: “Não vos embriagueis com vinho em que há contenda…” (Ef 5.18). 

Veja o artigo: “Qual a nossa posição sobre o aborto?”

Paulo, aqui, não se refere apenas ao efeito entorpecente do vinho, mas a embriaguez de modo geral provocada por qualquer tipo de bebida.  Ele estava plenamente consciente de que o cristão jamais deve se embriagar.  Trata-se de um princípio divino.

2. A abrangência do princípio. Se Efésios 5.18 se refere a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, podemos depreender que o mesmo texto também condena o uso desnecessário e abusivo de outras substâncias nocivas ao organismo.

PORQUE AS PESSOAS BEBEM?

bebida

1. Razões alegadas pelos viciados. Segundo o Pastor David Wilkerson, fundador do Centro Desafio jovem de Nova Iorque, EUA, há muitas razões pelas quais os jovens usam drogas.  Vejamos:

a) Como símbolo de independência;

b) Para fugir da infelicidade do lar;

c) Por curiosidade;

d) Para ser aceito num grupo de jovens mais “avançados”;

e) Por causa da influência do grupo;

f) Fuga de problemas emocionais;

2. Os ardis de Satanás. O Diabo sempre teve interesse em devorar a juventude através de seus ardis.

‘’Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.’’ 1 Pedro 5:8

3. Porque é um pecado contra o corpo. Assim como a prostituição é um pecado deliberado contra o corpo (1 Co 6.18-20), também o são as drogas.

Veja o artigo: “45 princípios básicos que todo cristão deve saber”

‘’Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.’’ 1 Coríntios 3:17

Muitos dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo.  Embora pensem que isso seja liberdade, de fato estão escravizados por seus próprios desejos. 

4. Porque causam sofrimento ao usuário e ao próximo. Apesar de o viciado ser o principal prejudicado pelas drogas (Pv 5.22,23), os familiares sofrem bastante com a situação. 

5. Porque afastam o homem de Deus. É incontestável o fato de que as drogas afastam o homem dos caminhos do Senhor

‘’Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.’’ 1 Coríntios 6:10

‘’Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.’’ Gálatas 5:21

QUAL A PREVENÇÃO E TRATAMENTO?

bebida

1. A prevenção. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vício das drogas?

a) Mostrar os exemplos negativos. Precisamos mostrar aos jovens a situação e o sofrimento de quem já está enfrentando o problema, direta ou indiretamente (Pv 4.14-17; 5.22, 23).

b) Ensinar os princípios da Palavra de Deus. Um jovem bem instruído nos caminhos do Senhor rejeitará o vício mais facilmente (Pv 3.1-8; 4.23-27).

c) Mostrar as advertências da Palavra de Deus. Em Pv 23.29-35, a Palavra nos adverte claramente sobre o perigo das bebidas alcoólicas.

O texto fala do efeito da bebida que é comparado à picada de uma serpente que envenena sua vítima.  Os efeitos do álcool, e das drogas de modo geral, são demoníacos e destruidores (Pv 23.29, 33, 34, 35).

2. O tratamento.

a) Tratamento espiritual. Não há como livrar uma pessoa das drogas sem antes cuidar de sua vida espiritual.

b) Tratamento convencional. Em muitos casos, o viciado precisa ser levado para uma clínica especializada a fim de ser desintoxicado (Mt 9.12).  Há muitas igrejas que mantêm centros de recuperação de viciados.

c) Cuidado constante. Às vezes, mesmo após deixar o vício, alguns, infelizmente, retornam a ele (Pv 26.11; 2 Pe 2.22).

Não são poucos os casos de “ex- viciados” que vêm para a igreja, se casam como moças crentes e até são aceitos no quadro de obreiros, mas, tempos depois, abandonam a família e a igreja para retornar às drogas.  Alguns têm um fim trágico.

CONCLUSÃO

Somente através de graça redentora de Cristo é que se pode viver sem droga ou qualquer tipo de vício que ofenda aos homens e a Deus.

‘’E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.’’ Atos 24:16

 Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Todo-Poderoso pode libertá-lo agora mesmo! 

‘’E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.’’ João 8:32

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.