As tentações que os jovens passam

Tentação

A palavra tentação refere-se a uma solicitação para praticar-se o mal e muitas vezes a pessoa cai imediatamente em tentações, pois ela não percebe que está sendo induzida a praticar o erro.

Em outras ocasiões, o indivíduo claramente identifica a situação e inicia-se um processo de luta.

Que culminará na realização do pecado ou na resistência sistemática a ele, saindo a pessoa vitoriosa do conflito, porque não cedeu ao pecado

Neste artigo, iremos abordar como Jesus venceu a tentação e suas estratégias:

OS AGENTES DAS TENTAÇÕES

Tentações

É necessário que identifiquemos os principais agentes da tentação para que não sejamos derrotados por eles.

Não podemos brincar com Satanás, veja o texto: ‘’E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;

Porque não ignoramos os seus ardís’’. 2 Coríntios 2:10,11

O conhecimento das estratégias satânicas segundo a Palavra de Deus permite evitemos cair nelas.

A INVESTIDA DO DIABO

Satanás

O principal agente da tentação é Satanás.  Dois nomes são citados ao longo das Escrituras acerca dele: diabo de origem grega, significando caluniador e Satanás de procedência hebraica com o significado de adversário. 

Através desses dois nomes, podemos verificar seus objetivos: caluniar os servos de Deus, utilizando-se pessoas para tal e, como inimigo, sempre procurando arquitetar planos contra nós.  Satanás também calunia o próprio Deus.

Como ele é chamado?

Ele é chamado também de Satanás, conforme vemos na Passagem Bíblica: ‘’Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.

Veja o artigo: “O que tem entrado na sua mente e no seu coração?”

Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira’’. João 8:44

 Antiga Serpente, veja: ‘’Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos’’. Apocalipse 20:2

 Anjo de luz: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:14,15

 Ele é chamado de enganador no texto a seguir: ‘’E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele’’. Apocalipse 12:9

 Deus deste século: ‘’Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus’’. 2 Coríntios 4:4

 Também de dragão: ‘’Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos’’. Apocalipse 20:2

 E príncipe deste mundo: ‘’Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo’’. João 12:31

AS OBRAS DO INIMIGO

Lobo

Satanás cegar os incrédulos, visto que ele não deseja a salvação do ser humano.

Vejamos as suas obras para derrubar os jovens e todo cristão também:

1. Acusa o povo de Deus: ‘’E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele.

Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! ‘’Jó 2:3-5

2. Procura opor-se a obra de Deus: ‘’Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho’’. Mateus 13:19

‘’E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras’’. 2 Coríntios 11:14,15

3. Guia aos homens ao mal: ‘’E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse’’. João 13:2

Veja o artigo: “O que é lascívia?”

‘’Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? ‘’Atos 5:3

4. Controle e cega as pessoas: ‘’Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira’’. João 8:44

‘’Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim’’. Atos 26:18

5. Causa enfermidades: ‘’Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?

E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?’’ Lucas 13:15,16

‘’Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele’’. Atos 10:38

6. Ele tem o império da morte: E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Hebreus 2:14

COMO ELE SE MANIFESTA?

Tentações

A tentação se manifesta por meio de:

– Do Corpo. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo.  Portanto, todas as ações precisam demonstrar a santidade.  O criador dotou o homem de instintos e estes necessitam receber a transformação operada pelo Senhor.

– Da alma. A alma permite que os sentidos sejam utilizados e haja comunicação com o mundo exterior. São os “desejos carnais que guerreiam contra a carne”

Veja o artigo: “Juventude totalmente corrompida”

‘’Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma’’. 1 Pedro 2:11

– Do espírito. Espírito e alma são inseparáveis, porém é através do espírito é que o homem relaciona-se com o Criador e o adora. Esse sentido de adoração foi deturpado. 

Através da regeneração é criado o novo homem que adora a Deus em “espírito e em verdade.  A salvação deve abranger o corpo, alma e espírito.

MAS AFINAL DE CONTAS, COMO VENCEMOS AS TENTAÇÕES?

Palavra de Deus

É indispensável que o cristão esteja revestido com as armas espirituais. Podemos pensar que estamos sendo perseguidos por alguém, mas na verdade esta pessoa está sendo instigada por Satanás

E quais são essas armas?

a) O cinto da verdade:

‘’E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’’. João 8:32

O cinto representa a verdade que deve pautar a vida do cristão.  Sem o cinto, pode-se ficar embaraçado e perder a liberdade de movimentos, que é fundamental para guerrear-se. 

Nós somos filhos de Deus e temos compromisso com a verdade. E as tentações não brincam

b) A couraça da justiça.

O peito do soldado não poderia ficar desprotegido.  Representa não a nossa justiça, mas a justiça obtida por meio do sacrifício de Jesus.  

c) Pés calçados na preparação do evangelho da paz.

Numa guerra, era necessário ter-se estabilidade e firmeza no terreno em que se pisasse, por isso as solas dos calçados possuíam cravos para caminhar-se com segurança. 

O cristão precisa estar preparado para anunciar o evangelho da paz.  A paz que recebeu lhe fornece a garantia necessária para vencer. 

Veja o artigo: “Jovens segundo o coração de Deus”

Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” ( Jo.  14:27 ).  Tendo recebido essa paz, o discípulo deve em qualquer ocasião estar em prontidão para anunciá-la.

d) O escudo da fé.

Nos dias antigos, numa guerra, havia dardos inflamados os quais eram atirados e queimados.  Normalmente, o dardo era feito de estopa embebido em elemento combustível. 

Assim, os escudos de madeira necessitavam de um revestimento de couro para que o fogo se apagasse rapidamente.  O diabo continuamente atira esses dardos para nos atingir. 

Somente através da fé, sabendo  vencer as tentações que está em nós é maior do o que está no mundo, poderemos vencer.

e) O capacete da salvação.

A cabeça desprotegida ficava vulnerável à ação do inimigo.  O processo da tentação aí se inicia.  O inimigo semeia na mente dúvidas, tentações. 

A mente é a parte principal, eis a razão por que ela é alvo de tantos ataques do inimigo:

‘’Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida’’. Provérbios 4:23

O capacete da nossa salvação refere-se à segurança que obtivemos de Cristo, pois a certeza do que temos recebido é a garantia de que nenhum mal nos atingirá.

f) A espada do Espírito.

Arma contra as tentações tanto defensiva como ofensiva, a Palavra de Deus é o instrumento indispensável para vencer-se.  Com ela na mente, saberemos repelir os ataques de Satanás. 

Além dessas armas espirituais, temos de resistir ao diabo, não aceitando suas estratégias.

CONCLUSÃO

“As tentações do Diabo tiveram como foco três áreas cruciais: (1) a física, representada pela necessidade de comer, satisfazer o desejo de saciar a fome;

(2) a emocional, representada por uma necessidade de segurança;(3) a psicológica, representada pelo orgulho, fazer-se superior a Deus como intentou o Diabo.” (ver 1 Jo.2.15 ,1.6 )

Devemos evitar esses ambientes e fugir dele, devemos não compartilhar com as coisas do mundo e nos apegarmos em Cristo Jesus nosso Senhor.

Lembre-se que Ele venceu a tentação e o mundo, e você está ligado Nele pela esperança e fé de Sua Salvação

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.