Alerta sobre as heresias

Alerta as heresias

Bom, neste tempo tão difícil que estamos vivendo, cheios de heresias, onde muitos líderes religiosos que deveriam prezar pela Palavra de Deus, e conduzir o povo para a salvação em Cristo Jesus, estão levando cada dia mais as pessoas para um abismo profundo.

Vamos falar de HERESIOLOGIA, que é o estudo das heresias, que deriva da palavra háiresis e significa: escolha, seleção, preferência.

Neste pequeno trabalho, mostraremos os caminhos que levam aos crentes a cometerem heresias e permanecerem nela.

Algo que tem crescido no meio evangélico e leva milhares de pessoas a distorção da PALAVRA DE DEUS, vejamos então o que este estudo nos mostra.

PORQUE O DIABO CEGA O ENTENDIMENTO DAS PESSOAS?

heresias

A pergunta que fazemos é porque o diabo cega o entendimento das pessoas, inibindo que cheguem ao conhecimento da Palavra, a ponto de cometerem heresias?

Tudo começa com a falta de conhecimento da Palavra de Deus, veja o texto sagrado:

‘’Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.’’ 2 Coríntios 4:4

Repare que o texto bíblico relata que o diabo cegou o entendimento do INCRÉDULOS e não dos crentes. Isso significa que a cegueira só pode acompanhar quem realmente não possui o Espírito Santo de Deus.

O verdadeiro cristão não pode ser cego, porque o Senhor Jesus quando nos tirou as trevas do pecado, nos libertou da escravidão do diabo e também o Espírito Santo, nos incomoda, aponto de gemer em nosso interior.

Existem pessoas que interpretam a Bíblia para sua própria condenação, levando a si mesmo, ao mais profundo da perdição que um homem pode alcançar: A MORTE ETERNA.

As heresias são como um câncer que se instala em várias partes do corpo e que destróis suas células ao longo dos anos. Ele percorre o cérebro até mudar o estão do conhecimento das pessoas, que até em tão, eram para a causa do evangelho e agora busca seus próprios interesses.

QUAIS OS TIPOS DE HERESIAS?

HERESIASAntes de lista quais são os tipos de heresias, precisamos saber o que é seitas? São os diversos ramos do conhecimento buscaram dar uma definição padrão de como se caracteriza uma seita, porém não chegaram a um consenso.

Vejamos a lista:

1. Achar que Jesus Cristo foi apenas um profeta, e quem não tem nenhuma relação como o Pai

O próprio Jesus disse que Ele e o Pai eram um só. (João 10.30)

2. Achar que a trindade não existe

1 João 5:6-8: Podemos concluir que existe uma unidade composta nas escrituras para a Divindade.

3. Dizer que o Espírito Santo não é uma pessoa

O Espírito Santo não tem corpo como nós, mas não quer dizer que não seja uma pessoa. Para ser considerada uma pessoa, basta repararmos três coisas:

– O Espírito Santo falava:

‘’Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.’’ Mateus 10:20

– O Espírito Santo ministrava:

‘’Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.’’ Lucas 12:12

‘’As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.’’ 1 Coríntios 2:13

– O Espírito Santo guia:

‘’Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.’’ João 16:13

4. Dizer que Jesus reencarnou

Algumas seitas insistem em informar que Jesus reencarnou, conforme publica os espíritas. Mas a verdade é que Cristo ENCARNOU, seja, Cristo veio ao mundo e aqui Ele nasceu e viveu.

É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA HERESIA?

heresiasExistem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes. E isso porque é dentro da mente, que nasce os requisitos para queda.

Veja agora como identificara-las:

a). Desarmonia com a Palavra de Deus: Bom, se o que estão pregando, confronta a bíblia, então podemos considerar uma heresia.

b). Doutrinas de homens: E o que é doutrina de homens? É a interpretação pessoal, em desacordo com os princípios da Palavra de Deus, ou seja, é aquilo que a Bíblia não orientou a fazer.

c). Basear-se em horóscopos: Há crentes que leem e aplicam os horóscopos, porque fulano de tal, ensinou que Deus falou a Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu.

E AS SEITAS, É FÁCIL IDENTIFICA-LAS?

heresias

Podemos neste trabalho de pesquisa, identificar facilmente uma seita. Por isso, segue abaixo os principais quesitos para saber, se é uma seita ou não:

  • Quando Jesus é não o principal motivo da pregação e louvor: Quando esquecem de mencionar Jesus Cristo no objetivo principal da Igreja, podemos garantir, que isto é uma seita. Geralmente os cultos neste sentido, são para atrair adeptos e dinheiro.
  • Quando a Bíblia é apenas um livro com alguns preceitos: Existem Igrejas (ou melhor, seitas) que relacionam a Bíblia com vários outros livros, ou seja, é um livro comum, onde qualquer pessoa pode altera-la e dimensioná-la.
  • Falsa interpretação bíblica: Neste caso, iguala-se a irmãos que gostam de interpretar a bíblia, sem a orientação do Espírito Santos.

‘’Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.’’ 2 Pedro 1:20,21

AS CRENDICES: TAMBÉM SÃO HERESIAS

heresias

As crendices são dogmas e pensamento humanos, com o principal objetivo de colocar na mente de seus adeptos, uma doutrina que eles acham que é certo.

Um grande exemplo de crendice é os líderes de Igrejas que usam dogmas do antigo testamento, como forma de impor aos fiéis, um estilo de vida que não existe mais.

O modo como eles se vestem, igual aos antigos Sacerdotes do antigo testamento, os rituais iguais da época de Moisés, passar pela fogueira santa de Israel, prometendo mudança de vida entre outros.

As crendices envolvem o sentimento de dominar e conquistar mais pessoas, em troca de conseguir dinheiro, fama e luxo. A crendice é uma forma de heresia que ilude o visitante e principalmente quem já faz parte da Igreja.

Um outro exemplo de crendice, são estes cultos de libertação, de cura e restauração financeira. O propósito do culto e da Igreja, não é arrecadar dinheiro e proporcionar curas, mas trazer a mensagem da cruz que leva o perdido a salvação.

UM AMIGO DA HERESIA: OS FALSOS PROFETAS

heresias

O que é um falso profeta? Um falso profeta é aquele que afirma falar em nome Deus, sem, contudo, representar a Deus ou mesmo pertencer a Ele.

“Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. ”  (Romanos 16:17-18)

Características do falso profeta:

  • Um falso profeta fala mais em dinheiro do que em Cristo. Um falso profeta comercializa o evangelho e vende as bênçãos de Deus mediante ofertas extravagantes.
  • Um falso profeta considera sua palavra inquestionável colocando suas profecias e revelações em pé de igualdade com as Escrituras.
  • Um falso profeta anuncia, prega e proclama um evangelho absolutamente visando receber algo em troca (dinheiro).
  • Um falso profeta interpreta as Escrituras segundo a ótica do seu “próprio umbigo” relativizando o absoluto e inventando doutrinas segundo os desejos de seu coração.
  • Um falso profeta prega o evangelho da confissão positiva, negando a possibilidade do sofrimento, e anunciando um cristianismo desprovido da cruz.
  • Um falso profeta tem sede de poder, vive pelo poder e ama o poder. 

Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto? Jeremias 5:31

  • Os falsos mestres facilmente passam por cima das coisas grandes e importantes, tanto da Lei quanto do Evangelho, e insistem nas coisas que são de menor urgência e relevância para as almas dos homens. 

CONCLUSÃO

Qual será o antídoto ou vacina contra as heresias? A resposta é muito simples: observar e aplicar a Palavra de Deus!!!!

Quando estamos em plena comunhão nos princípios da Palavra de Deus, nenhuma artimanha de satanás consegue penetrar na vida do cristão. A base maior para vencermos todas as astutas ciladas do diabo, é observando e aplicando os mandamentos de Deus.

As seitas e as heresias sempre andarão juntas e com convicções semelhantes. Tudo se começa quando estamos fragilizados e tristes, quando tentamos buscar soluções onde não encontramos respostas. Mas uma coisa tenho certeza: Cristo Jesus é a nossa válvula de escape contra as heresias.

Amém.

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui ou deixe um comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.