Adoração com dança, pode isso Pastor?

Dança no culto

Atualmente, já é bastante comum as igrejas evangélicas terem um “Ministério de Dança” e a adoração com dança, já se faz presente, e os defensores desta atividade até mesmo citam a Bíblia para afirmar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel. 

Veja o que diz a palavra de Deus

‘’Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza’’. Jeremias 31:13

Jeremias foi um homem chamado por Deus para levantar-se contra a idolatria que reinava em Israel . Ele fala em Baal , Moloque e a rainha dos céus. Ele fala de ídolos dentro do templo ( cap. 32:34 ), e nas vizinhanças de Jerusalém crianças eram sacrificadas a Moloque e Baal ( 7:31; 19:5; ).

O capítulo 31 de Jeremias nos traz uma palavra de liberação de Deus para o povo em meio a tanta confusão e ausência de identidade: “naquele tempo ,serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão meu povov.1” – Uma nova identidade é anunciada ao povo que Ele criou para si .

Cristãos verdadeiros tem uma identidade… não “compram” uma identidade do mundo e a imitam! Quando ministram ( dançam ) trazem no seu corpo e alma as marcas da identidade da cruz e do poder da ressurreição ! “…eu irei e darei descanso a Israel” v.2 – O descanso de Deus ao povo que verdadeiramente O segue e O serve.

Como adorá-lo se nosso coração não consegue experimentar seu descanso, sua certeza? “…com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí”v.3 – Não existe ministração a Deus sem verdadeiro amor por Ele!

Como dançar diante de alguém que não conheço? Alguém de quem só ouvi falar? Alguém que chamo Pai, mas não tenho a experiência da paternidade espiritual em Cristo Jesus?

ADORAÇÃO COM DANÇA É UM SINAL DE EDIFICAÇÃO?

Adoração com dança

Quando somos edificados pela Palavra de Deus somos adornados com sua presença, mas adoração com dança tem unção, musica, movimento, festa, arte, dança? Passamos a fazer parte do “coro dos que dançam”! Sabemos porque e onde estamos e para quem dançamos…

E porque a adoração com dança?…plantarão os plantadores e gozarão dos frutos” v.5 – Quem tem uma experiência verdadeira com Deus frutifica! Se você tem Deus no seu coração, você tem sementes para lançar e frutos para colher!

Se você tem talento e dons dedicados a Deus eles devem “atrair” outros a Ele em primeiro lugar, além disso, seu talento reflete a glória de Deus através de sua expressão artística santa.

Separada para Ele! Sua manifestação de corpo, alma e espírito em Cristo traduz a simetria, direção e fluir da trindade, Pai, Filho e Espírito Santo!

Veja o artigo: “O louvor na Igreja hoje”

Nossas emoções, sentimentos, gestos e mente ( I Cor. 2 ) estão cativas a Cristo Jesus como um tema único para nossa inspiração artística ! “Para o homem primitivo não existe a divisão entre religião e vida, a vida é religião, sua dança é vida, é uma ação derivada de sua crença”.

Nos primórdios da vida humana, a dança era uma transferência desordenada de sentimentos. Os mais variados com grande carga emocional, sem uma estrutura corporal clara associada a uma atração rítmica.

Com o tempo ela se torna ritual, cerimônia, celebração, chegando a ponto de tornar-se uma diversão. No início, a função da dança não era artística, em forma de espetáculo, como vemos hoje secularmente.

No princípio deste processo o homem usa a dança como invocação ou mesmo como uma forma de mostrar sua crença, ou de dominar os fenômenos naturais e amolda-los a sua vontade!

Dizemos isso sobre o homem natural, sem Deus, mas, ansioso por descobri-lo! Um homem em desespero por agradar ao Ser Supremo sem conhecê-lo

E VOCÊ, DANÇA PARA A GLÓRIA DE DEUS OU DOS HOMENS?

Adoração na Igreja

Muitos dançam parecendo não conhecê-lo! Muitos dançam tentando achá-lo?! Muitos dançam como se Ele não estivesse presente naquela cerimônia (Culto? Celebração? Adoração? Ministração? A quem ?).

Muita adoração com dança ou movimento, antes fossem o principal alvo da atenção, valor, atração, sedução, mas não para os cristãos! Quem está em Cristo é nova criatura, tem a mente de Cristo, vive a realidade do sobrenatural revelado na cruz, na ressurreição.

Veja o artigo: “Grupo de louvor: como organiza-lo?”

A maior forma de expressão corporal que mudou o mundo e rompeu paradigmas falsos, pecados, e culpas, foi a crucificação! O homem-Deus manifestando no Seu corpo glória e destruição, morte e ressurreição, sofrimento e esperança! O véu rasgado por nós, como fala no livro de Hebreus, o acesso à intimidade do Pai!

“eu os trarei do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e os aleijados, as mulheres grávidas e as de parto (…) Aquele que espalhou Israel o congregará e guardará, como pastor, ao seu rebanho”

Deus tem um propósito para todos: não só os ricos e famosos. A todos Ele ajuntará e guardará – não só os que viajam em grandes turnês, que tem grandes companhias de dança, mas sim aos que o adoram em casa, no santuário, nas praças, em todo lugar!

CONCLUSÃO

Havendo esta obra na vida dos que são dEle, há promessa que os que dançam se alegrarão, envolverão jovens e velhos ( não há idade para dançar para Deus)! Serão consolados, receberão óleo da alegria ao invés de espírito angustiado ( Is.61 ), trarão mudança em seus passos e movimentos de corpo, alma e espírito a Deus!

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

2 Comentários

  1. É isso irmão…na bíblia há menções de danças como o caso de Miriã e também no salmo 150, mas o que penso ser condenável é todo tipo de exagero, quando há o exagero eu vejo falta de santidade, então existe pra mim coreografias que realmente adoram a Deus, mas também já outras que não vi santidade alguma! Vi também pregadores humildes com muita unção e vi outros que só fizeram barulho, muito bom seu blog, parabéns…SOLI DEO GLORIA!

    • Luciano,

      Concordo plenamente contigo. Existem muitos exageros nas Igrejas evangélicas pelo mundo todo, mas também podemos mencionar, aquelas pessoas que servem o Senhor de todo o coração, através de coreografias, que levam ao visitante a reconhecer o nome de Jesus. Que possamos glorificar-Lo em adoração verdadeira.

      Amém

Deixe um comentário...