A linguagem dos jovens hoje

linguagem dos jovens

Os jovens e adolescentes tem toda uma maneira de se expressar, e a linguagem dos jovens hoje é muito diferente dos tempos passados.

Entre eles não há nenhum problema com a subtração das palavras, pois elas diminuem em número silábico, mas não perdem seu sentido entre eles.

Como exemplo basta observar o pronome de tratamento ”vossa mercê“, que posteriormente passou a ser “vosse mercê“, depois virou “vós mercê”, chegou a “você” e atualmente pronuncia-se apenas “cê“.

Na era “digital“ e do chamado “fast food“, o tempo é cada vez mais escasso e com isso tudo tende a ficar mais superficial e rápido.

Não há tempo a se perder com muito “blá, blá, blá” e a linguagem também sofre grandes ataques em sua morfologia.

Há bem pouco tempo atrás os filhos tomavam benção dos pais, tios e avós, quando chegavam ou saiam de casa ou quando se encontravam em qualquer lugar.

E tudo era de forma bem cúltica e ritualizada, no entanto, hoje os pais são chamados de forma bem diferente das gerações anteriores:

o pai é chamado de “véio” e a mãe é “veia“, independentemente da idade de ambos.

Segue as sugestões para o ministério juvenil:

A LINGUAGEM DOS JOVENS E AS GERAÇÕES

linguagem dos jovens

Nessa relação entre pais e filhos há uma grande diferença e conflitos que se vê entre as gerações.

É bem provável que a leitura da Bíblia sobre o amor de Deus pelo mundo seja assim na próxima geração:

“aí véio! Deus indoidô com a galera de todo mundo, que mandô seu único fio, pra o que crê, sê feliz pra sempre“. ( João 3.16 ).

Veja o artigo: “Juventude totalmente corrompida”

Isso ainda poderá variar de região para região do Brasil, já que as gírias também mudam de uma região para outra.

O rock, assim como todos os estilos culturais com seus ritmos tem toda a sua forma peculiar de comunicar o evangelho de Cristo na língua do que ouve.

Essa variedade de línguas leva a mensagem de Cristo “a toda a criatura” (Marcos 16.15).

Veja o artigo: “Jovens segundo o coração de Deus”

Na confusão de línguas na torre de Babel ocorreu a soberba do homem.

“Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.“ (Gêneses 11.9).

Neste caso é bom notar que a diversidade cultural e a linguagem não foram problemas mas sim a soberba e a desobediência humana.

Também sobre a linguagem e tanto na fala como na audição, verifica-se o milagre que se produziu em Jerusalém.

Essa chamada linguagem dos jovens, nada tem a ver com o estilo de vida que eles querem como Senhor.

Mas percebe-se que a linguagem do mundo, torna-se cada vez maior dentro do meio evangélico.

A LINGUAGEM NA ÉPOCA DE JESUS

linguagem dos jovens

Jesus Cristo sendo Deus se fez “homem e habitou entre nós” (João 1.14), Ele viveu em uma cultura, se vestiu como os homens de seu tempo, comeu, sorriu, trabalhou, chorou, bebeu e louvou a Deus como eles.

A linguagem dos jovens, difere dos tempos bíblicos, porque antigamente havia um repeito em relação a fala das pessoas.

Não era aceito nenhum tipo de destruição da linguagem.

Se Ele sendo Deus usou todos os elementos da cultura e esteve com os perdidos e marginalizados de sua época.

Como podemos nos achar tão santos e separados para não atuar no mundo, discriminando alguns grupos e criando outros?

E como podemos dizer que atuamos no mundo como agentes do Reino de Deus sem buscar transformação.

E renovação de todos os homens?. A linguagem dos jovens hoje contribui para uma piora nos conceitos bíblicos de santidade.

Veja o artigo: “6 Conselhos para o jovem cristão”

Portanto devemos ver que para Deus não há limites para salvar o homem, seu amor incondicional é piração para muitos.

Deus não chama os melhores para realizar a sua obra, Ele chama os piores para fazê-la e isto que confunde muitos que se acham justos aos seus próprios olhos.

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos.

Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5.31-32).

 CONCLUSÃO

Ao longo dos tempos, os jovens mudaram a maneira de viver e de falar.

Sua linguagem já não é mais a mesma, e seus princípios tem se tornado uma incógnita.

Que Deus esteja protegendo os nossos jovens das astutas ciladas do diabo. 

Mas também precisamos fazer a nossa parte buscando a presença de Deus.

Pense nisso e siga em frente!

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.