A historinha de Zaqueu

o publicano zaqueu

Zaqueu era um publicano que se converteu quando Jesus se hospedou em sua casa e quando se converteu, Zaqueu se tornou honesto e generoso.

A Grande Escolha de um Homem Baixinho

 Jesus veio à Terra para ajudar os pecadores como eu a serem justos diante de Deus. “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

Debate em família.  Neste artigo estudamos sobre três coisas que estavam perdidas: uma ovelha, uma moeda e um filho.  Nessas histórias, aprendemos a encontrar pessoas perdidas. 

Na história desta semana, o que Deus fez para encontrar Zaqueu?  Que outras coisas vocês acham que aconteceram para mudar Zaqueu, que a história não nos diz?

ZAQUEU UM HOME QUE SE ARREPENDEU

Zaqueu

0 que Deus estava fazendo o tempo todo para ajudar Zaqueu a mudar?  Atividade em família.  Leiam um ou dois destes textos sobre cobradores de impostos: Lucas 3:12; 5:27-32; 7:29; 15: 1; 18:10.

Lucas fala sobre essas pessoas porque ele queria mostrar como Jesus era amigo de todos – dos pobres, dos oprimidos e de outros rejeitados pela sociedade.

Oração em família.  Agradeçam a Deus porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar as pessoas perdidas, como nós e Peçam-Lhe para ajudá-los a ser como Zaqueu e não como o jovem rico. 

Peçam-Lhe para ajudá-los a colocá-Lo em primeiro lugar.  Assim, vocês poderão estar felizes e salvos como Zaqueu.

História Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão.  Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. 

Veja o artigo: “Verdadeiramente ele é o Emanuel”

Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judeia, atravessavam o rio próximo a Jericó. 

Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó.  Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. 

O chefe dos publicanos em Jericó era ZaqueuZaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-Lo, mas a multidão em volta dEle era muito grande e Zaqueu era baixinho demais. 

ZAQUEU OLHOU JESUS!

Zaqueu

Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar.  Viu uma árvore perto da estrada.  Correu e subiu na árvore.  Agora podia ver!  Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. 

Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras.  Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas. 

Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima.  Ele olhou direto para Zaqueu e disse:

– “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.- Lucas 19:5, BLH.  Jesus sabia o nome de Zaqueu!  Ele iria até a sua casa! 

Veja o artigo: “Síndrome de Marta: não se deixe levar por isso”

Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus!  Depressa, obedeceu e desceu da árvore.  Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram.  Elas ficaram zangadas.  Odiavam ele e gritaram:

-“Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!” Lucas 19:7, BLH.  Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado.  Ele conhecia a mensagem de João. 

Conhecia a mensagem de Jesus.  Mas não havia entregue o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa.  Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. 

Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa.  Precisava mudar.  Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado.  Antes de as pessoas saírem dali, ele disse:

– Darei metade do meu dinheiro aos pobres.  Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!  Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-Lo e disse:

– A salvação veio à casa de Zaqueu hoje.  0 Filho do homem veio para encontrar as pessoas perdidas e salvá-las.

COMO MELHORAR OS ESTUDOS COM A HISTÓRIA DE ZAQUEU?

criança lendo

Decore o Verso Áureo e o escreva aqui: Agora, escreva seu Verso Áureo em uma tirinha de papel e cole na corrente do trimestre.  Leia tudo que você escreveu em sua corrente de papel.  Existem multas coisas nela pelas quais agradecer?

 Tire um minuto agora mesmo e agradeça a Deus por essas coisas, especialmente porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar os perdidos.

 Curiosidades Nos dias de Jesus, os cobradores de impostos, os ladrões e os assassinos eram considerados iguais.  Qualquer um deles podia ser impedido de entrar na sinagoga. 

Veja o artigo: “Se cortar o cabelo, perderá a força!”

Os cobradores recolhiam impostos para Roma, o país que governava a Palestina, onde Jesus vivia.  Na Palestina, os cobradores de impostos judeus eram considerados traidores pelas pessoas dali, porque trabalhavam para Roma. 

Levi Mateus, um dos discípulos de Jesus, foi um cobrador de impostos.  Jericó, onde Zaqueu morava, era uma cidade rica e bonita na época de Jesus. 

Também era um lugar onde era cobrada uma boa parte dos impostos.  Quando Zaqueu entrou na multidão para ver Jesus, ele se arriscou muito. 

As pessoas sabiam quem era ele, e o odiavam.  Aceitar a Jesus transformou tanto a Zaqueu que ele devolveu quatro vezes mais de tudo o que havia roubado.

Fale Sobre Isso

Escreva o Verso Áureo em um pedacinho de papel e enfeite-o com desenhos de moedas, ovelhas e pessoas e mostre o desenho a alguém e conte sobre a moeda perdida, a ovelha perdida, o filho perdido e Zaqueu

Se a pessoa quiser, dê-lhe o papel.  Ou coloque-o na porta da geladeira para lembrar toda a família que Jesus veio para salvar vocês.

FAÇA ESSA ATIVIDADE FALANDO DE ZAQUEU

atividades bíblicas

Havia uma grande diferença entre Zaqueu e o jovem rico, não é? Esta atividade o ajudará a perceber e entender a diferença.

Preencha os espaços em branco para formar um quadro que descreva o jovem rico, e outro sobre Zaqueu. Se precisar de ajuda, use as palavras e expressões do banco de palavras.

Veja o artigo: “O que faz você afastar os filhos da Igreja e de Cristo?”

Você pode usar algumas palavras mais de uma vez.

Banco de Palavras

Jesus, muito importante, dinheiro, seguir a Jesus, triste.

1. 0 jovem rico tinha muito _______

2. Ele queria ____________

3. As outras pessoas pensavam que ele era___________

4. Ele pensava que era_____________

5. O _________________ era mais importante para ele do que _____________

6. Ele se afastou de Jesus muito ___________

Banco de Palavras

Salvo e feliz, Roma, um pecador, judeu, tinha tirado, Jesus, cobrador de impostos.

7. Zaqueu era um______________

8. Ele era ___________________

9. Ele trabalhava para ___________________

10. Ele queria ver a _____________

11. As outras pessoas pensavam que ele era ____________________

12. Ele pensava que era um___________

13. Ele devolveu mais do que _____________

14. Ele levou Jesus para sua casa se sentindo __________________

CONCLUSÃO

A história deste publicano é muito importante para despertar a atenção das crianças. Nela você foca a questão de se arrepender e buscar a presença de Jesus.

Que as crianças possam servir ao Senhor da melhor maneira possível

Pense nisso e siga em frente

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.