Quais são as 5 prioridades dos homens cristãos no lar?

homens cristãos

Os homens cristãos precisam saber que muitos jovens homens e até mesmo alguns homens cristãos mais velhos lutam para saber o que as coisas na vida devem ser importantes para eles.

O princípio de Deus concernente à liderança masculina sobre a mulher é uma das doutrinas mais incompreendidas das Escrituras Sagradas.

É risível saber que existem homens cristãos que acreditam piamente que Deus os colocou na liderança por seus méritos masculinos. 

Por causa disto, duas atitudes pecaminosas e antibíblicas são assumidas pelos homens dentro da família, Igreja e sociedade.

Qual é a sua prioridade como homem cristão? Mesmo se você acha que sabe o que Deus diz, suas prioridades devem ser:

como ordenar suas prioridades como homem cristão?

O que é uma prioridade?

homens cristãos

Uma prioridade é algo que é importante para nós, algo sobre o qual nos preocupamos.

Se algo é importante para nós, mostraremos isso por nossos atos.

Por exemplo, a Bíblia nos diz que se a nossa fé é verdadeiramente importante para nós, vamos demonstrar que em nossos trabalhos.

Veja o artigo: ”Qual o papel do homem cristão?”

“Se um irmão ou uma irmã estiverem nus, e destituídos de comida diária, e um de vocês diz-lhes:

Deixa-se em paz, seja aquecido e cheio; Não obstante, não lhes dê as coisas que são necessárias para o corpo; O que isso gera?

Mesmo assim, a fé, se não funciona, está morta, estando sozinha.

Sim, um homem pode dizer: Tem fé, e eu tenho obras: mostre-me fé sem as tuas obras, e eu mostrarei a minha fé pelas minhas obras. “- Tiago 2: 15-18 (KJV)

AS CINCO PRIORIDADES BÍBLICAS DOS HOMENS CRISTÃOS

homens cristãos

Felizmente, Deus não nos deixou para nos defender como homens, mas ele nos deu sua Palavra como um guia para nossas vidas.

A menos que um homem seja chamado a uma vida de celibato em serviço de tempo integral a Deus.

As Escrituras nos mostram que cada homem recebeu cinco áreas de prioridade por Deus.

Veja o artigo: ”Tarefas para a semana e divisão dos serviços no lar cristão”

As cinco prioridades que Deus dá aos homens cristãos são Deus, Família, Igreja, País e Trabalho.

Neste artigo, discutiremos sobre o que essas cinco prioridades parecem de uma perspectiva bíblica.

No meu próximo artigo, vamos discutir os princípios bíblicos que podem ajudar os homens cristãos a saber como fazer malabarismos ou encomendar essas cinco prioridades que Deus lhes deu.

1ª PRIORIDADE – DEUS

homens cristãos

As Escrituras nos dizem claramente que servir a Deus e seu plano e design para a nossa vida deve ser nossa primeira prioridade.

“Mas busque primeiro o reino de Deus, e a sua justiça; e todas estas coisas lhe serão adicionadas. “- Mateus 6:33 (KJV)

“Aquele que ama o pai ou a mãe mais do que eu não é digno de mim; e aquele que ama o filho ou a filha mais do que eu não é digno de mim.” – Mateus 10:35 (KJV)

Veja o artigo: ”O Reino de Deus está dentro de vós”

“Então Pedro e os outros apóstolos responderam e disseram: Devemos obedecer a Deus e não aos homens.” – Atos 5:29 (KJV)

Servir a Deus vem diante de cada outra consideração em nossa vida, incluindo nós, nossa família, nossa igreja, nosso empregador ou nosso país.

Mas parte do que significa servir a Deus é cuidar das necessidades do nosso país, nosso empregador, nossa igreja, nossa família e até nós mesmos.

2ª PRIORIDADE – FAMÍLIA

homens cristãos

 

Se Deus não concedeu a um homem o dom do celibato para o serviço a tempo inteiro de seu Reino.

Como fez o apóstolo Paulo e outros homens e mulheres, a segunda prioridade de um marido depois que Deus se tornou sua família.

Mas e se um homem não quiser uma família?

Muitos perguntaram: “E se um homem não for chamado para o serviço cristão em tempo integral, não pode simplesmente optar por não se casar e buscar uma vida única?”

Bem, antes de mais, vamos definir “serviço cristão em tempo integral”.

Muitas vezes pensamos em serviço cristão em tempo integral como alguém sendo Pastor, Missionários ou professor de escola cristã.

Mas há muitas pessoas solteiras e conheço pessoalmente da minha igreja e de outras igrejas que trabalham em empregos seculares durante a semana.

Veja o artigo: ”O papel do homem e da mulher no casamento”

Mas estão trabalhando constantemente na Igreja e se voluntariando por qualquer coisa que seja necessário fazer.

Eles dedicam a grande maioria do seu tempo livre ao serviço de Deus, pois não têm famílias para atender.

Mas onde eu acredito que os homens vão contra o design de Deus é quando eles escolhem não se casar e ter uma família para evitar propositadamente as responsabilidades de ter uma família.

O mandamento de Deus para o homem e a mulher depois que ele os criou era “ser frutífero e multiplicar” (Gênesis 1:28).

 Deus nos criou como homens para casamento e família.

Nós não fomos projetados para viver para nós mesmos, mas sim para seu propósito e design.

NÃO DEVERIA O NOSSO E OS RECURSOS IREM PRIMEIRO À IGREJA E DEPOIS A FAMÍLIA EM SEGUNDO LUGAR?

homens cristãos

Alguns cristãos ensinaram o que acredito ser uma falsa doutrina de que a Igreja, e especificamente a entrega de nosso tempo e recursos financeiros para a nossa igreja local. 

Essa falsa crença vem da ideia de que o serviço a Deus SEMPRE significa serviço para sua igreja.

Mas a verdade é que, enquanto uma das maneiras pelas quais servimos a Deus é ao servir a sua igreja, certamente não é a única maneira de servir a Deus.

Nós também servimos a Deus atendendo às necessidades de nossa família.

De fato, Deus nos mostra em sua Palavra que nosso serviço à nossa família vem antes do nosso serviço à nossa igreja local.

Os cristãos que acreditam que o serviço à sua igreja local sempre se aproxima das necessidades de sua família apontam para este incidente que está registrado em Mateus e Lucas:

MAS E QUANDO CRISTO DISSE QUE NÃO DEVEMOS AMAR MAIS A FAMÍLIA DO QUE ELES?

homens cristãos

Alguns podem dizer “O que sobre Mateus 10:35 e outras passagens onde Cristo nos diz se amamos nossa família mais do que ele, não somos dignos dele?”

Quando levamos em consideração todas as palavras de Cristo, então podemos entender o que ele estava dizendo.

Veja o artigo: ”Casamento baseado na Palavra”

Cristo não nos dizia que negligenciássemos as necessidades de nossa família para servir nossas igrejas locais.

O que ele estava dizendo é “se sua família está pedindo que você não me adore, me negar ou negar a minha Igreja ou ir contra minhas leis.

Então você deve estar disposto a se desviar delas”. Depois, Deus sempre vem primeiro.

Mas seguir a Deus não é equivalente a fazer tudo na Igreja primeiro, e então a sua família obtém as sobras.

Mas quem vem primeiro em nossa família?

Como maridos cristãos, temos nossas esposas, nossos filhos, nossos irmãos, nossos pais e os pais e irmãos de nossas esposas.

Todos são membros da família para nós.

Então, sim, a família vem em segundo lugar apenas a Deus, mas quais membros da família vêm diante de quem?

Nossas esposas vêm em segundo lugar apenas para Deus

“Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e eles serão uma só carne”. – Gênesis 2:24 (KJV)

“Maridos, amam suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja, e se entregou por isso …

Então, os homens devem amar suas esposas como seus próprios corpos. Aquele que ama sua esposa ama a si mesmo.

Veja o artigo: ”Sentindo-se protegida pelo marido”

Pois ninguém nunca odiava sua própria carne; mas nutrishe e amei-lo, assim como o Senhor, a igreja: “- Efésios 5:25 e 28-29 (KJV)

A Bíblia mostra-nos pelo conceito de “deixar e clivar” do casamento que, como maridos, uma vez que nos casamos, nossos pais agora são o segundo da nossa esposa.

Voltarei ao que quero dizer com isso em nosso próximo artigo sobre “O que deve ser a maior prioridade de um homem cristão?”

3ª PRIORIDADE – A IGREJA

homens cristãos

Então, até agora, estabelecemos que Deus é a nossa prioridade bíblica e nossa família é a nossa segunda prioridade.

Enquanto o serviço a Deus nem sempre é igual serviço à Igreja – às vezes faz.

Para alguns, seu serviço pode ser mais financeiro do que o tempo.

Para outros que têm pouco para dar financeiramente, eles têm muito mais para prejudicar o tempo ou os talentos.

Veja o artigo: ”Características de uma liderança eficaz”

Mas enquanto todos servimos a Igreja de Deus de maneiras diferentes, o chamado para servir a Igreja de Deus é para todo crente em Cristo.

“Agora há diversidades de presentes, mas o mesmo Espírito.

E há diferenças de administrações, mas o mesmo Senhor.

E há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que trabalha em tudo.

Pois, como o corpo é um, e muitos membros, e todos os membros desse corpo.

Sendo muitos, são um só corpo: assim também é Cristo …

Agora você é o corpo de Cristo e os membros em particular “. I Corinthians 12: 4-6 e 12 e 27 (KJV)

“A ele seja glória na igreja por Cristo Jesus em todas as idades, mundo sem fim. Amém. “- Efésios 3:21 (KJV)

“Mantenha firme a profissão de nossa fé sem vacilar; (porque ele é fiel que prometeu).

E considere-se um ao outro para provocar o amor e as boas obras: não abandonar a união de nós mesmos, como é a maneira de alguns.

Mas exortando um ao outro: e tanto mais, como você vê o dia se aproximando “- Hebreus 10: 23-25 ​​(KJV)

As Escrituras são claras que Deus quer que façamos sua Igreja e a assembleia local dos crentes uma prioridade para nós mesmos e nossas famílias como homens de Deus.

Para outros, pode ir além de fazer refeições para a igreja ou dirigir um ônibus da igreja.

Para outros, pode estar ensinando uma aula de escola dominical ou liderando um grupo juvenil.

“Como temos, portanto, oportunidade, façamos o bem a todos os homens, especialmente aos que são da casa da fé.” – Gálatas 6:10 (KJV)

4ª PRIORIDADE – PAÍS

homens cristãos

Contudo, apesar das crenças de alguns homens cristãos, Deus diz que há um tempo para a guerra.

“Um tempo para amar, e um tempo para odiar; um tempo de guerra e um tempo de paz. “- Eclesiastes 3: 8 (KJV)

“O Senhor é um homem de guerra: o Senhor é o seu nome.” – Êxodo 15: 3 (KJV)

“Cada propósito é estabelecido pelo conselho: e com bons conselhos fazem guerra.” – Provérbios 20:18 (KJV)

“E olhei, e ressuscihei, e disse aos nobres, aos príncipes e ao resto do povo:

Não temestes deles; lembre-se do Senhor, que é grande e terrível, e lute por seus irmãos seus filhos e suas filhas, suas esposas e suas casas. “- Neemias 4:14 (KJV)

Deus deu aos homens, em geral, a capacidade de fazer guerra e alguns homens ele deu uma habilidade especial nesta área como ele fez o rei Davi:

“Bendito seja o Senhor, a minha força que ensina minhas mãos à guerra, e os meus dedos para lutar:” – Salmo 144: 1 (KJV)

É por isso que alguns homens são simplesmente chamados a ser soldados como o Rei Davi foi.

Este “espírito guerreiro” é algo que nunca deve ser desencorajado em homens jovens.

Veja o artigo: ”A importância do trabalho em equipe”

Em vez disso, deveria ser encorajado e canalizado de forma positiva.

Sendo assim, os países precisam desses tipos de homens para manter sociedades pacíficas e ordenadas.

Se houver um desastre natural que atinge a nossa comunidade, então nós, como homens, deveríamos ser os primeiros a intensificar e ajudar nas nossas comunidades.

5ª PRIORIDADE – TRABALHO

homens cristãos

Então a Bíblia nos diz como homens cristãos que fomos criados para sermos trabalhadores.

Nossas mentes e corpos como homens são especificamente construídos para o trabalho.

Alguns de nós, homens cristãos, são construídos para o trabalho de base física, enquanto outros são construídos para um trabalho de trabalho mais intelectualmente.

Mas não importa nossos talentos e habilidades – nós como os homens são construídos para o trabalho.

“E o Senhor Deus tomou o homem, e colocou-o no jardim do Éden para se vestir e guardá-lo.” – Gênesis 3:15 (KJV)

Deus criou e projetou o homem para o trabalho e a primeira coisa que ele fez depois de criá-lo foi atribuí-lo ao trabalho e manter o Jardim do Éden.

Veja o artigo: ”Fadiga no trabalho, as doenças relacionadas a ela’

As escrituras nos dizem que, como homens cristãos, devemos dedicar-nos ao nosso trabalho e encontrar alegria no nosso trabalho.

“O homem vai para a sua obra e para o seu trabalho até a noite” – Salmo 104: 23 (KJV)

“Por isso, percebo que não há nada melhor que um homem se alegrar em suas próprias obras; pois essa é a sua porção … “Eclesiastes 3:22 (KJV)

“Vai pelo caminho, come o teu pão com alegria, e bebe o teu vinho com um coração alegre; porque Deus agora aceita as tuas obras.

Vive alegremente com a mulher que amas todos os dias da vida da tua vaidade, que ele te deu sob o sol.

Todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua parte nesta vida e no teu trabalho que tomas debaixo do Sol.

Conclusão

Mostramos aqui que Deus deu aos homens cristãos as cinco prioridades de Deus, Família, Igreja, País e Trabalho.

Então, o primeiro feito é apenas descobrir quais são as nossas prioridades – que fizemos aqui.

Mas para muitos de nós, a grande proeza é descobrir como encomendar ou realmente “manipular” essas prioridades que Deus nos deu como homens cristãos.

Espero que tenha ajudado

E que Deus abençoe sua vida

Se você gostou deste artigo, curta ou compartilhe no facebook, clique aqui embaixo e deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.